Negócios em Pauta 19/07/2024

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quinta-feira, 18 de julho de 2024

Foto: Divulgação JBS

A – JBS investe na ampliação da produção de salmão na Austrália

A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, vai investir 110 milhões de dólares australianos (mais de R$ 400 milhões) no cultivo de salmão da unidade da Huon Aquaculture em Whale Point, na Tasmânia, para ampliar o desenvolvimento produtivo de peixes em terra. Os recursos serão aplicados na construção de um incubatório em que é possível produzir mais de 7 milhões de peixes. A expectativa é que as obras tenham início em 2025, com entrega prevista para 2027. A expansão da unidade de Whale Point permitirá que a Huon continue a cultivar peixes por mais tempo em tanques, em terra. Isso permitirá que os peixes sejam enviados ao mar maiores, passando menos tempo no ambiente marinho. A Huon liderou o uso de instalações do tipo na Tasmânia, com a inauguração de seu primeiro berçário em Whale Point em 2019 (https://mediaroom.jbs.com.br/).

B – Editais para Audiovisuais

Já estão disponíveis 17 editais para produção de obras audiovisuais, patrimônio histórico, diversidade e cidadania que, juntos, colocam à disposição um investimento de R$ 120 milhões na cultura paulistana. A iniciativa é da Secretaria Estadual da Cultura, e as inscrições poderão ser feitas até 16 de agosto por meio do site (https://www.fomento.sp.gov.br/). Só serão aceitos um projeto para cada edital. Editais para Audiovisuais. A novidade é o edital de Apoio à Coprodução Internacional, que terá disponível R$ 12 milhões. O edital tem indutores para filmagens nas regiões de interesse cinematográfico – longas e séries – nas regiões do Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e Pontal do Paranapanema, todas no interior do estado.

C – Competitividade no Agro

No dia 5 de agosto, no Sheraton WTC São Paulo Hotel, acontece o 23º Congresso Brasileiro do Agronegócio (presencial e on-line). O agronegócio brasileiro é essencial para a segurança alimentar no mundo. Refletir sobre novas maneiras de manter sua competitividade traz benefícios para toda a sociedade. Desse modo, os debatedores abordarão temas que influenciam a manutenção da biocompetitivdade brasileira, incluindo o ambiente interno de inovações, novos modelos de negócios, investimento em tecnologia e formas de financiamento para adequação e fortalecimento das cadeias produtivas. Promovido pela ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio) e pela B3, a bolsa do Brasil, em formato híbrido, o evento está com inscrições abertas no site: (https://congressoabag.com.br/).

D – Árvores Cultivadas

O 1º Prêmio Ibá de Jornalismo visa estimular a cobertura jornalística de qualidade sobre temas relacionados ao segmento e é realizado em parceria com a Embrapa Florestas e entidades regionais de representação da indústria florestal. Ao todo, serão distribuídos R$ 36 mil em prêmios, além de troféu e certificado aos três primeiros colocados de cada uma das quatro categorias: escrita, rádio, TV e veículo setorizado. O tema central é: “O setor de árvores cultivadas como aliado no combate às mudanças climáticas”. Até o dia 1º de outubro, jornalistas podem inscrever seus trabalhos, desde que tenham sido publicados pela primeira vez em 2024. Mais informações: (https://iba.org/premio).

E – Setor de Eventos

Nos dias 1 e 2 de agosto, no Anhembi, em São Paulo, acontece a 1ª edição Experience Expo 2024 – evento setorial do Live Marketing/Eventos, realização da Ubrafe (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios), que será referência no setor, considerado não apenas uma plataforma de networking, mas também um gerador de oportunidades de negócios, promovendo trocas de conhecimento entre os participantes e atuando como um catalisador de inovações para o setor de eventos B2B e B2C. Com uma programação abrangente, o congresso contará com 16 palestras e debates divididos em duas trilhas de conhecimento: Cases e Tendências. Serão mais de 40 horas de palestras e debates, 60 marcas expositoras e mais de 30 palestrantes nacionais e internacionais, fomentando discussões acerca do futuro do setor. Mais informações: (https://ubrafe.org.br/).

