88 views 5 mins

5 dicas para uma transição de carreira segura

em Pessoa Física
terça-feira, 05 de julho de 2022

Um passo importante ao longo da vida profissional, a transição de carreira tem sido considerada com mais frequência pelos brasileiros. Uma pesquisa recente do Instituto ADP Research mostra que 4 em cada cinco pessoas consideram mudar de emprego no Brasil. Já o relatório Protegendo o Futuro do Trabalho, realizado pela consultoria de cibersegurança Kaspersky, aponta que 53% dos brasileiros almejam mudar de profissão logo após a pandemia.

E entre os principais motivos estão o equilíbrio entre pessoal e profissional (50%), aumento de salário (49%), uma função mais significativa(31%), redução de carga horária (31%) e trabalhar por prazer (14%). O CEO da Viasoft, Itamir Viola, salienta que o melhor é conseguir antever o momento da mudança para que ela seja mais sólida e significativa. “Os avaliadores que contratam profissionais para cargos de gerência olham duas coisas: hard e soft skills. E como as hard skills fazem parte do teu conhecimento prévio, espera-se que elas estejam alinhadas e bem treinadas para serem executadas”, explica.

Acostumado a lidar com carreiras, ele mantém o olhar alinhado às necessidades do mercado e garante que a transição pode ser um processo fácil e benéfico para os dois lados. Com isso, e voltando seu olhar para o colaborador, Viola elenca cinco dicas básicas que reverberam em uma mudança mais segura. Confira:

  1. – Aprenda constantemente – O mundo é feito de uma renovação de conhecimento muito acelerada. Então é preciso entender que aprendizado é um ciclo contínuo; sem atualização sua carreira pode até ter sobressaltos, mas não vai ter continuidade de crescimento. E para garantir conhecimento existem muitas opções à mão, como cursos EAD, podcasts, eventos, vídeos… enfim, utilizar essas ferramentas te abrem a uma atitude vencedora!
  2. – Dê atenção às soft skills – O comportamento é muito importante. Se você é uma pessoa centrada, de personalidade estruturada (especialmente) para convivência, as soft skills vão aparecer fortemente dentro da área na qual você estiver atuando. Saber se relacionar, ser agradável e navegar entre as pessoas de forma fácil é hoje considerado sim uma das grandes características dos profissionais que estão tendo sucesso. Por outro lado, as soft skills, especialmente as associadas ao comportamento, liderança e gestão de pessoas, tornaram-se muito valiosas ao mercado merece atenção.
  3. – Faça (e mantenha) networking – Essa é uma chave importante para a virada da transição de carreira. Participe de eventos, mantenha contato com pessoas que já foram seus colegas de trabalho, seus chefes e/ou subordinados. Seja ativo nas suas redes, publique conteúdos produtivos que ajudem as pessoas e tenha um tempo para enviar aos amigos materiais que interessem a eles. O networking atualizado é absurdamente necessário nos dias de hoje, é um diferencial de valor, uma forma de você se tornar referência.
  4. – Tenha atitude positiva e construtiva com visão de time – A gente sempre quer estar perto de pessoas que estão olhando para frente, que tenham vontade e energia, que façam parte de um time de modo fácil. As empresas, os recrutadores, eles não colocam pessoas que não tenham atitudes positivas, construtivas, em cargos importantes. Então se você almeja uma transição de carreira, atitude é um jogo importante que vai te levar muito longe.
  5. – Cuide de você – A peça-chave da sua carreira e responsável pelo sucesso é você mesmo. Se não estiver bem, estará jogando contra si próprio. Então cuide de você como sendo um ativo, mantendo-se numa condição física e mental saudável. Pratique exercícios e esteja bem consigo.

Dessa forma vai poder desempenhar a sua carreira de forma bastante eficiente. Para ir longe você precisa continuar caminhando e caminhando bem, até para estar – e se colocar – em boas condições de crescer na carreira. – Fonte e mais informações: (https://viasoft.com.br/).