Nós vivemos um momento sem paralelo na história. Durante muitos séculos vivemos uma vida linear, com 30 passos caminhávamos 30 metros. As coisas foram acelerando a partir da revolução industrial e não pararam mais. Até que a pandemia chegou no começo de 2020 e impôs a todos nós, a todas as empresas e segmentos de negócio uma necessidade sem precedentes de adaptação a um mundo que nunca mudou tão rápido. Estamos vivendo uma vida exponencial. Onde 30 passos te levam 26x ao redor do planeta terra.
Tudo está mudando ao mesmo tempo, como nós trabalhamos, como nós aprendemos, como nos relacionamos, como nos divertimos, enfim, como vivemos. Para prosperar com este nível de mudança nunca visto, as empresas precisam reinventar-se a cada instante. Os novos ingredientes deste momento histórico podem ser descritos como:
Ampliação da consciência da sociedade mundial sobre o meio ambiente e a diversidade, provocando mudanças em empresas de todos os setores.
Estamos vivendo mudanças importantes nos hábitos dos clientes. O consumo está se tornando mais consciente e a fidelidade às marcas já é quase coisa do passado. 35% das pessoas passaram a comprar novas marcas e 25% delas a frequentar novas lojas. A postura das marcas perante a sociedade passou a ocupar papel importante nas decisões de compra dos consumidores.
Está em curso uma rápida, profunda e irreversível digitalização da sociedade. Este processo está impactando diversas cadeias de valor em muitos segmentos de negócios. Os canais digitais de venda estão oferecendo resiliência para diversas empresas. Modelos de negócios estabelecidos estão sendo rapidamente substituídos por soluções tecnológicas mais eficazes em oferecer comodidade e atender às necessidades dos clientes.
Empresas de todos os portes e áreas de atuação estão precisando rapidamente ganhar competitividade através de soluções tecnológicas para melhoria de processos e da experiência dos clientes.
Com tudo isto e muito mais, nós estamos diante de desafios diferentes de tudo o que já enfrentamos e precisamos de novas soluções para responder adequadamente a estes novos desafios. Neste cenário, que sentido faz exigir experiência prévia para contrações?
Experiência prévia no que?
Como exigir experiência prévia em algo que não existia previamente?
A seguir apresento alguns pontos de atenção para você considerar com carinho, para manter-se relevante no mercado de trabalho nos próximos anos:
· O trabalho remoto permite que você ofereça as suas competências a todas as empresas do mundo e não apenas aquelas localizadas perto da sua casa.
· A sua resiliência financeira virá da sua capacidade de ter diversas fontes de renda diferentes.
· Como você está se atualizando com relação às novas tecnologias (IoT, Big Data, IA, VR, …)? Como elas estão impactando a sua área de atuação?
· Desenvolva múltiplas experiências realizando projetos diferentes, envolvendo-se em experiências diferentes, convivendo com pessoas diferentes de segmentos e áreas de atuação diferentes. Ter a capacidade de experimentar e aprender rápido será uma habilidade essencial para as próximas etapas desta jornada chamada vida.
Mas nunca se esqueça que o mais importante é entender que o futuro nos oferece infinitas possibilidades que poderão ser apreciadas na sua plenitude apenas se você puder manter os pensamentos que construirão a realidade que você quer para a sua vida.
Boa viagem,
(*) É Membro dos Empreendedores Compulsivos, Executivo internacional com larga experiência em vendas, marketing e desenvolvimento de negócios. Master practitioner em programação neurolinguística (SBPNL). Alumni do IBGC e da Kellogg School of Management. Cursos executivos na Sloan MIT School of Management e na Singularity University. Professor convidado nos cursos de pós-graduação da FGV. Criador de conteúdos em áudio e vídeo sobre Liderança e Desenvolvimento Pessoal no LideraCast. Trabalhos de Expansão de Consciência e xamanismo no Instituto Tadashi Kadomoto, Instituto Cambará e O&O Academy.