Quão rico você é?

em Dulce Magalhães
terça-feira, 28 de maio de 2013
dulce magalhaes

A noção de riqueza tem se modificado ao longo da história humana, porém o conceito permanece o mesmo

Mais rico é aquele que possui a maior quantidade de ativos valiosos para aquela comunidade. Certamente na pré-história os mais ricos eram os mais fortes e ágeis, com condições de conseguir mais caça e enfrentar melhor os desafios. Na medida que a civilização aparece, vai se estruturando de acordo com as demandas de cada tempo. Riqueza já foi ter grandes exércitos, muitas terras, muitos vassalos, muitos súditos, ouro, fiéis, vitórias, mercado, tecnologia, conhecimento, etc.

Portanto, os ativos que compõem a riqueza variam de acordo com cada época. E qual será o componente de riqueza no mundo contemporâneo? Até o final do Século XX o que definia a riqueza era a quantidade de recursos valiosos, imóveis, fundos financeiros, crédito e capacidades bem desenvolvidas e apreciadas pelo mercado. Esses foram os valores desenvolvidos a partir da revolução industrial e levou milhões de pessoas à busca de acumular tais recursos. Essa busca trouxe maior mobilidade social, aprimoramento da operação industrial, facilidades domésticas com equipamentos como máquina de lavar e microondas, comunicação instantânea chegando até a invenção da internet, enfim, uma vida mais fácil e confortável para aqueles que detém mais recursos.

dulce magalhaes

Dulce Magalhães (*)
(*) Ph. D. em filosofia pela Columbia University – www.facebook.com/DulceMagalhaes.palestrante

Contudo, estas condições também exigiram uma dedicação e geraram tal estresse que trouxeram, ao mesmo tempo, como consequência, doenças, conflitos familiares, solidão e depressão, mesmo para pessoas com muitos recursos valiosos, ou seja, mesmo para os ricos. Com isso a noção de riqueza foi se transformando de quantidade de ativos para qualidade de vida. A riqueza passa a ser a forma como se desfruta dos ativos e não seu acúmulo. Assim, para definir quão rico você é, precisa responder à sete questões:

1. Como você divide seu tempo?
2. Como você se relaciona?
3. Você gosta do que faz?
4. Você faz o que gosta?
5. Quão livre você se sente para fazer escolhas?
6. Quanto tempo livre você tem e como o usa?
7. Qual sua visão de futuro e o que faz para realizá-la?

O maior ativo para definir riqueza na atualidade é o tempo, contudo a qualidade no uso desse recurso é que garante mesmo a melhor medida para o nível de riqueza de um indivíduo. Alguém pode possuir muitos bens e não ter nenhuma qualidade de vida e hoje seria considerado pobre e o contrário também é verdade, alguém que possui o suficiente para ter conforto e bem estar e muito tempo qualitativo disponível é muito rico. Quão rico você é? Reflita sobre isto. Suerte!

 

Hoje nossa colaboradora trouxe o tema Riqueza.
Responda as perguntas e nos informe quão rico você é.

Quais outros assuntos você gostaria de ver em nossa coluna? Envie sua sugestão pelo e-mail: [email protected].

Rebeca Toyama

 

banner js

Para anunciar nesta coluna ligue (11) 3106-4171 e fale com Lilian Mancuso