Transformando ideias em rotinas…

em Eduardo Moreira
terça-feira, 11 de novembro de 2014
eduardo moreira

Dois profissionais que existem em abundância no mercado: os que têm ideias e os que cumprem rotinas

O que não diminui em nada a importância destas duas tarefas. Afinal de contas, as ideias são necessariamente as sementes para a mudança. E se é verdade que a mudança não leva necessariamente a algo melhor, é também verdade que se queremos algo melhor precisamos mudar. Quanto às rotinas, são a força motriz para manter a roda girando. Qualquer negócio é como uma bicicleta, se não houver quem pedale o tempo inteiro, não parará de pé.

Mas existe um profissional que é raro e, na minha opinião, o grande segredo do sucesso das empresas que atingem o topo. Aquele capaz de transformar ideias em rotinas! Parece simples, mas definitivamente não é… Tirar do papel uma ideia é trabalhoso. Mas não é difícil. Difícil, acreditem, é o passo seguinte.

eduardo moreira Eduardo Moreira
Autor de Encantadores de Vidas, O Encantador da Montanha e Investir é Para Todos

Quando tiro alguma ideia do papel costumo falar para meus colegas de trabalho que sua chance de prosperar é de 10% a 15%. É sempre um choque para eles. Sou taxado de pessimista, já que eles acreditam que se saiu do papel é sinal de que deu certo. Não é o que mostram as estatísticas. A grande maioria das ideias que saem do papel tem vida curta. Muito curta. E aceitar esta realidade é o primeiro passo para superá-la.

Transformar uma ideia em rotina exige duas coisas. Tenacidade e prazer. Tenacidade porque as coisas só costumam dar certo muito depois do prazo quando normalmente entregamos os pontos. E prazer porque é ele a única forma de esticar este prazo até quando as coisas finalmente funcionam e tomam vida própria. É neste ponto que as ideias se transformam em rotinas e, enfim, transformam uma empresa. É por isso que insisto no ponto que levar prazer ao ambiente de trabalho é mais do que uma atitude dos bons de coração. É uma atitude dos bons de gestão…

Compartilhe um pouco de sua experiência conosco: [email protected].

Rebeca Toyama

banner negocios lideranca

Para anunciar nesta coluna ligue (11) 3106-4171 e fale com Lilian Mancuso

Coordenação: Lilian Mancuso e Rebeca Toyama