122 views 2 mins

População de Portugal está diminuindo

em Pessoa Física
sexta-feira, 03 de setembro de 2021

Os números apresentados do Censo 2021 foram divulgados na última semana e revelam que a população do país lusitano está 2% menor do que os dados registrados há 10 anos. Além disso, o partner da Guess What, empresa de comunicação portuguesa, Francisco Chaveiro Reis destaca uma situação já observada pelo governo: “O despovoamento do interior está acontecendo, e por isso esta situação se confirma com essa pesquisa”.

Segundo o comunicador, a população do país diminuiu 214 mil habitantes nesta década, o que não é algo normal: “A última vez que as pesquisas mostraram esta queda na população foi no censo entre as décadas de 1960 e 1970”, revela. Esta queda no número de habitantes se observa na maior parte do país. Reis explica que “das 308 cidades do país, 257 registraram esta tendência. Por outro lado, somente a região metropolitana de Lisboa e o Algarve apresentaram um crescimento na população”.

Para quem deseja migrar para o país, é uma boa oportunidade, revela Francisco: “O país está tentando sair da pandemia e retomar o caminho do crescimento. Há vagas de emprego em várias áreas em aberto. Então, se por um lado a população diminuiu, por outro há vagas esperando mão de obra para serem preenchidas”, observa. O comunicador lembra que o recenseamento deste ano foi feito pelo modo online. “A equipe que fez o levantamento foi em todas as casas fornecer códigos que deram aos moradores o acesso ao sistema para responder o questionário pela internet”. – Fonte: MF Press Global.