95 views 7 mins

News@TI 16/12/2020

em News@TI
terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Webinário debate novos cenários para meios de pagamentos

@Novos meios de pagamento como o Pix, carteiras digitais e aplicativos de delivery ganharam muita força durante a pandemia, o que levou empresas a se adaptarem a essas novidades e a esse novo comportamento de consumo. Esse assunto é pauta do webinário “2021 já começou: A experiência do Madero no novo ecossistema de meios de pagamento”, que será realizado dia 18, às 14h, pela Boavista Tecnologia, com participação do grupo Madero, referência no setor de alimentação. Participam desse momento Luciano Oliveira, Diretor de Tecnologia da Boavista; Valdemir Cosmo, Diretor Financeiro do Grupo Madero; e Igor David, Consultor Financeiro. O evento, gratuito e aberto ao público, será transmitido via canal da Boavista no YouTube. Para participar, basta se inscrever em (conteudo.boavistatecnologia.com.br/webinar-2021-ja-comecou-madero).

Parceria entre SiDi e PUC Campinas contribui para a formação de profissionais em UX Design

@A Plataforma de Treinamento e Simulação de Subestações, desenvolvida pelo SiDi com a concessionária de energia elétrica ISA CTEEP, é o foco de uma parceria entre o instituto e a PUC Campinas voltada à formação de alunos do curso de especialização em Design de Interação UX/UI – especificamente, na disciplina Game Design e Gamificação. A ideia é aplicar conceitos usados no desenvolvimento de jogos a uma solução real, disponível no mercado, de modo a torná-la mais amigável e gerar engajamento e maior motivação nos usuários. O trabalho, envolvendo 33 alunos divididos em seis grupos, começou no final de novembro. No sábado, 12/12, cada grupo apresentou sua proposta de gamificação para a plataforma de simulação do SiDi para uma banca avaliadora .

Filtros do Instagram ajudam marcas a terem mais visibilidade e engajamento

@Difícil encontrar alguém que não utilize alguma rede social atualmente. O Instagram, plataforma que completou 10 anos em outubro, divulgou alguns dados oficiais e mostrou que é a 5ª rede social mais popular do mundo, com 1 bilhão de usuários ativos por mês, atrás do próprio Facebook (2,6 bilhões de usuários), do YouTube (2 bilhões), do WhatsApp (2 bilhões) e do WeChat (1,2 bilhão). Como um grande diferencial do aplicativo estão os filtros, que em época de distanciamento social, ganharam um novo e importante papel: uma alternativa lúdica para o dia a dia das pessoas, como uma válvula de escape em um espaço onde se permite criar. Mas não é somente para o usuário final que eles são úteis.

Diretor de TI da Smiles vence Prêmio CIO Destaque

@O diretor de Tecnologia da Informação da Smiles, Luiz Borrego, foi o vencedor no Prêmio CIO Destaque Finanças que foi entregue na última quinta-feira (10/12) durante o evento CIO Destaque, produzido pela IT4CIO, empresa atua no segmento de eventos voltados para a área da Tecnologia da Informação no Brasil e em outros países da América Latina. Borrego foi o executivo que mais se destacou na liderança e inovação do setor em 2020. Essa é a primeira vez que o profissional recebe esse prêmio. Todos os CIOs presentes em eventos regionais e estaduais concorrem ao prêmio em votação livre que tem como objetivo homenagear os profissionais reconhecidos como destaque pela própria comunidade de TI da AL.

Estudos para produção sustentável de plástico a partir da captura e utilização de CO2

@A Braskem se uniu à Universidade de Illinois em Chicago (UIC), nos Estados Unidos, para pesquisar uma rota de desenvolvimento de eteno, matéria-prima utilizada na produção de resinas termoplásticas, aplicando tecnologia de captura e utilização do gás carbônico (CO2) emitido em processos industriais. Tais emissões são produzidas sempre que carvão, petróleo, gás natural ou outros combustíveis fósseis, ricos em carbono, são queimados para geração de energia, por exemplo. A tecnologia disruptiva da UIC em parceria com a Braskem possui grande potencial global para aplicações industriais, ao conectar a produção de polímeros à captura e conversão de CO2, um dos componentes do efeito estufa e um dos principais contribuintes para as mudanças climáticas (www.braskem.com.br/macroobjetivos).

Plataforma digital com cursos voltados à Indústria 4.0

@Expandir a capacitação dos profissionais no uso de novas tecnologias voltadas à Indústria 4.0. Esse é o objetivo da Siemens com o lançamento do SITRAIN access, nova plataforma digital de aprendizagem focada em produtos da companhia que acaba de ser lançada no mercado brasileiro. No total, já são 82 treinamentos e módulos disponíveis na nova plataforma que serão constantemente atualizados por especialistas da Siemens na Alemanha. Pela ferramenta, os usuários terão acesso às principais soluções da linha de automação e controle da Siemens, como: SIMATIC Controllers (PLC) TIA Portal, SIMATIC WinCC, Comunicação Industrial, Inversores de Frequência SINAMICS e Sistemas de Controle de Processos. Já lançado em outros países, o SITRAIN access será disponibilizado em inglês mas futuramente seu conteúdo será traduzido para o Português no país (www.siemens.com.br).