Alessandro Saade (*) / Luiz Felipe Pateo (**)
A coluna #tenhacicatrizes desta semana é especial! Sabe por quê? Porque esta é nossa coluna de número 100 aqui no Jornal Empresas e Negócios. Isso mesmo caro leitor, são 100 semanas seguidas e ininterruptas onde diversos membros dos Empreendedores Compulsivos compartilharam seus conhecimentos, experiências e cicatrizes com dicas dos mais diversos tipos para o Empreendedor, leitor deste respeitado veículo de comunicação.
A Lilian Mancuso, publisher do Jornal Empresas e Negócios, conheceu o trabalho dos Empreendedores Compulsivos em um de nossos eventos e quando nos procurou e nos convidou para fazer uma parceria, abrindo um espaço semanal e nobre no Jornal, quase não acreditamos!
Primeiro, nos sentimos muito honrados pelo convite. Depois, quando “caiu a ficha” – se você tem menos de 30 anos, pergunte para alguém mais velho o significado desta expressão – sentimos o peso da responsabilidade. Temos dentro dos Empreendedores Compulsivos como membros, profissionais brilhantes, destaques em suas áreas de atuação e que são grandes palestrantes e conteudistas. Mas daí a assumir um compromisso semanal, mantendo o nível, era um grande desafio, mas que estávamos animados em encarar.
Dar certo com essa coluna era o nosso objetivo, obviamente. E se não desse, tudo bem, seria mais um aprendizado, uma cicatriz. O que realmente não esperávamos é que fosse durar tanto. Que encontraríamos temas relevantes sobre diversos assuntos para trazer para você leitor, um pouco mais de conhecimento, provocação, reflexão e aprendizado.
Os Empreendedores Compulsivos são iniciativa nacional de fomento ao empreendedorismo de forma colaborativa e multifacetada. Nosso desafio é EDUCAR, DESAFIAR, EMPODERAR e TRANSFORMAR os empreendedores PMEs brasileiros por meio de experiências colaborativas e lúdicas, de alto impacto, de forma presencial e virtual.
Com a chegada da pandemia do COVID-19 levamos nossa missão ainda mais a sério, pois sabíamos que era preciso apoiar ainda mais o empreendedor brasileiro que iria enfrentar momentos difíceis.
Para isso, também tivemos que nos reinventar, nos adaptar. E, modestamente, nos saímos bem na missão de compartilhar nossas cicatrizes e curativos.
Direcionamos ainda mais o reforço de conteúdo relevante para esta fase aqui no Jornal Empresas e Negócios; estreiamos também uma coluna nos mesmo moldes nas redes sociais da Rádio Band News FM; realizamos o I Pronto-Socorro Compulsivos, webinar de uma semana onde abordamos as diversas disciplinas que cercam o empreendedorismo; realizamos uma série de Lives e entrevistas com muito conteúdo e; por fim, começamos o nosso trabalho mais desafiador nesta pandemia: estamos apoiando a ACNUR – Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, realizando mentorias sobre empreendedorismo para mulheres refugiadas no Brasil.
Mas… não para por aí! Somos Compulsivos… Empreendedores Compulsivos e viremos com mais novidades! Afinal, sempre existe alguém começando algo novo.
Para acompanhar e saber mais sobre os Empreendedores Compulsivos, siga-nos no Instagram, Facebook, Youtube e Linkedin: @empreendedorescompulsivos
Jornal Empresas e Negócios, Lilian Mancuso: obrigado pela parceria e confiança! Que venham as 100 próximas colunas #tenhacicatrizes.
(*) É Fundador dos Empreendedores Compulsivos, é também executivo, autor, professor, palestrante e mentor. Possui mais de 30 anos de experiência atuando com grandes empresas e startups brasileiras, tornando-se referência no universo do empreendedorismo no Brasil. Formado em Administração pela UVV-ES, com MBA em Marketing pela ESPM e mestrado em Comunicação e Mercados pela Cásper Líbero, especializou-se em Empreendedorismo pela Babson College e em Inovação por Berkeley. Atualmente é Superintendente Executivo do ESPRO, instituição sem fins lucrativos que há 40 anos oferece aos jovens brasileiros a formação para inserção no Mundo do Trabalho.
(**) É Empreendedor, Mentor, Professor e Palestrante. CEO dos Empreendedores Compulsivos, possui mais de 20 anos de experiência como executivo de marketing e vendas. Tem MBA em Gestão de Negócios pela FGV-SP, especialização em Marketing Digital pela The Wharton School e é bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Atua em todo o Brasil impactando empreendedores PME dos mais diversos segmentos, ajudando-os a
crescer e se consolidar, por meio da metodologia dos Compulsivos.