Negócios em pauta 31/07/2015

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 30 de julho de 2015

A – Mulher Contabilista

A participação das mulheres em profissiões que tipicamente foram atribuídas a homens é uma crescente, como na contabilidade. Em dez anos o número de mulheres registradas como profissionais da contabilidade quase dobrou e em 2012 elas já eram a maioria nas faculdades de bacharelado em contabilidade. Também por isso é que, entre os dias 12 e 14 de agosto, acontece em Foz do Iguaçu, o 10º Encontro Nacional da Mulher Contabilista. Entre os convidados para este evento, estão a primeira mulher presidente da Federação Internacional de Contabilidade, duas representantes do Banco Mundial, além de executivas de grandes empresas nacionais e especialistas em sucessão familiar. Mais informações no site (www.encontromulher.com.br).

B – Dia do Davi

No dia 12 de setembro será realizado pela primeira vez no Brasil o “Dia do Davi”, data idealizada para incentivar o consumidor a comprar dos pequenos comerciantes da sua região, cidade e bairro. O evento tem como inspiração a história de Davi e Golias. Os pequenos comerciantes que fazem muito com as poucas ferramentas que têm são Davi, e as gigantescas empresas são Golias. Nesta fase, o projeto está buscando voluntários dispostos a agitar a sua comunidade. Pessoas, microempreendedores, comerciantes que estejam dispostos a ajudar a preparar os lojistas e as pequenas empresas, além de avisar as pessoas e divulgar a data. O intuito é que as vendas nos estabelecimentos participantes aumente em pelo menos 20% na data. Saiba mais em (www.bizrevolution.com.br).

C – Cultura do Perfume

Faculdade Santa Marcelina está com inscrições abertas para o curso de pós-graduação voltado para o mercado de perfumes. “A Cultura do Perfume” é um curso voltado à alfabetização olfativa e à contextualização do perfume que permite ao aluno estudar a cultura olfativa, mapear o comportamento do consumidor e, dessa forma, entender as estratégias de mercado das principais marcas nacionais e internacionais. A grade curricular inclui temas que vão desde o Design Olfativo até o planejamento estratégico de marketing em perfumaria. Início: 15 de setembro, com duração de 360 horas, às terças e quintas-feiras, entre 19h00 e 22h40, em três semestres. Mais informações tel. 3824-5800 ou (www.fasm.edu.br).

D – 800 mil Formados

O Instituto Embelleze, rede de franquias pertencente ao Sistema Embelleze e também líder na América Latina em capacitação profissional para o mercado de beleza, acaba de atingir a marca de 800 mil alunos formados. A marca foi fundada em 1998 no Rio de Janeiro, e adotou formato de franquia em 2003, o que possibilitou levar os cursos para outros estados. Desde então não parou de crescer. Atualmente, possui quase 400 franquias no Brasil. Todos os estados têm pelo menos uma franquia ativa, sendo que os estados do Nordeste e Sul são os que têm mais oportunidades. Saiba mais em (www.institutoembelleze.com.br).

E – Curso de Fonoaudiologia

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo realiza, entre os dias 9 e 11 de setembro, a 13ª Jornada Acadêmica do Curso de Fonoaudiologia e o 2º Encontro do Mestrado Profissional em Saúde da Comunicação Humana. Direcionado aos alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área de Fonoaudiologia. A programação inclui palestras, mesas-redondas e oficinas. “Fonoaudiologia nos Processos Cicatriciais” é o tema de uma das mesas-redondas programadas, que será coordenada por Alcione Ramos Campiotto. Mais informações em (http://evento.fcmsantacasasp.edu.br/jornadadefono).

F – Alimentação Escolar

Com o tema “Novos Rumos na Alimentação Escolar Família e Qualidade de Vida”, o Fórum Regional de Alimentação Escolar acontece de 18 a 21 de agosto na Estância Turística de Águas de Lindóia, e abrange os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Reunirá autoridades para discutir os rumos da Alimentação Escolar no Brasil e sua relação com a sociedade num debate transdisciplinar. O Fórum, depois de 12 anos sendo realiza em nível, esta edição de 2015 busca a regionalização do evento. O objetivo do formato é o de resgatar os hábitos alimentares regionais, por isso a realização por região, esta contemplando o Sudeste. Mais informações e inscrições:(www.forumdealimentacao.com.br).

G – Evento da Amamentação

Na tarde do dia 15 de agosto, no Ibirapuera, ocorrerá a 1ª edição do ‘’AmamentAÇÃO’’ da Pro Matre Paulista, em prol da conscientização da importância do aleitamento materno. O evento, que contará com dicas e orientações de equipe multiprofissional, já está com as inscrições abertas às mães, pais e familiares que apoiam a causa. Os participantes poderão usufruir de uma palestra que abordará as estratégias para o retorno ao trabalho durante o período de amamentação, além de critérios para o uso de acessórios e aparelhos que dão suporte no aleitamento. Mães e bebês estão convidados a participarem de uma aula de baby yoga e yoga para gestantes. Mais informações em (www.promatresp.com.br/amamentacao2015).

