Negócios em Pauta 30/05/2023

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 29 de maio de 2023

A – Novos motores e tecnologia híbrida plug-in

Apenas três meses após o lançamento global, os novos BMW X5 e BMW X6 já estão à venda no Brasil. Produzidos na fábrica do BMW Group em Spartanburg, nos EUA, a dupla ganhou atualizações no visual, no interior, na tecnologia a bordo e de propulsão para continuarem à frente nos respectivos segmentos. O novo BMW X5 está mais moderno e robusto visualmente. A dianteira é moldada pelos novos faróis, que estão 35 milímetros mais finos que os anteriores, e grade em forma de duplo rim, característicos da BMW. A luz diurna em LED aponta para fora em formato de seta e faz o papel de indicador de direção, quando acionado.

B – Leilão de Motocicletas

Os Correios irão promover, no dia 1º de junho, na Superintendência de São Paulo, leilão eletrônico para venda de 77 motocicletas, que serão substituídas, conforme a política de renovação da frota da empresa. As propostas devem ser entregues até às 9h do dia 1º de junho e os itens ficam disponíveis para visitação até 31 de maio de 2023. Podem participar da licitação pessoas físicas ou jurídicas, desde que atendam às condições expressas no edital. O leilão será online, por meio do endereço www.licitacoes-e.com.br, identificado pelo nº 996436 e o edital pode ser acessado no mesmo endereço, Opções > Listar Documentos.

C – Belém na COP30

A cidade de Belém, no Pará, foi a escolhida para sediar a 30ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em 2025. A notícia foi confirmada pelo presidente Lula na sexta-feira (26) em vídeo nas redes sociais. A ideia de sediar a COP30 quer mostrar que o governo atual, diferentemente do período em que Jair Bolsonaro ficou no poder, tem os temas de sustentabilidade e mudanças climáticas como pontos centrais do mandato. Em 2019, o país deveria ter sediado a COP25, mas por pressão de Bolsonaro e aliados, o então presidente do Brasil, Michel Temer, abriu mão de receber o evento (ANSA).

D – Visita de Estado

O presidente da Finlândia, Sauli Niinisto, fará uma visita de Estado ao Brasil entre os dias 31 de maio e 2 de junho, informou o governo brasileiro na sexta-feira (26). Na quinta-feira (1º), Niinisto será recebido pelo mandatário Luiz Inácio Lula da Silva, que também oferecerá um almoço no Palácio do Itamaraty. Além de Brasília, o chefe de Estado finlandês cumprirá agenda em São Paulo. Brasil e Finlândia têm relações diplomáticas desde 1929 e essa é a segunda visita de Niinisto ao país, sendo a última durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Já a última presidente a visitar o país europeu foi Dilma Rousseff, em 2015. (ANSA).

E – Negócios da Favela

A Escola de Negócios da Favela foi destaque no Excellence in Practice Award do EFMD – European Foundation for Management Development. Com o case “Favela Fundos, FDC e CUFA: Escola de Negócios da Favela”, o projeto conquistou o prêmio Prata da iniciativa, que avalia projetos de escolas de negócios de todo o mundo para desenvolvimento de organizações que geram transformação. Fruto da parceria entre a Fundação Dom Cabral (FDC) com a Central Única das Favelas (CUFA) e a Favela Fundos, o projeto foi anunciado em setembro de 2022 com o objetivo de capacitar moradores de comunidades que já tenham seu próprio negócio.

F – Simpósio X-Culture

Representando o país, suas Universidades e o Projeto Plano de Menina, idealizado pela jornalista e empreendedora social Viviane Duarte, Dayane Silva, estudante de graduação da UNICAMP, e Gabriela Heringer, graduanda em Administração com foco em Comércio Internacional, também pela UNICAMP, embarcam de 12 a 19 julho em uma nova etapa, com uma bagagem para levar para vida toda: a Conferência da Semana Global de Negócios da X-culture, na Universidade Maria Curie Sklodowska, uma entidade que reúne empresas, estudantes e as mais diversas universidades para uma imersão disruptiva, em Lublin, na Polônia. Saiba mais: (https://planodemenina.com.br/).

G – Fronteiras do Pensamento

Pela primeira vez, a PRIO apresenta o Fronteiras do Pensamento, evento que tem como proposta discutir as incertezas que marcam a contemporaneidade e apontar caminhos para superá-las. A edição de 2023 contará com seis conferências presenciais (São Paulo e Porto Alegre), que seguem até 04 de outubro, e transmissões online de encontros que incluem nomes como a iraquiana Nadia Murad – Nobel da Paz, a escritora espanhola Rosa Montero, o neurocientista David Eagleman e o professor de Harvard Michael Sandel. Fonte e outras informações: (https://temporada.fronteiras.com/prelote/).

H – Práticas Sustentáveis

Em um movimento inédito no mercado, a SMU Investimentos, plataforma pioneira em crowdfunding de investimentos no Brasil, lança uma oferta de token de renda fixa com liquidez no mercado secundário. O objetivo é captar R$500 mil em notas comerciais para o Grupo Muda, pioneiro na promoção de práticas sustentáveis por meio da gestão de resíduos, logística reversa e economia circular. A oferta modelada pela Carrera Capital, gestora de capitais do Grupo SMU, tem investimento mínimo de R$1 mil reais, juros 2,25% ao mês e pagamentos trimestrais, num prazo de 18 meses. Ao término da captação, os tokens da operação serão listados no Mercado de Startups SMU, projeto do Sandbox Regulatório da CVM. Saiba mais: (https://smu.com.vc/).

I – Negócios com a Itália

Que tal embarcar em uma missão empresarial à Itália, para desenvolver negócios com fornecedores, clientes e investidores daquele país? Esse é o convite que a Promo Brasile Itália e o Ciesp farão a empresários da Região Metropolitana de Campinas no evento “A Itália encontra Campinas”, que acontece dia 31, às 9h30h, no Ciesp da cidade. “Este será um encontro de apresentação e preparação para a missão empresarial que realizaremos à Itália no segundo semestre de 2023, para promover o networking e fortalecer as relações entre empresários brasileiros e italianos”, explica Ivan Aliberti, procurador da PROMO que visa promover a aproximação com empresários italianos e buscar investimentos italianos para a região (https://www.ciespcampinas.org.br/site/confirmacao_presenca/?id=2779).