O lado positivo das mudanças

em Higino Pizze Rodrigues
terça-feira, 03 de dezembro de 2013
higino pizze rodrigues

Vivemos em um universo gigantesco de possibilidades de mudanças. Assim é comum, por exemplo, iniciar carreira em uma determinada profissão e no decorrer da vida partir para outras experiências

Neste sentido, é importante ver o lado bom das mudanças, o que traz amadurecimento profissional. Ilustro isso com um caso que estou acompanhando pessoalmente.

Esta personagem guerreira sobre a qual escrevo iniciou sua vida profissional trabalhando como vendedora em um pequeno comércio. Ainda jovem casou-se e teve filhos. Mas em seguida aconteceu a separação conjugal, que para ela foi um momento de adaptação importante. Nesta fase também passou por um período de desemprego.

Obteve uma nova oportunidade em uma microempresa do ramo de serviços. Atuou por lá alguns meses, até a proprietária comunicar que encerraria as atividades. Contudo, o tempo que trabalhou naquela empresa foi o suficiente para adquirir alguns conhecimentos.

Seguiu em frente, apresentou-se em uma nova organização, agora de médio porte, do mesmo segmento da empresa anterior. Nesta época atravessou os momentos mais críticos. A vida solicitou-lhe profundas transformações, que ela aceitou, com lágrimas, mas também com coragem e garra.

Posteriormente, esta nova empresa na qual começou a trabalhar foi negociada e incorporada a outra. Aqui, nossa guerreira teve que aceitar outro desafio de adaptação, o de se inserir em uma nova cultura empresarial. Além disso, havia nesta corporação uma exigência de alta produtividade aos profissionais. Ainda naquele tempo, recebeu proposta para participar de um processo para uma promoção, o que veio a se tornar uma frustração, pois a empresa não levou o procedimento até o fim.

Neste ponto, abro um parêntese. Independentemente dos motivos para tal suspensão, a conduta da empresa está em questão, pois nossa guerreira foi demitida. Isto é, ela entrou em um processo de promoção em que a empresa a considerava plenamente capaz de exercer suas funções para em seguida ser despedida.

 

higino pizze rodrigues
Higino Pizze Rodrigues
Diretor da Academia do Empresário, Coach formado pelo Instituto de Coaching Integrativo e Consultor de Empresas. Contador e Pós-graduando em Gestão Empresarial pela Fecap.

Apesar disso, continuou seu caminho, mas procurou ajuda em um processo de coaching, no qual entendeu o que realmente desejava para sua carreira profissional. Ela estabeleceu metas de salário, responsabilidades, porte da empresa, possibilidade de desenvolvimento. Então, começou sua busca para oferecer seus serviços a uma outra organização.

Logo, chegou a ter duas propostas que alinhavam-se às suas perspectivas profissionais. Fez sua opção e entrou em uma multinacional, o que atendeu boa parte do que havia planejado. Após quatro meses nesta organização foi promovida.

Recentemente foi convidada para assumir a liderança de um departamento de uma empresa que pertence ao mesmo grupo empresarial da organização em que está atualmente. Agora, profissionalmente amadurecida, informou-se das competências necessárias que deverá desenvolver para assumir esta nova função.

Enfim, mesmo diante das transformações que a vida lhe convidava, nossa guerreira respeitou seus valores. Com um olhar interno, identificou o que estava acontecendo, refletiu sobre seus valores e suas forças, assumiu a responsabilidade por sua carreira, aplicou sua capacidade de ação, criou oportunidades, construiu o aprendizado.

Quer saber mais de nossa personagem?

Continuo acompanhando seu desenvolvimento profissional e enviarei mais notícias futuramente.

Nosso colaborador de hoje compartilha um belíssimo relato acompanhado por ele no papel de coach. Conte-nos sua história de superação ou transformação escrevendo para: [email protected].

Rebeca Toyama

 

banner academia empresariobanner js

Colabore com nossa coluna: [email protected]

Para anunciar nesta coluna ligue (11) 3106-4171 e fale com Lilian Mancuso