A – Panetone artesanal supera industrializado na Itália
Uma pesquisa realizada pelo instituto Nielsen revelou que a preferência das famílias italianas pelo panetone artesanal superou a do industrializado durante o período natalino. Os dados compilados a pedido da empresa Csm Bakery mostram que os panetones artesanais continuam a ser obrigatórios nas comemorações no país europeu. Entre as preferências de sabores estão o clássico ou os sem passas e frutas cristalizadas, os com creme de gemada, glacê ou chocolate, além do vegano ou light. Para os residentes da Sardenha, no sul da Itália, um dos tipos preferidos é o feito com alcachofra espinhosa, laranja, vernaccia – variedade de uva -, iogurte, mirto, tangerina e marmelo. A versão artesanal, inclusive, representa 52% do valor total do setor. Na Itália foram vendidas mais de 50 milhões de peças (mais de 26 mil toneladas), um total de 195 milhões de euros, apesar do pós-Covid e da crise energética e econômica. O número representa um aumento de 19,5% em comparação com o mesmo período do ano passado (ANSA).
B – Futuro Melhor
Para as tradicionais boas ações de final de ano, o Alicerce Educação traz uma opção para corporações e filantropos que desejam transformar vidas. A empresa de impacto social reforça sua campanha ‘Base que Transforma’, para viabilizar bolsas de estudos para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Com um investimento de R$2.112 é possível oferecer uma bolsa de estudos a uma criança ou jovem, com alimentação incluída, pelo período de seis meses, mas as doações podem ser feitas em qualquer valor. Para saber como doar, acesse: (https://campaign.doare.org/campanha/
238585/projeto-base-que-transforma/instituto-alicerce).
C – Redução de Alíquota
Para incentivar a economia carioca, impulsionando o mercado de franquias da cidade, foi sancionada pelo prefeito Eduardo Paes a Lei aprovada pela Câmara do Rio, que reduz de 5% para 2% a alíquota do ISS para os prestadores de serviços de franchising, e permite o parcelamento do débito dessas empresas junto ao município em até 60 vezes. A lei teve o apoio do SindRio e da Abrasel. Além de incentivar as empresas que prestam serviços de franquia – que empregam quase 1,4 milhão de pessoas em todo o País –, o objetivo é refrear a saída dessas empresas do município do Rio de Janeiro, tendo em vista os benefícios oferecidos por outras cidades pelo Brasil.
D – Chegada de Contêineres
O período de chegada de caminhões destinados ao Porto de Santos, transportando contêineres e carga solta, será reduzido a partir de 1º de janeiro. A tolerância passa a ser de três horas após a janela de agendamento (uma mais três = quatro horas). A regra para os caminhões graneleiros não muda. Esta alteração é a segunda fase prevista na Norma da Autoridade Portuária que entrou em vigor no dia 1º de outubro. Até então, os terminais do Porto marcavam um horário no agendamento com a SPA e tinham limite de até cinco horas para receber veículos. A partir de 1º de outubro até dia 31 de dezembro, este limite caiu para quatro horas. A partir do dia 1º de janeiro até dia 1º de abril, será de três e, após este prazo, será de duas horas além do horário estipulado.
E – Coroa no Escudo
Em homenagem ao ex-jogador Pelé, que está internado há quase um mês em São Paulo, o Santos passará a usar uma coroa em seu escudo a partir de 2023. A honraria, que recorda o “Rei do Futebol”, ficará estampada acima do emblema do clube alvinegro, entre as duas estrelas que fazem referência aos títulos mundiais de 1962 e 1963. A homenagem ao ex-craque estará presente pela primeira vez nos uniformes santistas na estreia da equipe sub-20 na Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha. O duelo será em 4 de janeiro, contra o São Raimundo-RR, em Santo André. A proposta de adicionar a coroa no distintivo do Santos foi aprovada em novembro e, segundo o clube, estará nas camisas de todas as categorias do time (Ansa).
F – Setor de Eventos
As empresas de eventos, turismo, cultura e entretenimento têm até a próxima sexta-feira (30/12) para aderir aos benefícios do Programa Emergencial da Retomada do Setor de Eventos (Perse). A medida prevê a isenção de quatro tributos federais por um período de cinco anos aos quatro segmentos como forma de compensar as perdas acumuladas durante o período de pandemia da Covid-19. Para aderir à isenção, as empresas dos segmentos de eventos, turismo, cultura e entretenimento deverão realizar essa opção por meio do site (https://www.regularize.pgfn.gov.br/), da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN).
