131 views 3 mins

Dicas para voltar ao mercado de trabalho e se destacar na entrevista

em Pessoa Física
quinta-feira, 06 de maio de 2021

O ano de 2020 não foi de muitas oportunidades para quem estava à procura de emprego. Mas, apesar de todas as dificuldades enfrentadas durante a pandemia, o mercado de trabalho vêm registrando resultados cada vez mais positivos. Com a retomada das atividades econômicas, oportunidades em diversas áreas surgem para quem deseja uma vaga de emprego.

Assim como em todos os setores, é preciso estudar as possibilidades e entender qual o melhor caminho para que essa busca seja feita de forma efetiva, sendo assim, é preciso atentar-se a lista de carreiras mais promissoras para este ano. Segundo o estudo “Guia Salarial 2021”, realizado pela Robert Half, os destaques ficam com as áreas de Tecnologia, Finanças e Contabilidade, Mercado Financeiro, Seguros, Engenharia, Vendas e Marketing, Recursos Humanos e Jurídico.

Pensando no movimento do mercado e com objetivo de ajudar candidatos a terem uma boa performance, Ronaldo Bahia, CEO e fundador da JobConvo – startup de recrutamento, seleção e admissão digital por meio de inteligência artificial – selecionou algumas dicas para quem deseja conquistar espaço no mercado de trabalho em 2021.

. Defina uma área de interesse – Muitas organizações procuram profissionais determinados e que já tenham em mente qual a diretriz que deseja seguir dentro da vaga. Por isso, é essencial que o candidato se prontifique a participar de seleções apenas do seu interesse.

. Uso de tecnologia – Com as mudanças ocorridas no último ano, é preciso olhar com foco para a inovação. Atente-se às transformações tecnológicas, acompanhe o mercado, conquiste domínio em ferramentas que estão em alta dentro das empresas, principalmente para mais utilizadas via internet (Google Meet, Zoom, Skype), esteja preparado para as demandas do novo normal.

. Demonstre suas performances – Atualmente, muitos caminhos podem ser explorados para quem deseja mostrar suas habilidades e conquistas. Como estratégia, aproveite o LinkedIn para compartilhar resultados, experiências, cursos e áreas de interesse. Dessa forma, o recrutador já poderá ter uma possível ideia da sua trajetória profissional.

. Mantenha-se atualizado – Estar por dentro das tendências da área em que deseja atuar pode ser um dos pontos mais positivos. Aproveite as interações com profissionais do mercado, por meio de eventos, palestras e até pelas redes sociais. Desta forma, você se encontrará qualificado para qualquer dúvida ou assunto debatido durante o processo seletivo.

. Prepare-se para a entrevista – Elabore um bom currículo com informações essenciais e interativas para que o recrutador possa definir o seu perfil rapidamente. Além disso, estude a empresa, pesquise sobre valores e cultura, mercado de atuação, concorrentes, etc. – Fonte e mais informações: (www.jobconvo.com/pt-br/).