Negócios em Pauta 30/11/2022

em Negócios em Pauta
terça-feira, 29 de novembro de 2022

A – Maior comboio do Brasil promove navegação sustentável

A Hidrovias do Brasil, empresa de soluções logísticas integradas, é pioneira na operação do maior comboio do Brasil, composto por 35 barcaças, capacidade de transporte de até 70 mil toneladas. A navegação acontece nos rios Tapajós, Amazonas e Pará, no Arco Norte, onde o comboio passa pelo trecho saindo de Itaituba em direção à Barcarena, no Pará. Com aumento em 40% na capacidade de transporte, quando comparado aos comboios atuais, é possível levar mais carga em uma única viagem, garantindo ganhos na eficiência, redução de 10% no combustível por tonelada movimentada e consequente redução na emissão de carbono por tonelada transportada. Na comparação com o modal rodoviário, o comboio substitui cerca de 1.666 caminhões por viagem. A companhia possui operações nos corredores logísticos do Norte do país e na hidrovia Paraguai-Paraná, bem como no Porto de Santos.

B – Carta à uma Criança

A EcoRodovias já iniciou sua tradicional ação de Natal em que a empresa convida qualquer pessoa para escrever cartinhas em nome do Papai Noel. As mensagens serão entregues para mais de 25 mil crianças junto com brinquedos doados pela empresa. A ideia é manter a magia do Natal dando voz ao Papai Noel com a criatividade e espírito de solidariedade presente em todos que puderem participar. A empresa vai doar 25.030 brinquedos para crianças atendidas por instituições beneficentes presentes em 35 municípios. Para contribuir com a ação, basta entrar no site da campanha: (www.ecorodovias.com.br/papainoelexiste) e escrever uma carta endereçada à uma criança e assinada pelo Papai Noel. Os custos relacionados ao presente e seu envio serão pagos pela EcoRodovias.

C – Mercado da Construção

Amanhã quinta-feira (1º), a partir das 15h00, acontece o ‘Tendências no Mercado da Construção’, tradicional evento do setor, que terá como destaque a apresentação do Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, uma avaliação sobre a economia brasileira e uma análise sobre o metaverso. O relatório traz as projeções econométricas das vendas de máquinas para construção e as perspectivas desse segmento para os próximos anos. Outro destaque será o metaverso, um assunto que vem sendo debatido em diversas áreas, pois deve impactar os negócios e o lançamento de novos produtos nos próximos anos. O evento tem se consolidado como um encontro estratégico para o setor, reunindo especialistas para debater as temáticas mais relevantes. Saiba mais: (http://sobratematendencias.com.br/).

D – Árvores Nativas

A MetLife anuncia mais um ano de apoio da MetLife Foundation ao projeto “Floresta MetLife”, que acontece pelo segundo ano consecutivo e pela primeira vez com o apoio do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE). A meta é plantar cinco mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica na região de Nazaré Paulista, responsável por abastecer o Sistema Cantareira, um dos maiores sistemas de abastecimento do mundo, destinado a captação, tratamento e abastecimento de água para a Grande São Paulo, sendo responsável pelo abastecimento de aproximadamente 46% da região, segundo informações divulgadas pelo site oficial do Governo do Estado. Mais informações: (www.metlife.com).

E – Design Export

A fim de auxiliar a indústria nacional a alcançar suas exportações, a ApexBrasil e o Centro Brasil Design estão com as inscrições abertas para a quarta edição do ‘Programa Design Export’. Podem participar empresas brasileiras de todos os portes. A iniciativa tem o objetivo de aumentar a competitividade das empresas brasileiras no mercado internacional. O design agrega valor à marca em razão de seu apelo estético e, também, pode levar à redução de custos. O design é um dos elementos fundamentais para conquistar o público de diferentes países. Ao todo, são 30 vagas e as inscrições e mais informações em: (https://apexbrasil.com.br/).

F – Transformando Lideranças

A FGV EAESP promove, gratuitamente, nesta quinta-feira (1º), às 19h, um webinar sobre transformar lideranças e pessoas para criação de valor com estratégias digitais. A transformação digital é fundamental para os negócios e a sociedade. O desafio é usar essa transformação digital para criar valor e ser competitivo. A visão precisa ir além da tecnologia. Como liderar estratégias de transformação digital? Quais são as competências e como engajar as pessoas? Essas são algumas questões a serem debatidas durante o evento. As inscrições devem ser feitas no Link (https://evento.fgv.br/beyonddigital_0112/).

