#Tenha Cicatrizes_05_09_2019_Qual o Impacto de Contar uma História

em #tenhacicatrizes
quarta-feira, 04 de setembro de 2019
Persio

Qual o Impacto de Contar uma História

Vou começar o texto de hoje com uma frase de Aristóteles, ”Sem conflito não existe ação, sem ação não há personagem, sem personagem não há história”.

Marcelo Salvo

Marcelo Salvo (*)

Uma história de verdade tem que ter altos e baixos, não conseguimos gerar curiosidade nas pessoas, para mantê-las interessadas, se a história que contamos não esteja recheadas de ações inesperadas e superação.

A cada dia se torna mais difícil manter a atenção das pessoas, por isso, estruturar sua história é fundamental para o sucesso de sua apresentação.

Em um roteiro não pode faltar 4 pontos que ajudam nessa estruturação:

  1. 1.As pessoas precisam encontrar personagens fortes e com características marcantes para que elas possam se conectar. Explicar como era rotina de cada um deles? os locais que frequentavam? e quais eram seus sonhos e desejos?
  2. 2.Em alguns momentos da história, precisa existir desafios que façam esses personagens buscarem soluções e seguirem em busca de seus objetivos.
  3. 3.Há cada desafio deve existir o momento de decisão, onde o personagem desiste ou segue em frente quebrando as barreiras encontradas.
  4. 4.E a cada decisão a história toma um rumo diferente, ganhando ou perdendo, mas sempre aprendendo algo e agregando uma experiencia diferente para a vida do personagem, o que chamamos de resolução ou fechamento do ciclo.

Steven Spielberg disse que “o storytelling é a forma mais antiga de se vender uma ideia, produto ou conceito”.  Revista Life

As histórias são encantadoras e fascinantes para todos nós, desde que bem contadas, não é por acaso que nossos filhos pedem que contemos histórias, e esperam da gente criatividade em inventar finais diferentes, essa experiência vivida, eles levarão para todas as suas vidas.

E por que devemos contar histórias em nossas apresentações?

– Por que elas eternizam momentos

– Forma um novo comportamento

– Valoriza e tangibiliza uma ideia

– Te posiciona no oceno azul

– Gera credibilidade.

Então o que estamos esperando para criar uma história para tudo o que fazemos?

Fecho esse texto com a frase do mestre do Storytelling, Robert McKee

“Uma bela obra de arte – seja música, dança, pintura, história – tem o poder de silenciar a tagarelice na mente e nos elevar para outro lugar”.

Boas Apresentações para você!

(*) É Membro dos Empreendedores Compulsivos, é diretor da Atitude Profissional Educação Corporativa. Com 30 anos de experiência em vendas é  graduado em Administração e Artes Cênicas – Ator, com especializado em Gestão de RH e pós graduado em Marketing e Negociação e Vendas pela FAAP .  Professor de Pós e MBA na B. I. International e Senac , é também Escritor do livro Atitude Profissional.