O que é, pois, o tempo?

em #tenhacicatrizes, Empreendedores Compulsivos
quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Claudio Zanutim (*)

O tempo é apontado, por Agostinho, como a própria vida da alma ou do espírito, que se estende para o passado ou para o futuro. Teólogo e filósofo, Agostinho ao se questionar: O que é, pois, o tempo, acreditava que o tempo ia além do que simplesmente as horas do relógio.

  E pensando bem, quando pensamos na palavra “tempo” logo nos vem à mente imagens como relógios, calendários ou eventos da natureza como sol, chuva, calor ou frio não é mesmo? Entretanto, o tempo não se resume apenas nesses fenômenos, se liga.

  Para os Gregos, existem três maneiras para definir e compreender melhor o tempo, que também se refere à algumas divindades gregas, a saber:

  ·       Chronos: representa o tempo cronológico, o tempo dos relógios, calendários e as estações, trata-se da (medição do tempo).

  ·       Kairós: simboliza o tempo oportuno, conhecido também como o tempo de Deus. Mas que eu gosto de trabalhar como o tempo de Deus para cada um de nós, são os ciclos da vida. Assim, cada um de nós tem o seu Kairós. Podemos estar em Chronos iguais, mas nunca em “Kairoses”.

  ·       Aion: tempo dos céus ou tempo divino, representado pela eternidade. (O tempo que não se pode medir).

  Você já pensou em trabalhar seu comportamento para gerenciar melhor o seu tempo?

  Você sabia que a forma que você lida com o seu tempo tem ligação direta em os seus resultados?

  Agora que estamos nos aprofundando melhor sobre o tempo, quem nunca teve a impressão de que os dias passam depressa, e que 24h por dia até parece pouco diante de tantos compromissos? A boa notícia é que a partir de agora você poderá refletir como tem utilizando os seus 1.440 minutos por dia de vida e mudar se for preciso.

 Por isso, hoje quero falar com você sobre o tempo Kairós.

 Kairós

Este ciclo se refere a tudo aquilo que você faz com o seu tempo oportuno (atual).

   O Kairós, além de representar o tempo de Deus, simboliza também o tempo individual de cada um. Trata-se de um tempo que não pode ser medido em dimensões iguais para todos. É aquele tempo que para você é um tempo (momento) e para mim é outro tempo (ciclo).

   Repare como muitas vezes nós estamos no mesmo Chronos, mas em Kairós completamente diferentes. Às vezes, isso ocorre até mesmo dentro das próprias famílias, dos mesmos relacionamentos e da mesma vida, trabalho ou empresa.

  Estamos no mesmo calendário, mas em momentos de vidas diferentes. Em situações assim, até a comunicação, o diálogo e a convivência podem entrar em conflito se não tivermos esta noção de dimensões diferentes em Chronos iguais.

 Utilize o tempo a seu favor

   Agora que você está mais inteirado sobre o tempo, talvez você esteja se perguntando: “como perceber e trabalhar meu Kairós para me transformar em um profissional excepcional”?

   A resposta é bem simples, interessa treinar a sua mente para identificar o tempo oportuno (Kairós), em seguida, modificar tudo aquilo que não está legal ou precisa ser aprimorado em sua carreira. É sobre não perder mais tempo, uma vez que ele não volta.

   Compete levar em conta a seguinte pergunta: isso é mesmo importante agora? Será que realizar determinadas ações é necessário neste momento da minha vida (tempo)?

   Tais reflexões nos auxiliarão a reconhecer o estilo de vida que escolhemos ter e os resultados que vamos obter no futuro por meio das escolhas que temos hoje. O futuro, começa já, agora!

 Chegou a hora de gerenciar o seu tempo Kairós

   Alguns especialistas acreditam que olhar para o tempo Kairós é como sair do “piloto automático”, e administrar com inteligência aquilo que podemos fazer com ele com a finalidade de obter um melhor desempenho.

   Quando eu me permito sair do modo mecânico da minha mente, do meu sistema 1 (se você quiser saber um pouco mais sobre, que é bem legal, veja: Rápido e devagar: Duas formas de pensar do Daniel Kahneman) e conhecer melhor aquilo que ando fazendo do meu tempo, refletindo mais sobre o assunto utilizando meu sistema 2, eu começo a ter uma ação em cima dele. Ou seja, eu encontro tempo de qualidade para realizar aquilo que realmente importa neste momento (tempo), ou como diria Domenico De Masi ao mencionar o ócio criativo, ele não sabia ao certo se ele estava estudando, trabalhando ou se divertindo, pois ele havia encontrado prazer naquele tempo e executava suas atividades de forma produtiva, ao ponto de não discernir se seu trabalho era mesmo um ofício apenas ou uma diversão.

  A dica desta semana trata-se em lhe impulsionar a analisar a sua vida e encontrar o tempo Kairós para então criar oportunidades a partir dessa linha de autoanalise. A sua carreira, seus resultados, metas e performance depende desse entendimento.

  Se você deseja atingir suas metas e realizar seu propósito, que tal começar por gerenciar o seu tempo?

  Ter acesso ao conhecimento sobre o Tempo fará com que você liste o que é preferencial, urgente ou circunstancial, desta forma você terá a oportunidade de aplicar seu tempo em atividades e situações relevantes, afinal se você não tiver uma medição também não terá uma gestão.

Beijo no coração.

(*) É Membro dos Empreendedores Compulsivos,  Palestrante e Trainner Internacional. Mais 150 mil pessoas treinadas.Auxilia empresas e pessoas na maximização da performance em vendas e no atingimento de objetivos e metas. Autor de 7 livros, 3 e-books e dez artigos acadêmicos, é reconhecido nos meios empresarial, acadêmico e popular, principalmente com o Best Seller: Como Construir Objetivos e Metas Atingíveis.