G – Modelo de Gestão

Com feito inédito no mercado global de celulose, a Eldorado Brasil Celulose antecipa em um ano a produção de celulose prevista para ser atingida em 11 anos e completa 16,5 milhões de toneladas desde o início das operações. Prestes a celebrar 10 anos, a fábrica opera 20% acima da capacidade nominal projetada. O marco alcançado, no último dia 23 de novembro, é resultado da produção de R$ 1,5 milhão de toneladas de celulose a mais na planta que fica em Três Lagoas (MS). O anúncio dos 11 em 10 é resultado da eficiência operacional da indústria de celulose que atua com alto grau de competitividade e é destaque global no setor. Nosso diferencial está no nosso modelo de gestão e no nível técnico das pessoas”, explica Monteiro, diretor que é funcionário número 1 da Eldorado Brasil e passou por todas as etapas de evolução da companhia.

H – Enfrentamento à Desinformação

O Prêmio Aberje 2022 voltou ao modelo presencial para a sua 48ª edição. Dividida em 16 categorias, da área de comunicação organizacional, a Aberje também prestigia instituições que de alguma forma tiveram uma grande atuação na sociedade civil, como foi o caso do Tribunal Superior Eleitoral por lançar o ‘Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação’. A justificativa do júri dada ao TSE é que o órgão teve uma bravíssima atuação no combate à desinformação e, assim, garantir o transcorrer do processo eleitoral brasileiro de forma legítima e democrática. “O ano de 2022 ficará marcado pela defesa da democracia e também pelo combate constante por parte das diversas instituições às fake news e à desinformação, seja no meio empresarial ou público”, explicou Hamilton dos Santos, diretor executivo da Aberje.

I – Safra Trends

O Banco Safra promove, entre os próximos dias 6 e 8, o evento ‘Safra Trends 2023’. O evento, que será online, gratuito e aberto ao público, reunirá especialistas do Safra, no Brasil e Exterior, e do mercado financeiro, para falar sobre os cenários e tendências para 2023. Entre os nomes confirmados estão, entre outros, Joaquim Levy, diretor de Estratégia Econômica do Safra; Luis Stuhlberger, diretor da Verde Asset; Paulo Hartung, ex-senador e governador do Espírito Santo; Louise Barsi, sócia-fundadora da AGF; e Christopher Garman, cientista político da Eurasia Group. O evento é aberto ao público, podem participar clientes e não-clientes. Para se inscrever e receber o link de transmissão dos painéis, programados para ocorrer ao vivo das 9h às 11h25, devem se inscrever no link (https://www.safra.com.br/eventos/safra-trends-2023.htm).

J – Setor de Franquias

Demonstrando sua maturidade e que está ganhando ritmo com o arrefecimento da Covid-19, o setor de franquias brasileiro registrou crescimento de 18,7% no terceiro trimestre, comparado a igual período de 2021. É o que indica a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF — Associação Brasileira de Franchising. De acordo com o estudo, feito em parceria com a BR Insights, o faturamento do setor saltou de R$ 47,385 bilhões para R$ 56,256 bilhões no período. Na comparação entre os mesmos meses de 2020, a variação positiva foi ainda maior, de 28%. Em relação ao terceiro trimestre de 2019 (pré-pandemia), a receita do franchising também cresceu, superando em 19,2% o montante do período.

K – Indicações Geográficas

Entre os dias 8 e 10 de dezembro, em Curitiba, acontece o V Evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas – Origens Brasileiras, apresentando a riqueza e o potencial de mercado de produtos nacionais únicos. O evento terá ampla programação que inclui painéis técnicos, oficinas, feiras, palestras, apresentação de pitchs, rodadas de negócios. Além de promover e divulgar as IGs e Marcas Coletivas brasileiras, seus produtos e territórios, o encontro busca possibilitar a troca de experiências entre os produtores e aproximá-los de empresários do ramo de produtos diferenciados ou gourmet, influenciadores, consumidores finais e demais interessados. Saiba mais: (https://www.origensbrasileiras.com.br/).