Humberto não era cientista, era um administrador criativo, um homem que acreditava em um mundo melhor
Ele trabalhava há muitos anos na área financeira de um grande grupo do setor alimentício nacional e sempre se destacou por seus resultados.
Durante alguns meses ele viveu uma grande batalha intrapessoal.
O seu cotidiano estava cinza, às vezes durante as tarefas e reuniões surgiam diversas perguntas sobre qual a sua real contribuição para o mundo que ele sonhava.
Nestes períodos de confusão, ele acompanhava na internet a ebulição de diversas organizações com propósito ético. Seus amigos, primos, ex-colegas de faculdade, conhecidos e desconhecidos estavam envolvidos em uma onda de iniciativas a favor da ética. Algumas das ações que atraiam sua atenção estavam relacionadas a negócios sociais, qualidade de vida e práticas ambientais.
Um dia ao chegar em casa depois do trabalho, seu filho lhe perguntou porque ele estava voltando triste do trabalho. E o pai lhe respondeu, todo dia é a mesma coisa, não estou feliz com o que faço. O insight dele foi reconhecer que essa foi a primeira vez que falou sobre isso para alguém.
No dia seguinte, ele observou a frieza do cotidiano do trabalho, identificou com cuidado os detalhes e assumiu a corresponsabilidade por esta dura realidade. Logo ele se dispôs a escrever um e-mail para os gestores do grupo. Escreveu sobre sua intenção de oferecer outras habilidades para aprimorar a cultura organizacional.
Três horas depois, ele recebeu uma ligação e foi convidado para o pré-desenho de um novo programa do grupo – Programa Cliente Maior. Neste dia ele ficou como observador e depois foi questionado sobre suas impressões. Apresentou dúvidas e sugestões para tornar mais efetivo o programa, uma das suas intervenções favoreceu a mudança do nome do programa.
Eduardo Vitale (*)
(*) Comunicólogo, desenha e conduz processos colaborativos – [email protected] – www.iande.net
Em pouco tempo ele foi promovido como Gestor de Sustentabilidade deste Programa.
Isso o incentivou “reperceber” e “resignificar” a sua atuação. O movimento foi rápido, durante um ano no cargo estudou muito e seguiu alcançando excelentes resultados. Por seu grande sucesso, ele foi convidado a se tornar gestor de prioridades estratégicas para o desenvolvimento do grupo.
Sua primeira atitude ao aceitar o novo cargo, foi identificar parceiros para cuidar da renovação da cultura do grupo com uma abordagem sistêmica. Com apoio de uma equipe transdisciplinar, aconteceu a implementação de práticas de diálogo sobre qualidade de vida entre os 58 mil funcionários.
Depois existiu uma construção coletiva a favor de uma gestão colaborativa baseada na cultura de paz e de práticas saudáveis.
A prova de sucesso deste trabalho é o fim da evasão dos funcionários, em 35 anos foi a primeira vez que isso ocorreu.
As pessoas se tornaram mais assertivas e a produtividade de todas as áreas melhorou. Hoje Humberto receberá dos gestores do grupo o prêmio ‘Propósito Verdadeiro’ e desenvolver qualidade de vida local se tornou o novo posicionamento para o grupo do setor alimentício.
“A composição de uma jornada consciente é um caminho sem fim na condição humana. Cuidar da qualidade de nossas relações pode vir a ser um novo princípio.”
Num estilo próprio nosso colaborador de hoje nos lembra da importância de encontrarmos um propósito em nossas carreiras e como isso pode desencadear bons resultados para toda a organização. Compartilhe seus comentários pelo e-mail: [email protected].
Rebeca Toyama
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