Qual a diferença entre RESÍDUO e REJEITO?
Basicamente, RESÍDUO é tudo aquilo que descartamos e que pode ser reaproveitado e REJEITO é o que não serve pra nada e vai parar nos lixões, degradando o ambiente.
Mas por que se preocupar com isto? Vou assinalar 3 boas razões: 1) É importante você, como empresário(a) ou colaborador(a), ajudar o meio ambiente, porque antes de ser um(a) profissional você é um(a) cidadão(cidadã); 2) Reciclar materiais estimula a cidadania e cria um fato objetivo e motivador dentro da empresa; 3) Gera receita.
Em um mercado cada vez mais competitivo é esperado que as empresas – de qualquer porte! – reduzam custos e motivem pessoas (colaboradores e consumidores). Portanto, reduzir o consumo de água, obter melhor eficiência energética e manter um pessoal “sangue-nos-olhos” pode representar muito mais que medidas inteligentes; podem sinalizar o futuro da empresa.
Nelson Tucci
(*) É jornalista, com extensão em Meio Ambiente pela ECA-USP; pós-graduado em Comunicação e Relações com Investidores pela FIPECAFI (FEA-USP), diretor da Virtual Comunicação e palestrante.
Quando pensamos em REENCANTAR EMPRESAS, admitir a Gestão Ambiental Corporativa é algo mais que bem-vindo. É necessário. Grandes organizações já rastreiam sua cadeia produtiva, em busca de melhorias e qualidade ambiental comprovadas. Logo, fornecedores, clientes e consumidores precisam estar sintonizados.
Exemplos são inúmeros hoje em dia, mas um dos primeiros que vi foi o da CSN, companhia siderúrgica que produzia naturalmente a escória e a descartava. Isso gerava um passivo ambiental crescente, não obstante ignorar-se o material que poderia ser reaproveitado. Um engenheiro da companhia resolveu estudar essa escória e, num processo interno de reciclagem, a transformou em subprodutos de aciaria. Resultado: geração de receita com “novos produtos” e proteção ao meio ambiente.
Empresas geradoras de outros tipos de resíduos como papel, papelão, metais etc podem perfeitamente integrar-se à comunidade em que estão instaladas, estimulando cooperativas. O resultado disso é fantástico, pois quem assim age estará reencantando as próprias empresas, os colaboradores, a comunidade e o País. E o meio ambiente agradece, sensibilizado.
Hoje nosso colaborador trouxe o tema Gestão Ambiental Corporativa tão atual e oportuno. Quais outros assuntos você gostaria de ver em nossa coluna? Envie sua sugestão pelo e-mail: [email protected].
Até a próxima semana.
Rebeca Toyama
Para anunciar nesta coluna ligue (11) 3106-4171 e fale com Lilian Mancuso