A – Colisão de animais com aeronaves nos aeroportos
Por trás dos aviões que decolam e aterrissam a todo momento nos 17 aeroportos da Aena Brasil, existem profissionais que atuam cotidianamente para garantir o sucesso de cada operação. Entre eles, estão os biólogos, que têm como missão evitar colisões de aviões com animais, garantindo a segurança das operações e de todos a bordo. Em 2020, a Aena iniciou esse trabalho de Gerenciamento de Risco de Fauna nos aeroportos que administra no Nordeste, e hoje colhe resultados consistentes. De 2022 para 2023, a concessionária reduziu em 23,64% o índice de colisões com animais nos primeiros aeródromos que assumiu em: Aracaju, João Pessoa, Campina Grande, Juazeiro do Norte, Maceió e Recife. Nestes equipamentos, foram registradas 19,44 colisões para cada 10 mil movimentos no ano passado, enquanto havia 25,46 em 2022. Em números absolutos, foram 277 colisões em 2023 contra 344 em 2022. Desde que o trabalho da Aena começou até o final do ano passado, foram registradas 1.105 colisões nos seis aeroportos do Nordeste. A maior redução foi no aeródromo de Aracaju, onde o número caiu de 44,65 para cada 10 mil movimentos, em 2022, para 25,09, em 2023 (Aena Brasil).
B – Congresso de Contabilidade
Entre os dias 8 e 11 de setembro, em Balnário Camboriú, acontece o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade, sob o tema “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético”, que não apenas oferecerá um panorama das últimas tendências e inovações, mas servirá como uma excelente oportunidade de negócios para os profissionais da contabilidade. Uma combinação de aprendizado, troca de experiências e conexões profissionais em um ambiente moderno e acolhedor. Em debate, temas cruciais como a integração de ferramentas digitais na prática contábil, estratégias para a otimização de processos e como a contabilidade pode se destacar como um serviço imprescindível na era digital. Saiba mais em: (https://21cbc.com.br/).
C – TI: Vagas de Emprego
A V8.TECH, integradora de Tecnologia da Informação (TI) especializada em soluções de transformação digital, abre 20 oportunidades de trabalho para profissionais de Tecnologia. Há vagas para atuação híbrida, 100% remota, abrangendo o Brasil todo, e presenciais. A empresa é uma integradora brasileira de TI que apoia os clientes nos processos de otimização de operações, transformação digital e aceleração do crescimento a partir de um amplo portfólio de soluções, incluindo desenvolvimento e migração de aplicações, projetos DevOps, Big Data e Analytics, além de Inteligência Artificial. Os currículos podem ser enviados através da página de carreiras no site: (https://v8tech.gupy.io/).
D – Oportunidades de Mercado
Nesta quinta-feira (2), a Caixa Econômica Federal levará à leilão 226 imóveis, livres de dívidas e com até 50% de desconto. É a terceira fase do leilão, que acontece em parceria com a Globo Leilões, e oferta apartamentos, casas e terrenos em todo o país. O pagamento deve ser feito à vista, porém, alguns lotes disponibilizam utilizar FGTS como parte do valor. Por outro lado, os lances tem valores ainda mais reduzidos e as condições se tornam mais flexíveis para os participantes. Leilões de imóveis estão conquistando cada vez mais espaço e se consolidando como um negócio rentável para investidores. O negócio atrai, principalmente, pelos preços.
E – Profissionais de Saúde
Os profissionais autônomos da área de saúde já possuem uma funcionalidade para emissão e visualização de notas fiscais eletrônicas. Desenvolvido pelo Serpro, o “Receita Saúde” está disponível no aplicativo da Receita Federal e é destinado a médicos, odontólogos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos de todo o país. O objetivo é o de melhorar a qualidade das declarações pré-preenchidas e reduzir incidências na malha fina. Além disso, o aplicativo permitirá que o profissional indique um representante para emitir recibos em seu nome, mediante uma procuração. Todas essas medidas vão contribuir para dificultar a prática de fraudes que envolvem a falsificação e a venda ilegal de recibos.
