Mudando o Brasil

em Dulce Magalhães
terça-feira, 02 de julho de 2013
dulce magalhaes

A sociedade é o sistema onde convivemos, compartilhando com outros o mesmo pedaço de cenário

E é nesse contexto, tão individual e, ao mesmo tempo, tão coletivo, que se está escrevendo uma nova história no Brasil.

Um enorme, massivo movimento de mudança. Milhões de pessoas despertaram em uníssono. De repente uma multidão se junta, caminha em mutirão, em silêncio, com brilho nos olhos. Enquanto a passeata atravessa uma avenida no coração do Brasil, a palpitante São Paulo, os carros parados esperam também silenciosos, nenhuma buzina, nenhuma reclamação, foi como se todo mundo entendesse a importância do momento e quisesse dar testemunho do poder absoluto da mudança inadiável. Essa foi uma janela no tempo, um momento sublime, onde o desejo coletivo de um mundo melhor se fez em ação.

dulce magalhaes

Dulce Magalhães
Ph. D. em filosofia pela Columbia University – www.facebook.com/DulceMagalhaes.palestrante

Olhares são trocados, sorrisos compartilhados, uns cuidando dos outros, irmanados. Grande momento, auto revelação.
E agora nosso universo nunca mais será o mesmo. Mesmo que as exceções estejam ativas, com os inconscientes agindo de forma desvairada e fora de propósito, mesmo com a dificuldade de alguns em entender a importância de ser isento e não partidário, mesmo com as pequenas e tristes coisas, o movimento mostrou-se grandioso, sóbrio, pacífico e transformador. Muito mais que uma revolução, os brasileiros estão escolhendo uma mudança e com isso mudando o jeito de fazer a história.

Curiosamente estive em Istambul no momento em que eclodiu o movimento popular exatamente no local onde estive hospedada. Nosso grupo atravessou o mar de pessoas que erguiam as bandeiras vermelhas da Turquia e naquele momento também nos sentimos parte do grande todo, nossos anseios e esperanças de um tempo melhor e um convívio mais harmonioso também frutificaram ali. Os jovens, as crianças, os adultos e os idosos da Turquia eram a representação exata dos mesmos seres humanos que realizaram o maior movimento popular do Brasil. Somos mesmo uma só humanidade e os problemas e desafios são os mesmos, não importa o quadrante onde habitamos, assim como as soluções podem ser compartilhadas num mundo em comunhão. Reflita sobre isto. Suerte!

 

Um olhar sereno para um momento histórico, essa é a contribuição de Dulce Magalhaes aos leitores da coluna Reencantando Empresas dessa semana. Compartilhe sua opinião conosco pelo e-mail: [email protected].

Rebeca Toyama

 

banner coaching

Para anunciar nesta coluna ligue (11) 3106-4171 e fale com Lilian Mancuso