82 views 3 mins

“Novo Rio Pinheiros” conecta mais de 120 mil imóveis à rede de esgoto

em Pessoa Física
terça-feira, 12 de janeiro de 2021

O Programa “Novo Rio Pinheiros”, do Governo do Estado de SP, encerra o ano de 2020 com mais de 120 mil imóveis conectados à rede para coleta e tratamento de esgoto (o que equivale ao esgoto coletado numa cidade de 360 mil habitantes, como Franca). A previsão é que até 2022, mais de 500 mil conexões sejam realizadas dentro do projeto.

A expansão do serviço de saneamento promovida pela Sabesp vai beneficiar mais de 3 milhões de pessoas e evitar que todo o resíduo orgânico desses locais chegue até o rio. O serviço de saneamento básico, principal ação para despoluição do Pinheiros, está distribuído em 16 contratos já assinados e com todas as obras previstas em andamento. Três deles estão com mais de 70% de execução: Pedreira/Olaria, Ribeirão Aterrado/Zavuvus e Ponte Baixa/Socorro. Também já estão assinados os contratos para as Unidades de Recuperação de Qualidade da Água, que vão recuperar os afluentes diretamente nos córregos.

“Nosso foco em 2019 foi preparar todos os contratos, emitir as licenças necessárias, realizar um trabalho de comunicação junto à população para conscientizar sobre a importância da regularização da rede, bem como o descarte correto de lixo. Logo depois iniciamos as obras de saneamento e, em pouco mais de um ano, já contamos com números expressivos que propiciaram a melhoria da qualidade da água dos córregos que se conectam ao rio Pinheiros”, explica o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), Marcos Penido.

As obras de saneamento básico do projeto Novo Rio Pinheiros devem ser concluídas em abril de 2022 e após esse período será realizada “operação assistida” para avaliar o funcionamento completo do sistema implantado. “O Rio Pinheiros é um cartão-postal de São Paulo e o objetivo do programa é reintegrá-lo à vida dos paulistanos. Além desse ganho coletivo, há um benefício direto para essa população que passará a ter a coleta e o tratamento de esgoto. Elas terão mais qualidade de vida e saúde”, diz o diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga.

Além da expansão da rede de coleta de esgoto, o programa conta ainda com os eixos de manutenção, revitalização, educação ambiental e tratamento dos resíduos sólidos.
A revitalização do canal e de todo o seu entorno tem como objetivo aproximar a população do rio por meio dos espaços de lazer e entretenimento, propiciando mais saúde e qualidade de vida a todos. Fonte: (ssrh.sp.gov.br).