F – Programas de Estágio
As empresas Indorama Ventures – Indovinya, Softys, Denspo e Henkel, líderes na produção de intermediários químicos e surfactantes com presença global e uma das principais produtoras petroquímicas do mundo, estão com inscrições abertas para programas de estágio. As oportunidades são para estudantes de graduação das cidades de Caieiras, Itapevi, Jundiaí, Mauá, Mogi das Cruzes, Santa Bárbara d’Oeste, Tremembé e São Paulo, em SP, além de Anápolis/GO, Camaçari/BA, Betim/MG, Curitiba, Goiana/PE e Piraí/RJ. Os estudantes devem se inscrever pelo site (https://www.ciadeestagios.com.br/).
G – Última Geração
A Azul, líder em voos e destinos no Brasil, confirmou o recebimento de 13 novas aeronaves Embraer 195-E2, que passarão a compor sua frota, em investimento de mais de R$3 bilhões. Os equipamentos serão entregues ao longo dos próximos meses, até o final do ano. O anúncio foi feito na sede da Embraer, em São José dos Campos, durante a cerimônia de batismo de uma aeronave, que recebeu o nome Azul & Embraer. Orgulho do Brasil. Possui capacidade para 136 Clientes, e é a maior e mais moderna aeronave fabricada no Brasil. O equipamento é o modelo de corredor único mais eficiente atualmente no mercado, oferecendo uma economia de até 25% de emissões de CO2.
H – Mercados de Drones
Drones, foguetes, satélites, captura da realidade e carros voadores. À primeira vista parecem assuntos distantes. Entretanto, todos eles estão intimamente ligados e são dependentes uns dos outros. E é a partir dessa perspectiva que a MundoGEO organizará as feiras DroneShow Robotics, SpaceBR Show, MundoGEO Connect e Expo eVTOL, que serão realizadas simultaneamente entre 21 e 23 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. Entre os expositores estão fabricantes, representantes, prestadores de serviços e instituições de educação e do governo. Na soma estarão presentes mais de 200 marcas. Inscrições e programação: (www.mundogeoconnect.com), (www.droneshowla.com), (www.spacebrshow.com) e (www.expoevtol.com).
I – Economia Criativa
A Central, embaixada cultural localizada no centro de São Paulo, apresenta a partir do próximo dia 5, e mensalmente, o seu mais novo projeto: Mercado Central, uma espécie de feira dominical com música, arte urbana, design, moda e gastronomia de diversas regiões para preencher o domingo do público da cidade. O evento será gratuito, a curadoria será realizada pelo produtor cultural Chico Lowndes e reunirá artistas e empreendedores, distribuídos em estandes modulares, em um polo de economia criativa, lifestyle, gastronomia e diversão, com muita música, talks e workshops. Além disso, em cada edição, o evento apresentará uma programação musical diferente. Mais informações e inscrições para expor contate ([email protected]) ou tel. (11) 96140-5219.
J – Mercado de Trabalho
Amanhã (1º de maio), uma oportunidade se apresenta para aqueles que buscam uma colocação no mercado de trabalho. Um mutirão de emprego online, resultado de uma parceria entre o Banco Nacional de Empregos e o Trabalha Brasil, promete disponibilizar mais de 800 mil vagas em todo o país. O evento digital reunirá 170 mil empresas, com oportunidades em diversos setores. Com o intuito de democratizar o acesso às vagas, o mutirão pretende ser uma ponte entre empregadores e candidatos, facilitando a conexão entre ambos. Interessados podem acessar (www.trabalhabrasil.com.br) e (www.bne.com.br) onde terão acesso às vagas disponíveis e poderão submeter seus currículos para as candidaturas desejadas.
K – Capacidade Operacional
Campina Grande está na rota do Brasil. Com o dobro da capacidade operacional e totalmente renovado, o aeroporto paraibano agora oferece rotas estratégicas, com voos para sete destinos, sendo seis diretos e diversas possibilidades de conexões todos os dias. Administrado pela Aena, o aeródromo opera atualmente quatro ligações para capitais do Nordeste: Recife, Salvador, Fortaleza e Maceió. Já no Sudeste, são três ligações: Rio de Janeiro (Galeão), São Paulo (Congonhas) e Confins (MG). A reforma proporcionou um aumento na malha aérea de Campina Grande, a maior expansão da história da região. Cada um dos destinos foi pensado de maneira estratégica para atender à demanda dos clientes e incentivar o turismo na cidade paraibana.