Posição

em Léa Carvalho
terça-feira, 25 de novembro de 2014
leia carvalho

Po.si.ção

(latim positivo, – onis, posição, situação, lugar, disposição de espírito, proposição)

Substantivo feminino

1 – Situação de uma coisa.

2 – Atitude, postura.

3 – Disposição.

4 – Circunstâncias em que alguém se acha.

5 – [Militar] Terreno convenientemente disposto para nele se estabelecer uma força, sustentar um ataque, etc.

Dicionário Priberam.

Quero compartilhar com você leitor uma história que aconteceu comigo envolvendo essa tal de posição.

Na época eu integrava o time de gestores de uma empresa, existiam algumas pessoas sob minha responsabilidade. Um dia vi um visitante esperando na recepção e ninguém para atender. Me dirigi até ele, verifiquei o que precisava e ajudei a encaminhá-lo internamente.

Alguns minutos depois um colega gestor me encontra no café e vivo ali uma conversa que pareceu coisa de filme do tempo do império, ou talvez uma cena de filme do Charlie Chaplin, eu ali rodando no meio das peças…

O meu colega comentou ter me visto atender a pessoa e completou:

• Você não precisa fazer isso, você tem várias pessoas na sua equipe que poderiam ter feito.

• Mas eu posso fazer isso sem problema algum.

• Não, de forma alguma, isso não é da sua posição.

leia carvalho

Léia Carvalho
(*) – Fundadora da marca de moda NA MINHA CASA TEM, formada em Marketing atua na área de vendas há 11 anos e responsável pelo blog simplesmentedevaneios.blogspot.com.br

Após o choque eu penso em qual é minha posição, lembro-me da semântica da palavra e assim chego ao topo desse texto.

Nossa posição é situacional, estamos em algum lugar por algum propósito, que será cumprido num determinado tempo. Certa hora chega ao fim nosso propósito e então mudamos de posição.

Nenhuma pessoa é um cargo, ela ESTÁ nele.
Todos numa empresa estão em alguma posição, e certamente tem grande importância para o resultado final. Caso alguém não desempenhe bem suas atividades é certo que haverá um rompimento no processo e outras posições poderão ser afetadas, assim os problemas começam a ser repassados, a qualidade tende a cair ou alguém ficará sobrecarregado para mantê-la.

Como gestora devo oferecer ferramentas e estrutura que viabilize a equipe desempenhar suas funções com qualidade. Manter o engajamento e a motivação para que todos cumpram seus papeis, também são atitudes esperadas dessa posição. Quanto a atender as pessoas e ajudar sempre que possível, isso se chama educação. E nem precisamos de salário para exercê-la.

Seja qual for sua posição você é importante para empresa, tão importante quanto todos que estão nessa jornada ao seu lado. Se em suas atribuições há a responsabilidade de liderar outras pessoas, tenho certeza que, assim como eu, você dispõe de tanta energia que poderá abrir uma porta, servir um café ou dar alguma informação a qualquer pessoa. E isso tudo com sorriso no rosto, porque sua posição requer disposição de espírito.

Fale conosco pelo e-mail: [email protected].
Rebeca Toyama

banner GFAI2

Para anunciar nesta coluna ligue (11) 3106-4171 e fale com Lilian Mancuso

Coordenação: Lilian Mancuso e Rebeca Toyama