Oportunidades

em #tenhacicatrizes, Empreendedores Compulsivos
quarta-feira, 04 de agosto de 2021

Claudio Zanutim (*)

Com tantas mudanças disruptivas, e principalmente diante de tantas evoluções no mercado de trabalho, um mercado que vem enfrentando grandes transições entre “ocupação e localização”, faz com que tudo seja mais competitivo para nós, e exige que sejamos profissionais assertivos, e até mesmo, empreendedores que se auto lideram. Mas você sabe exatamente o que isso significa?

Muito se tem falado sobre assertividade, mas muita gente ainda ignora o que isso representa. Trata-se também de:

  • Ter uma visão superior sobre todas as etapas de produção de uma organização;
  • Se antecipar a possíveis falhas no sistema;
  • Preparar-se para resolver qualquer imprevisto sem prejuízo do trabalho em execução.

Resumindo, ser assertivo é principalmente, estar pronto para resolver qualquer problema que surgir.

Por sua vez, ser empreendedor tem a ver ainda, em identificar oportunidades no mercado, notando o que o cliente quer, diferenciando o produto ou serviço de que ele necessita.

Para o legítimo empreendedor (o executivo raiz), não é difícil identificar as oportunidades para chegar aos seus objetivos, preenchendo as possíveis lacunas do mercado com novas ideias ou ofertas de produtos e serviços. O empreendedor assertivo tem uma percepção apurada, por isso, pode reconhecer e agir sobre as oportunidades do mercado atual, inovando em cima disso e de suas ações.

Por ter uma visão a frente de sua época, e conseguir enxergar além dos demais, o empreendedor assertivo traz sempre consigo novos insights, cria oportunidades ou simplesmente uma maneira melhor de fazer algo trivial.

No ambiente competitivo, o empreendedor assertivo é o pioneiro das oportunidades, mesmo tendo em mente que em cada uma delas existirão obstáculos a serem superados.

A boa notícia é que existem ferramentas que podem lhe auxiliar a isso, acompanhe;

A matriz SWOT

O estudo da avaliação SWOT (Strenghts, Weaknesses, Oportunities, Threat) é realizado para identificar pontos internos e externos, apontando as oportunidades que poderão ser desenvolvidas em potencial. Com a matriz SWOT, a organização poderá identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.

  • As forças podem ser como os recursos disponíveis;
  • As fraquezas podem ser também recursos não administrados e todas as falhas que não levam ao aperfeiçoamento em um determinado segmento.
  • As oportunidades compreendem tudo que favoreça e venha somar na estrutura, na qualidade e no crescimento da organização,
  • As ameaças podem ser compreendidas como tudo o que leva risco para alcançar as metas e objetivos da empresa.

O objetivo da avaliação é relacionar os pontos fortes e fracos internos da organização com as oportunidades e ameaças externas do mercado e da concorrência.

Contudo, antes de se criar uma matriz SWOT é importante fazer uma avaliação do ambiente, que permitirá identificar as variáveis internas e externas, que impactam a organização, identificando riscos e oportunidades no presente e também no futuro.

Depois de identificar as principais ameaças e oportunidades, forças e fraquezas, podemos especificar nosso negócio com base em quatro elementos:

1. Uma empresa ideal é elevada em termos de oportunidades e baixa em termos de ameaças;

2. Uma empresa especulativa é elevada tanto em termos de oportunidades como de ameaças;

3. Uma empresa madura é baixa em termos de oportunidades e também em ameaças;

4. Uma empresa arriscada é baixa em termos de oportunidades e alta em ameaças.

Após essa avaliação é possível criar uma matriz SWOT da seguinte forma:

1. Classificar os fatores fortes identificados em dois grupos: (A) os que estão associados a oportunidades potenciais ou ameaças, (B) e os que não estão associados;

2. Dividir os pontos fracos da mesma forma;

3. Criar uma matriz com quatro quadrantes;

4. Unir os pontos fortes e fracos, juntamente com as oportunidades e ameaças, em cada quadrante.

Não se engane, insights não são oportunidades

Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, uma ideia de negócio não significa uma oportunidade de negócio. Que isso fique claro! Um insight só se transforma em oportunidade quando seu propósito vai ao encontro de uma necessidade do mercado.

Neste exato momento, cerca de 450 pessoas estão tendo a mesma ideia, porém, apenas 3 delas a colocarão em prática e criarão algo novo para o mercado, ou algo que atenda uma necessidade. Mas essas pessoas que terão novas ideias, devem, antes de tudo, identificar o tempo oportuno para realizar.

Oportunidades também têm o tempo certo para acontecer.  Conseguindo traduzir as necessidades do mercado e sendo uma grande oportunidade; ainda assim, corre-se o risco de em apenas 12 meses depois dele ser lançado, cair no esquecimento. É o que chamamos de sucesso passageiro.

Claro que tudo isso, envolve uma sequência de ações, como a organização estar preparada para constantemente melhorar e atualizar os seus produtos, aproveitando todas as oportunidades de aperfeiçoamento que surgirem. No entanto, isso também pede que o vendedor tenha sempre uma postura e visão empreendedora.

O que isso significa na prática? Que o profissional precisará participar de várias atividades que permitam sua atualização e conhecimento, como por exemplo: treinamentos, consultorias, workshops, lives, cursos, seminários e leituras. É preciso compreender as tendências, se adaptar às transições, ser flexíveis às mudanças e as situações econômicas, políticas e até sociais do mercado. Com este hábito adquirido, garantidamente surgirão muitas novas ideias para melhorar o seu negócio, os seus resultados e as suas metas. Criando oportunidades.

(*) É Membro dos Empreendedores Compulsivos,  Palestrante e Trainner Internacional. Mais 150 mil pessoas treinadas. Auxilia empresas e pessoas na maximização da performance em vendas e no atingimento de objetivos e metas. Autor de 7 livros, 3 e-books e dez artigos acadêmicos, é reconhecido nos meios empresarial, acadêmico e popular, principalmente com o Best Seller: Como Construir Objetivos e Metas Atingíveis.