Liderança x Poder: é preciso entender limites para saber gerir equipes

em Norberto Chadad
terça-feira, 03 de março de 2015
banner thomas case

As pessoas exercem poder umas sobre as outras. Nem sempre conscientemente. Por exemplo, por meio daquele automático olhar de censura quando alguém tenta invadir uma fila sem a autorização dos demais. Ou virando o rosto para demonstrar repúdio a um comportamento indecoroso. Essa vigilância social constrange, e por meio do constrangimento, a pessoa que falha se sente alijada do grupo social e – no plano ideal – tenta modificar a sua atitude para não desagradar o coletivo

O francês Michel Foucault falou muito sobre isso no seu livro “Microfísica do Poder”. Segundo ele, todo mundo exerce o poder por meio de pequenas ações. Para Foucault, há expressões de poder em todas as pessoas, e não apenas naquelas revestidas de autoridade ou de mando. Logo, elucidamos que o poder existe nas maiores questões sociais, mas também nas menores ocorrências do dia a dia.

Quando esse exercício de poder é consciente, é que se dá o desastre. Para compreendermos essa afirmação, precisamos assimilar os nexos estruturais do poder, seus instrumentos e mecanismos de dominação que existem na sociedade.

No meio corporativo, há muito disso. Tem gente que não perde a oportunidade de cutucar um companheiro de trabalho ou um subordinado, criticando assuntos simplistas, como o nó da gravata, a cor do vestido, o corte de cabelo. Ou apontar a bagunça da mesa, a qualidade da apresentação, o descumprimento de prazos. No âmago, o objetivo é diminuir e menosprezar o outro. Isso também é poder.

Muitas vezes, a estratégia é levar ao chefe informações sobre qualquer deslize – real ou inventado – de outra pessoa, com isso ficando mais próxima do núcleo de comando. Claro que essa maledicência tem sucesso somente quando o chefe tem caráter fraco ou autoritário.

Norberto Chadad
Engenheiro Metalurgista pela Universidade Mackenzie, Mestrado em Alumínio pela Escola Politécnica, Economia pela FGV e CEO da Thomas Case & Associados e Fit RH Consulting.

Um psicólogo importante, Joseph Adler, discípulo de Freud e que depois seguiu outra linha de raciocínio, estudou a fundo a questão do poder, no início do século 19. Concluiu que, mais forte ainda do que a libido, que Freud defendia como o motor das atitudes humanas, é o poder. Por causa do poder, há quem chegue a matar. Literalmente, às vezes. Mas, no campo figurado, “matam” carreiras, depreciando e menosprezando colegas de trabalho.

Muitas pessoas conseguem sobrepor-se a outras por meio dessas atitudes. Por receio de suas observações ou intrigas, há quem as obedeça e as siga. Mas isso não é liderar. Liderar significa unificar atitudes em torno de uma ideologia. E o poder, por si só, não é ideológico, é apenas instrumental.

Liderar não requer vigilância, mas persuasão. A vigilância hierárquica do cartão de ponto, do desconto em folha por causa de atrasos ou coisas parecidas são manifestações de poder, e não de liderança. Quem segue o líder, convencido de que ele está no caminho correto, não precisa ser vigiado.

Liderar, afinal, é saber. Porque o saber torna-se poder. O líder tem que ter conhecimento e competência, inclusive, e talvez principalmente, nas relações interpessoais.

Cada pessoa, e neste caso vamos nos restringir ao ambiente corporativo, tem uma energia e uma capacidade que difere das de outras. O líder precisa inteirar o que cada um pode oferecer de melhor e em que dimensão. A partir desse conhecimento relativo – tudo é relativo, desde as teorias de Albert Einstein –, o líder distribui tarefas em conformidade com as capacidades e energias, entendendo limites individuais. Ele programa, planeja, delega, controla e, se necessário, cobra resultados. Sempre respeitando limites. Isso é liderança. E o líder, assim, adquire poder, com toda a naturalidade e merecimento.

Compartilhe um pouco de sua experiência conosco: [email protected].

 

banner thomas case

Para anunciar nesta coluna ligue (11) 3106-4171 e fale com Lilian Mancuso

Coordenação: Lilian Mancuso e Rebeca Toyama