H – Café da Manhã

Para celebrar os 20 anos da sua criação, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) realiza um café da manhã especial com palestras de ex-presidentes da CVM e do atual ocupante do cargo, Leonardo Pereira. O evento ocorre dia 6 de agosto, das 8h00 às 10h30,no Blue Tree Premium Morumbi. Serão abordados o crescimento da CVM ao longo dos anos, os desafios atuais da Comissão e o papel da autarquia na disseminação da Governança Corporativa no Brasil nas últimas duas décadas. Para esta palestra, o Instituto disponibilizará a opção de transmissão on-line. Para mais informações, acesse (www.ibgc.org.br).

I – Reformar a ONU

A Faculdade de Direito da USP promove no dia 11 de agosto, dia do Advogado, o seminário acadêmico “São Francisco + 70: Reformar a ONU para o século XXI”. Sob coordenação do professor Wagner Menezes, a palestra será proferida pelo embaixador Antonio Patriota, chefe a missão do Brasil junto à ONU desde agosto de 2013, programada para começar às 11h00. As inscrições são gratuitas e será emitido certificado. Os interessados devem procurar o Departamento de Direito Internacional, no Largo de São Francisco, 95, 7º andar, ou ([email protected]). Também acontece, no dia 7, o seminário “Direito do Mar – Cabos e dutos submarinos e sua regulamentação jurídica”. Mais informações pelo tel. 3111-4022.

J – Escolas de Esqui

De 5 a 12 de setembro serão realizados em Ushuaia, Argentina, o Congresso Mundial Interski e a Copa do Mundo de Instrutores. O Interski – por suas características, atividades e profissionalismo – é considerado o encontro técnico mais importante do mundo das Escolas de Esqui pertencentes à Associação Internacional de Instrutores de Ski (ISIA), para as disciplinas de esqui e snowboard. Nele se definem as tendências e novidades desses esportes, assim como se analisam os sistemas técnicos e de ensinamento atuais. Pela primeira vez na história será realizado em um país do Hemisfério Sul. Mais informações, acesse: (www.interski-2015.org) ou (www.turismoushuaia.com.ar).

K – Anúncio em Sacos de Pães

Imagine um saco de pãezinhos com publicidade estampada. Este é o propósito da Mídia Pane, rede de microfranquias de publicidade em sacos de pães que já conta com 165 unidades no Brasil. A estratégia da rede é utilizar um espaço com grande valor agregado de forma estratégica: o consumidor tem contato com a propaganda em um momento em que ele pode dedicar atenção por estar fazendo um lanche ou o café da manhã. Outro diferencial é que o anúncio está publicado em um material ecologicamente correto e que será manuseado pelo consumidor, ou seja, o contato é direto. A mídia no saco de pão pode ser de forma exclusiva ou compartilhada com outras empresas. Saiba mais em (www.midiapane.com.br).

L – Desmistificando a Marca

A Associação Brasileira dos Anunciantes realiza, no dia 25 de agosto, o “Branding at ABA” com o tema “Desmistificando a Marca: criar, romper e transformar”, no Millenium Centro de Convenções. Tem a participação de palestrantes, como Hugh McGilligan, Partner da MB Vermeer; e Jason Teitler, Chair, Fan Experience da Burson-Marsteller; além de cases de marcas como Mc Donalds, Twitter, Coca-Cola, Pirelli e Spotify. O fórum é voltado para gestores e profissionais das áreas de branding e gestão de marcas, marketing, vendas, merchandising, produtos e comunicação das empresas anunciantes, consultores, agências especializadas e veículos de comunicação. Informações pelo tel. 3283-4588 ou ([email protected]).

M – Carros de Entrada

No primeiro semestre, os carros de entrada, considerados os mais básicos e mais baratos no portfólio de uma marca, voltaram a ser a principal opção entre os consumidores que optam pelo financiamento na hora de adquirir um automóvel leve novo. Já os hatches pequenos, carro que integra o porta-malas ao compartimento de passageiros, perderam participação no mercado de vendas financiadas de autos leves novos. O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip. Apesar da melhora da participação dos carros de entrada no mercado de financiamentos em 2015, a presença do modelo vem diminuindo ao longo dos anos. Em cinco anos, sua representatividade caiu de 35%, em 2011, para 26%, em 2015.

N – Empresários da Zona Leste

No dia 6 de agosto, pequenos e médios empresários da zona leste poderão aprender mais sobre liderança e engajamento de equipe na palestra gratuita com tema “Funcionários felizes, empresa lucrativa”. O evento será realizado pela ActionCoach – líder mundial em Business Coaching – para pequenas e médias empresas e apresentado pela business coach Patricia Atui, no Ciesp Distrital Leste, na Mooca, das 19h00 às 21h00. Ter uma equipe engajada e feliz com o trabalho que realiza é fundamental para o sucesso dos negócios. Inscrições gratuitas em ([email protected]) ou tel. 2129-7109.