F – Marketing Digital

“Inovação na Gestão de Marketing B2B” e “Como a IA está revolucionando o processo de vendas” serão alguns dos temas tratados na 6ª edição do Seminário de Marketing Digital na Indústria (SMDI), que ocorrerá no dia 13 de agosto, das 9h às 16h30, na sede da ABIMAQ, em São Paulo, reunindo profissionais de marketing e vendas da indústria. O SMDI, desde sua criação em 2019, se consolidou como um marco no calendário da indústria, oferecendo conteúdo de alta qualidade e experiências que geram resultados tangíveis para as empresas participantes.O evento é ideal para profissionais de marketing e de vendas que buscam expandir seus conhecimentos e aplicar novas estratégias em suas empresas. Saiba mais: (https://smdi.abimaq.org.br/#ingresso).

G – Tecnologia Blockchain

Entre os próximos dias 24 e 25, no EXPO MAG, Rio de Janeiro, acontece o Blockchain.RIO, a representação do maior e principal hub de inovação em tecnologia blockchain e finanças digitais da América Latina. Uma programação rica e diversificada, que contará com a presença de líderes, especialistas e educadores dedicados a impulsionar a economia tokenizada. Por meio de networking, geração de negócios e aprendizagem colaborativa, o evento acelera o desenvolvimento do ecossistema, reunindo empresas, desenvolvedores, acadêmicos e autoridades. Saiba mais: (https://blockchainrio.com.br/).

H – Olimpíadas de Matemática

O Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP) está com inscrições abertas para o Polo de Treinamento para Olimpíadas de Matemática. A oportunidade está voltada para estudantes do ensino médio interessados em aprimorar seus conhecimentos na disciplina. O curso é gratuito, presencial e as inscrições vão até o próximo dia 26. Oferece aprofundamento em conteúdos não convencionais e essenciais para competições como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e a Olimpíada Brasileira de Matemática. O curso também incentiva professores do ensino fundamental 2 e médio a criarem grupos de estudo em suas próprias escolas. Veja o programa em: (https://usp
digital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=125292
).

I – Carteira de Crédito

O saldo total da carteira de crédito deve crescer 1,1% em junho, segundo a Pesquisa Especial de Crédito da Febraban. Se o resultado se confirmar, o ritmo de expansão anual da carteira deve acelerar pelo 5º mês consecutivo, fechando o 1º semestre com um ganho de tração significativo, aumentando de 7,7% em janeiro para 9,9% em junho. O resultado sinaliza a continuidade do processo de retomada do crédito no fechamento do 1º semestre, devido ao ciclo de flexibilização monetária observado no período. O destaque do mês deverá ser o crédito destinado às empresas, com estimativa de avanço de 1,8%. A carteira livre deve crescer 2%, impulsionada pela sazonalidade positiva das linhas de descontos/antecipação de recebíveis e pelo aumento das linhas externas, impactadas pela depreciação do real.

J – Bolsa Jovem

A Prefeitura de São Paulo iniciou nesta quarta-feira, 17 de julho, a convocação de pré-selecionados para o programa Bolsa Jovem. Em sua quarta edição, o programa oferece 1.800 vagas para jovens de 14 a 21 anos, com o objetivo de proporcionar qualificação profissional em tecnologia, administração de negócios e desenvolvimento pessoal com duração de seis meses e bolsa-auxílio de R$ 487,14. O atendimento está sendo realizado nas unidades Central, Itaquera e Interlagos do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, das 8h às 17h. Os convocados devem apresentar documentos originais e cópia simples do RG, carteira de trabalho, comprovante de residência, declaração ou histórico escolar. Os menores de 18 anos precisam comparecer acompanhados de um adulto responsável.

K – Indústria Sorveteira

O açaí, fruto originário da Amazônia, vê um crescimento considerável em sua produção e consumo no Brasil. Apenas nos últimos cinco anos, a produção do fruto, concentrada em sua maioria na Região Norte, teve um aumento de 70%, segundo dados do IBGE e, em pesquisa lançada pela Fispal Sorvetes evidencia-se a importância do insumo que já representa 55,4% da comercialização da indústria sorveteira. Estes dados demonstram uma crescente valorização de produtos regionais, como opções saudáveis e também indulgentes. De acordo com o mesmo estudo, 90% das empresas entrevistadas estão antenadas às mudanças de comportamento de seus consumidores, e buscam alterações ou investimentos em opções que acompanhem os desejos de seus públicos.