Conheça o ALFREDO, mestre da administração!

em Elber Mazzaro
segunda-feira, 30 de novembro de 2015
elber temporario

 

elber temporarioElber Mazzaro
“Trocador de Ideias para Desenvolvimento”, mestrando em Empreendedorismo na USP Co-fundador do Descomplicando Carreiras – Assessor/Consultor/Professor em Estratégia, Marketing
e Carreiras.

Recentemente estava ouvindo a coluna do Carlos Júlio, na rádio CBN. Quando ele falou sobre três pilares-chave para os administradores: Foco, Disciplina e Organização. Gostei da abordagem simples ao significado dos itens e assim compartilho:
Foco: Saber dizer não! Serve para o gestor se concentrar no que é mais importante e não perder tempo ou recursos com distrações do dia-a-dia;
Disciplina: Fazer o que se fala! Entregar o prometido, no prazo, na forma e com a qualidade combinada.
Organização: Organizar a ação! Priorizar as demandas e programar as atividades. Planejar o que será feito, por quem, quando, etc.
Apesar de concordar e apreciar a explicação didática, fiquei com a impressão de que os pontos eram incompletos para líderes, gestores e empreendedores. Refleti buscando o que estava faltando e cheguei aos seguintes itens:
1) Ausência das pessoas. Só é possível realizar algo relevante, dando-se o devido valor às pessoas, como clientes, colaboradores, parceiros, fornecedores, acionistas/sócios, etc. Neste caso o termo que encontrei foi Empatia – tratar gente como gente.
2) Outro item que precisava estar incluído, é o de atingimento de Resultados, que representaria a definição de objetivos e metas, e o acompanhamento das execuções. Base para o sucesso e uma motivação.
• Fiquei preocupado com as adições, notando que já eram cinco itens. Especialistas indicam entre três e cinco elementos para que algo seja memorável. A simplicidade é fundamental. Pensei em ser crítico antes de incluir um novo item e refleti se os cinco já poderiam ser um bom lema para a administração de negócios bem sucedidos. Tive a sensação que poderia melhorar e desafiar o senso comum e adicionando mais dois:
3) Atitude: A pré-disposição para agir, que é a intenção que existe por trás do gesto. Isto se conecta ao propósito ou ao que move o gestor, e me parece fundamental, pois os outros pontos, até agora, só acontecem a partir deste.
4) Finalmente, um item para completar a lista, reforçar os demais e dar a chance de se criar algo memorável com 7 tópicos, a Liderança. Necessária para mover todos os demais e complementar à atitude. Pode ser o exercício em si da Liderança na equipe, como também a busca por ser o número 1 ou o primeiro no contexto/mercado. Adicionando a Liderança, lhes apresento o que chamo de uma forte referência e quem sabe o melhor amigo de administradores e empreendedores: o A.L.F.R.E.D.O. (Atitude, Liderança, Foco, Resultados, Empatia, Disciplina e Organização).
Agora senti que estava propondo algo com base na ideia original do Carlos Júlio, mas que pudesse ser mais completo e apesar de muitos itens, memorável, para a orientação de profissionais que buscam o sucesso em negócios e carreiras.
Espero que as pessoas gostem do ALFREDO e como eu, acreditem que ele pode ajudar, como um “checklist” na implantação e avaliação de projetos e negócios.

Compartilhe sua reflexão conosco: [email protected].
Rebeca Toyama
Para anunciar nesta coluna ligue (11) 3106-4171 e fale com Lilian Mancuso.