Carol Olival (*)
Num passado não muito distante acreditávamos que sucesso era construir uma carreira em uma área específica, trabalhando numa mesma empresa por décadas, marcando nossa trajetória com promoções pontuais e esperando nossa tão sonhada aposentadoria. Nossos sobrenomes eram os nomes de nossas empresas e nossas missões eram tão somente mantermos nossos empregos.
Que cenário diferente vivemos hoje! Somos chamados diariamente por inúmeros desafios em velocidade digital, num mundo em constante transformação. Somos causa e consequência dessas transformações, sem pausa para respiro. O cenário atual exige foco, concentração e muito estudo. Tudo muda, o tempo todo. O profissional que não acompanha as mudanças, que não se adapta, não se prepara e não encontra espaço no ambiente de trabalho fluido de hoje.
Dentro desse cenário é importante sabermos a que viemos. É fundamental entendermos que somos, independente de sermos assalariados ou não, nossa própria empresa. A antiga segurança que o mundo corporativo oferecia, hoje foi trocada pela possibilidade de contribuirmos verdadeiramente com o mundo que ajudamos a construir, mas isso depende de enxergarmos as oportunidades como elas são.
Um exemplo de como somos nossas próprias empresas é a forma como gerenciamos nossas redes sociais. Mesmo que nossos perfis sejam pessoais, é nossa persona corporativa que estamos publicando a cada foto, comentário e compartilhamento postado. Nossa imagem projetada, aquilo com o que queremos ser identificados pela nossa audiência. A diferença entre sermos criaturas ou criadores está na nossa forma de administrar nossa própria carreira e nosso propósito. Está na forma com a qual contribuímos com o mundo. Nos projetos que escolhemos. Nos trabalhos em que entramos. No coletivo que construímos. Nossa força individual de trabalho é nosso exército de um homem só. Somos todos empreendedores, quer queiramos, quer não.
(*) É Membro dos Empreendedores Compulsivos, com graduação em Arquitetura, pós-graduação em Administração, MBA em Empreendedorismo e Inovação, atualmente cursando um mestrado internacional em Digital Marketing, Carol Olival tem perfil multidisciplinar e transita com segurança pelos mercados de educação, marketing, vendas e treinamento.