G – Nome e Gênero
A Nestlé renovou a parceria com a startup jurídica Bicha da Justiça através do projeto “Orgulho do meu RG”, que auxilia pessoas transgêneras em situação de vulnerabilidade econômica a alterarem nome e gênero em documentos como Certidão de Nascimento, RG e CPF. Hoje, o custo que envolve a retificação de nome e gênero em cartório pode chegar a R$ 1,5 mil. Caso o pedido seja feito por meio de serviços advocatícios, o serviço pode custar mais de R$ 5 mil. A gratuidade é garantida por meio da Defensoria Pública para pessoas que comprovam insuficiência de renda. Por meio do projeto “Orgulho do meu RG”, o trâmite pode acontecer sem nenhum custo. Outras informações, acesse: (https://bichadajustica.com/).
H – Decisão de Carreira
A Fundação Estudar abriu inscrições para o curso ‘Decisão de Carreira Na Prática’. A iniciativa gratuita por tempo limitado é online e traz uma série de vídeo aulas e ferramentas poderosas usadas em processos de mentoria para que os jovens tenham maior clareza sobre suas aspirações e possíveis trilhas de carreira. O objetivo da organização é auxiliar os alunos a refletirem sobre como desenvolver a sua motivação e auto realização na sua profissão e propor inspirações para mostrar que qualquer mudança profissional é possível. É direcionado para aqueles que procuram encontrar um trabalho alinhado com seus interesses e habilidades para ter mais realização pessoal e profissional no cotidiano. Mais informações e inscrições: (https://conteudos.napratica.org.br/decisao-de-carreira-na-pratica/).
I – Mapa de Empresas
O Brasil registrou, entre janeiro e novembro, um saldo de mais de dois milhões de novas empresas. Neste período, foram abertas em todo o país mais de 3,62 milhões de empresas (3.624.827). Levando-se em conta o número de empresas extintas no mesmo período, o saldo ficou positivo em 2.067.588 de novas empresas. Os dados constam nos Painéis do Mapa de Empresas do Ministério da Economia. As medidas adotadas para desburocratizar os serviços deram mais agilidade ao processo e, em 2022, o tempo médio para abertura de uma empresa no Brasil é de 1 dia e 5 horas. O Brasil conta atualmente com cerca de 20 milhões de empresas ativas (20.056.132). Deste total, 19,18 milhões são matrizes e 875,9 mil são filiais, todas em atividade
J – Energia Compartilhada
A Enel X, empresa de soluções em energia do Grupo Enel, acaba de anunciar uma parceria com a Prospera, startup focada em alta tecnologia, para fornecer energia solar compartilhada a micro e pequenos empreendedores brasileiros. O modelo de negócio funciona como um programa de benefícios. Clientes que contratam energia solar pela plataforma da parceria têm acesso a serviços financeiros, com destaque para uma máquina de pagamentos da Prospera, a ECO 100. À medida que o estabelecimento recebe pagamentos por meio desse dispositivo, o comerciante acumula bônus que reduzem seu custo final com a conta de luz, podendo até zerar essa despesa. Saiba mais em: (https://www.enelx.com/br).
K – Líder do Ano
Líder de mercado em 2022, a Fiat tem mais motivos para comemorar no ano. A marca e seus produtos foram reconhecidos 31 vezes em 17 premiações importantes do setor automotivo e de outras áreas no período. A Fiat venceu como Montadora do Ano no prêmio UOL Carros, como Tendência Automotiva pelo Trend Car 2023 e foi eleita entre as Melhores Empresas em Satisfação do Cliente pelo Instituto Mesc. De seu portfólio, o grande vencedor do ano foi seu primeiro SUV Coupé: o Fastback, que levou 12 prêmios. Com as mudanças e lançamentos, em 2021 a Fiat fechou o ano com participação de 21,7%, garantindo 22,0% de market share em 2022, recorde nos últimos dez anos entre todas as marcas. A Fiat também é líder no acumulado do ano em vans, picapes e hatches.