Quer vender mais? Crie personas para seu negócio!

em #tenhacicatrizes, Empreendedores Compulsivos
quarta-feira, 31 de março de 2021

Carol Olival (*)

Já ouviu falar sobre “personas”? Se você tem empresa e quer comunicar melhor e vender mais, você precisa entender profundamente o conceito do que são personas. Explorar essa técnica vai promover muito mais assertividade às suas campanhas de comunicação e marketing e consequentemente, trazer muito mais resultado para o seu negócio.

“Personas” são pessoas imaginárias que representam o perfil, as características mais importantes dos seus clientes. Entenda por perfil os dados demográficos (por exemplo: idade, localização, renda) e psicográficos (desejos, anseios, preocupações) dos seus clientes, traduzidos em uma persona imaginada que servirá de guia e norte para todas as suas peças de marketing. Uma vez determinadas suas personas – tenha de 2 a 4 personas, no máximo – todas as peças da sua empresa que falam com os clientes devem direcionar-se diretamente à essa persona.

E como começar? Olhando para dentro, investigando e analisando seus clientes atuais, tabulando dados e entendendo quais são os perfis mais recorrentes. Aqueles 2, 3 ou 4 perfis que mais aparecerem serão as suas personas.

Ter personas nos ajuda a focar nossa comunicação e a falar de forma direcionada aos clientes que realmente se interessam pelo nosso produto ou serviço. Muitas empresas inclusive adotam nomes próprios para suas personas e fazem questão de chamá-las pelo nome quando estão discutindo produtos, promoções e campanhas de marketing. Em empresas assim é comum ouvir “Será que o João realmente vai gostar dessa promoção?”, porque as equipes não somente utilizam o conceito de persona mas realmente enxergam uma pessoa através de cada persona.

Adotar o conceito de personas ajuda empresas a serem muito mais eficientes e focadas naqueles clientes que realmente fazem diferença e geram faturamento. Imaginar a pessoa com quem suas peças estão conversando potencializam, e muito, os resultados de todas as suas campanhas, e além de criar um filtro muito claro de qual é o foco do seu negócio.

Quer vender mais? Comece a pensar nos nomes das suas personas!

(*) É membro dos Empreendedores Compulsivos, com graduação em Arquitetura, pós-graduação em Administração, MBA em Empreendedorismo e Inovação, atualmente cursando um mestrado internacional em Digital Marketing, Carol Olival tem perfil multidisciplinar e transita com segurança pelos mercados de educação, marketing, vendas e treinamento.