252 views 4 mins

News@TI 07/11/2025

em News@TI
quinta-feira, 06 de novembro de 2025

João Pessoa recebe evento que conecta inteligência artificial e educação

@A capital da Paraíba será palco da próxima edição do Devs de Impacto, movimento nacional que incentiva o uso da inteligência artificial (IA) como ferramenta de transformação social. A iniciativa promoverá um hackathon nos dias 8 e 9 de novembro, em João Pessoa, e reunirá dezenas de desenvolvedores em uma maratona de 36 horas dedicada à criação de protótipos que usem IA para melhorar a educação no Brasil. Após passar por São Paulo e Curitiba, o Devs de Impacto encerra em João Pessoa sua sequência de encontros em 2025. O movimento é uma realização do iMasters e da ApplyBrasil, com apoio da OpenAI e produção da NewHack. O formato segue a lógica colaborativa: equipes de três a quatro participantes terão dois dias para desenvolver soluções baseadas em IA, com o acompanhamento de mentores e especialistas. O grupo vencedor receberá R$ 20 mil e US$ 1,5 mil em créditos de API da OpenAI (https://devsdeimpacto.imasters.com.br).

DataRunk, de cibersegurança, é eleita melhor parceira Splunk no Brasil e América Latina

@ A DataRunk, empresa catarinense especializada em serviços de inteligência em cibersegurança, acaba de ser reconhecida como a melhor parceira da Splunk no Brasil e na América Latina, no Cisco Partner Summit 2025, que acontece na Califórnia. A Splunk, adquirida pela Cisco em 2024, é fabricante de soluções de plataformas para cibersegurança e observabilidade. O reconhecimento atesta a qualidade da DataRunk no segmento e confere ao negócio uma chancela de mercado para fomentar seu crescimento. Além disso, reforça o potencial tecnológico de um dos polos de tecnologia mais consolidados do mercado brasileiro: Blumenau (SC), onde a empresa está localizada.

Tecnologia leva estúdio de fotos profissional para a palma da mão

@ A Photoroom, plataforma de fotografia de produtos com inteligência artificial para imagens rápidas, consistentes e profissionais, vem mudando esse cenário ao oferecer uma experiência de “estúdio na palma da mão” para marcas e varejistas. Com recursos baseados em inteligência artificial, como flat lay automatizado, manequim fantasma, modelo virtual e encenação de produtos, a solução permite transformar fotos comuns em imagens profissionais em segundos e em escala. “Nosso foco é democratizar a qualidade visual no e-commerce”, explica Matt Rouif, CEO da Photoroom. “Nem todo lojista tem acesso a um estúdio ou fotógrafo profissional, mas todos podem ter imagens que pareçam saídas de um. A tecnologia faz o trabalho pesado e o resultado é uma loja mais atrativa, com fotos que vendem” (www.photoroom.com).

AWS se une ao Jane Goodall Institute para digitalizar seis décadas de pesquisa com primatas

@ Por 65 anos, a Dra. Jane Goodall documentou meticulosamente sua pesquisa sobre chimpanzés e babuínos por meio de notas de campo manuscritas, filmagens exclusivas e dados observacionais que permaneceram em formato analógico em vários bancos de dados. Muitos desses dados científicos permanecem em formatos analógicos, limitando o acesso e arriscando perdas ao longo do tempo. Hoje, a AWS anunciou um compromisso de 1 milhão de dólares por meio de seu Generative AI Innovation Fund para ajudar a preservar e transformar esse legado. O financiamento será direcionado para o apoio a uma transformação digital abrangente dos arquivos de pesquisa do Jane Goodall Institute (JGI), fornecer pessoal e promover o trabalho da organização com tecnologias de inteligência artificial (IA) (https://www.aboutamazon.com/planet).