Renato Martinelli (*)
Na organização que você trabalha atualmente, ou no seu último emprego, as mudanças são constantes, as prioridades mudam mais rápido que a temperatura do dia, nunca tem orçamento suficiente para fazer todas as iniciativas, os acionistas (ou diretoria) espera que as metas sejam superadas mês a mês, a pressão e a cobrança por resultados é enorme, os concorrentes ameaçam o sucesso dos negócios da sua empresa e o jeito de trabalhar com a sua equipe está no modelo híbrido, com alguns dias na empresa e outros trabalhando de casa? Se você respondeu “sim” para essas questões, quero te contar que este cenário é realidade para muitos líderes e profissionais. E uma outra questão que surge na sequência, pergunta que recebo constantemente nos treinamentos e palestras que realizo no Brasil e no exterior é: como motivar minha equipe?
Equipes motivadas e inspiradas são mais produtivas, mais felizes, permanecem mais tempo na organização (o que reduz a rotatividade do time), proporcionam um ambiente mais saudável e com segurança psicológica para cada profissional desenvolver seu talento. A esse respeito, falar sobre propósito, sobre dar sentido ao trabalho de cada indivíduo e conectar o propósito individual com o da organização é uma linha de pensamento bem coerente, embora distante da realidade muitas vezes. Conceitualmente faz sentido, mas na prática, no dia a dia, o que fazer?
Para decifrar o código da liderança inspiradora, resgatei uma pesquisa feita em 2013, pela consultoria Bain Company, para me aprofundar no tema e compreender como trazer contribuições para a agenda dos líderes. Os pesquisadores Mark Horwitch e Meredith Whipple Callahan aplicaram um questionário para 2 mil funcionários da consultoria, de diferentes níveis hierárquicos, para saber quais fatores proporcionavam maior inspiração e como se sentiam inspirados por seus líderes e colegas. O resultado da pesquisa mostra 32 atributos, segmentados em 4 categorias para gerar inspiração:
- desenvolver em si recursos internos (autodesenvolvimento)
- conectar-se com os outros (relacionamento interpessoal)
- dar o tom (comunicação e coerência)
- liderar o time (direcionamento e visão de futuro)
O conceito da centralidade é quando uma liderança consegue reunir e convergir os atributos para desenvolver sua forma de liderar nas 4 categorias. Esse seria o mundo ideal, mas no mundo real, os cenários podem ser mais desafiadores.
Quais destes atributos mexem com você, te inspiram para ir além?
Os fatores que motivam e inspiram podem variar de pessoa para pessoa, e aí vem uma habilidade essencial na gestão de pessoas e resultados: a liderança situacional. Saber fazer a leitura do cenário, conhecer em profundidade cada pessoa do seu time e compreender quais atributos geram maior estímulo de inspiração é um bom caminho. E por onde começar? 5 ações que você pode realizar em pouco tempo para se tornar um líder inspirador.
- Dedicar tempo para conviver com cada integrante do time: agenda para acompanhar o trabalho e se colocar a disposição para ajudar
- Perceber o jeito de pensar, trabalhar, cooperar e contribuir de cada um, entendendo o momento de carreira e o que motiva mais cada pessoa.
- Analisar o infográfico, compreender a aplicação de cada atributo na sua gestão e testar diferentes atributos para perceber o efeito na inspiração em cada liderado
- Realizar feedbacks frequentes e manter o diálogo aberto
- Potencializar seus pontos fortes para ser essa liderança inspiradora naquilo que você já faz muito bem e que pode melhorar
De acordo com pesquisa do Instituto Gallup, profissionais tendem a se comprometer muito mais com uma liderança inspiracional (73%) do que uma liderança tradicional (9%). Considerando todas as informações compartilhadas, e somada à disputa no mercado por profissionais qualificados de diversos setores, a pergunta que fica é: qual será seu próximo passo para inspirar sua equipe?
(*) É membro dos Empreendedores Compulsivos, Trainer de Comunicação, Propósito e Performance, e tem como foco ajudar pessoas a desenvolverem competências de comunicação para potencializar engajamento e resultados com equipes e clientes. Possui mais de 20 anos de carreira, agrega experiências e conhecimentos em empresas nos setores de Agronegócio, Automobilístico, Alimentos e Bebidas, Comércio, Construção, Farmacêutico e Químico, Financeiro e Seguros, Papel e Celulose, TI e Telecom, Varejo. É especialista em temas relacionados à Comunicação, Liderança, Gestão de Equipes de Alto Desempenho e Gestão de Conflitos, Vendas, Negociação e Articulação de Soluções.