Alessandro Saade (*)
Talvez este tenha sido um dos aprendizados mais difíceis que tive para incorporar.
A vida se move em ciclos. O mercado se move em ciclos. O tempo se move em ciclos.
E esses ciclos são evolutivos, como nas etapas do nosso amadurecimento, ou repetitivos, como nas estações climáticas. Também são repetitivos em ciclos de recessão e expansão, de escassez e abundância.
Estamos vivenciando um movimento nas empresas de tecnologia que aconteceu dois anos antes, com a economia real, que colapsou no mundo todo com o lockdown, obrigando empreendedores a reinventarem suas empresas, suas relações com clientes e fornecedores, e seu modelo de negócio.
Pode ser que as empresas de tecnologia tenham acelerado demais durante a pandemia, errado na análise da velocidade do retorno, não levado em conta a desaceleração do mercado mundial, ou estes e mais outro fatores juntos.
Desde a segunda metade do ano passado vivenciamos um cenário de demissões nas grandes empresas de tecnologia. Desde as globais, como Salesforce, Google, Face, Twitter, SAP, até as brasileiras, como Quinto Andar e PagSeguro.
E como tudo se move em ciclos, esta crise nas empresas de tecnologia não é novidade. Na segunda metade da década de 1990, presenciamos um crescimento absurdo no valor das empresas cotadas na NASDAQ, de maneira acelerada e, agora entendemos, artificial. Assim, a partir de 10 de março de 2000 aconteceu o estouro da bolha das “PontoCom”, e ao longo de todo o ano, as empresas de tecnologia apresentaram uma desvalorização em massa, já que seus planos de negócios estavam inflados, prometendo resultados que jamais vieram ou viriam.
Voltando ao presente, o ano de 2023 já começou com a IBM e Amazon ajustando seus quadros em função do resultado ruim do ano anterior.
Também estamos presenciando rodadas de baixa, as Down Roads, quando se aporta capital exigindo uma participação maior do negócio como contrapartida, desvalorizando assim, o negócio.
Mas notem que o valor de uma empresa é, em muito, ligado à sua imagem, ao seu potencial de entrega e não necessariamente seu valor tangível, imobilizado, financeiro. Assim como no mercado de capitais, apostamos no crescimento do valor percebido de uma empresa, para que com seu crescimento ela valorize mais do que fatura, mostrando potencial e melhorando a remuneração de quem apostou nela.
E isso vale para empresas de tecnologia, varejo tradicional e até grandes grupos. Olha as Americanas aí, bagunçando o mercado físico e digital.
Voltando às empresas da economia real, mais precisamente as PMEs sinto que apesar das grandes cicatrizes, as que sobreviveram aprenderam a jogar o jogo.
Os números não são exatos, mas estima-se que mais de 1,4 milhão de empresas fecharam as suas portas em 2021, por diversos motivos, como falta de recursos financeiros, falta de gestão, dificuldade de transição do modelo comercial, problemas operacionais, entre outros. Claro que a falta de dinheiro pode criar um efeito dominó com outros motivos, sendo tanto causa como consequência.
Curiosamente, ou perseverantemente, no mesmo período 1,2 milhão de novos negócios foram abertos. Também tentando entender, pode ser em virtude de demissões em empresas de maior porte, com funcionários buscando renda enquanto não encontram recolocação; funcionários de pequenas empresas que fecharam, buscando ocupar o espaço deixado; empreendedores entendendo o momento como oportunidade para resolverem novos problemas, surgidos com a pandemia.
Entramos no Brasil em um novo ciclo político, nos estados e no governo federal, que definirão parte do cenário onde atuaremos com nossos negócios. A outra parte vem de fora, com influência da economia global, que parece estar mal humorada neste ciclo.
Melhor ter planos A, B e C para seguir em frente. Jamais ficar parado. Afinal, ciclo é sinônimo de movimento e não fazer nada é uma escolha. Ruim.
(*) É Fundador dos Empreendedores Compulsivos, é também executivo, autor, professor, palestrante e mentor. Possui mais de 30 anos de experiência atuando com grandes empresas e startups brasileiras, tornando-se referência no universo do empreendedorismo no Brasil. Formado em Administração pela UVV-ES, com MBA em Marketing pela ESPM e mestrado em Comunicação e Mercados pela Cásper Líbero, especializou-se em Empreendedorismo pela Babson College e em Inovação por Berkeley. Atualmente é Superintendente Executivo do ESPRO, instituição sem fins lucrativos que há 40 anos oferece aos jovens brasileiros a formação para inserção no Mundo do Trabalho.