A – Semana Investe em Mim
A Liga Digital, projeto que leva educação gratuita e online em e-commerce, marketing digital e programação a jovens brasileiros de baixa renda, criou o evento ‘Semana Investe em Mim’, a ser realizado totalmente online, de 2 a 5 de agosto. O evento oferece mentoria gratuita e geração de oportunidades de emprego na área digital a estudantes provenientes da rede pública de ensino. O CIEE coordena um painel de oportunidades para os jovens, para primeiro emprego, estágio e jovem aprendiz. Já a Faculdade Metodista oferece bolsas sociais de 50% para que os jovens possam ingressar em cursos superiores, além de salas de aula e laboratórios em finais de semana para auxiliar na formação e experiência dos jovens. A inscrição no evento é gratuita e pode ser feita em: (https://aligadigital.com/investe-em-mim/).
B – Tecnologia Digital
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo abriu inscrições para empresas de tecnologia digital interessadas em apresentar conteúdos, ferramentas e plataformas, em formato digital, que facilitam, potencializam e apoiam as atividades de docentes, estudantes e gestores, para fins pedagógicos e/ou administrativos. Os recursos educacionais digitais selecionados e avaliados vão compor o Guia de Recursos Educacionais Digitais do Estado, um catálogo digital que será disponibilizado para todas as escolas da rede pública estadual. O objetivo da ação é construir um catálogo de recursos educacionais digitais qualificados que poderão ser adquiridos diretamente pelas escolas. As inscrições devem ser feitas em: (www.guiadetecnologia.educacao.sp.gov.br).
C – Emoji Elétrico
Fundadores do World EV Day e Green.TV estão lançando o desafio “EVmoji”, para jovens participantes no Brasil com até 16 anos, para criarem um emoji que simbolize um veículo elétrico. Como ainda não existe um emoji oficial que represente os EVs, a ABB e a Green.TV estão lançando um desafio para a próxima geração de motoristas de veículos elétricos, afim de criarem aquilo que as empresas estão chamando de EVmoji, o primeiro símbolo emoji do mundo para EV – veículos elétricos. O desafio EVmoji está aberto para participantes entre 6 e 16 anos de idade. Os desenhos, imagens e gráficos digitais do EVmoji devem ser postados até 20 de agosto por meio de uma conta pessoal ou dos pais no Facebook, Instagram, LinkedIn ou Twitter com a hashtag #EVmoji. Saiba mais em: (https://www.worldevday.org/emoji-terms-and-conditions).
D – Programa de Formação
É pensando na formação de pessoas e em capacitar profissionais que desejam ingressar no mercado de tecnologia, que o Grupo FCamara, consultoria de soluções tecnológicas e transformação digital, realiza há cinco anos o Programa de Formação, e lança agora em agosto a segunda edição do ano. As inscrições são gratuitas e acontecem de 2 a 14 de agosto. Se divide em dois processos: um de seleção, onde conta com três etapas: teste, entrevista e hackathon, todas online; e por fim, o processo de formação. As vagas são remotas, e os aprovados trabalham seis horas diárias, podendo trabalhar oito horas em caso de efetivação. Os benefícios incluem: vale refeição ou vale alimentação, vale transporte, plano de saúde, além de acesso e descontos em cursos. Inscrições: (https://digital.fcamara.com.br/programadeformacao).
E – Área de Logística 4.0
O Grupo Voith, empresa de tecnologia com atuação global, é um dos participantes do Startups Connected, programa da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, que objetiva promover a conexão entre startups e empresas já estabelecidas. O desafio da Voith é focado no setor de Logística 4.0 e busca startups com soluções para a gestão da operação logística, especificamente o transporte de cargas, para o mercado de bens de capital sob encomenda. O programa terá sete desafios, cada um deles liderado por uma empresa ou instituição âncora. Ss startups selecionadas para o top 5 de cada desafio apresentarão seus projetos para a banca da empresa. As inscrições podem ser feitas pelo site (www.startupsconnected.com.br).
F – Check-up Tecnológico
O Grupo Máxima, líder em soluções de força de vendas e e-commerce, trade marketing e logística para a cadeia de abastecimento, convida empresas e profissionais da área para participarem do Check-Up Tech. O evento on-line e gratuito, acontece na próxima terça-feira (3), a partir das 9h, e vai apresentar um diagnóstico ao vivo dos pontos mais sensíveis em duas áreas essenciais na cadeia de abastecimento: o armazém e as vendas on-line. Focada em gestão do armazém especialistas vão falar sobre a importância da área enquanto ‘cofre da empresa’, já que nela rodam processos complexos e diários que, com falhas recorrentes, podem aumentar o custo operacional logístico e acabar com a saúde do negócio. Inscrições em: (https://bit.ly/3ixYN1g).
G – Expansão do E-commerce
A Maison francesa Cartier lançou seu e-commerce no Brasil em 2019 com o objetivo de expandir sua presença nacional. Pouco depois deste lançamento, o mercado como um todo sofreu o colapso ocasionado pela Covid-19. Entretanto, os resultados alcançados pela Cartier em 2020 superaram em grande medida as expectativas para o ano. A e-boutique totalizou um faturamento previsto somente para o quinto ano de operação, representando 10% das vendas retail da Cartier no país e quase que quintuplicando suas vendas comparadas a 2019. Com isso, a Maison vai aumentar o budget destinado à expansão deste canal, investindo em comunicação. Em logística, novas modalidades de entrega serão implementadas possibilitando, na cidade de São Paulo, entregas em até 4 horas. Saiba mais: (www.cartier.com.br).
H – Geração de Inovações
A Petrobras prorrogou para 15 de agosto, o prazo de inscrições do 3º edital do Programa Petrobras Conexões para Inovação – Módulo Startups – em parceria com o Sebrae. Com valor total de R$ 22 milhões, este é o maior edital de inovação já aberto no setor de óleo gás e energia voltado para startups e pequenas empresas. As selecionadas terão oportunidade de desenvolver soluções e modelos de negócios já acessando uma fatia relevante do mercado: a demanda da Petrobras, com potencial de escalar na indústria nacional e internacional. Há desafios nas áreas de eficiência energética, tecnologia de segurança, robótica, redução de carbono, modelagem geológica, tecnologia de inspeção e tecnologia digital. Inscrições: (https://www.worldlabs.org/opportunity/petrobras-conexoes-para-inovacao-modulo-startups/about).
I – Economia Digital
Nos dias 30 e 31 de agosto e 1 e 2 de setembro, acontece o Digitalks Expo 2021, principal evento de negócios da economia digital e tecnologia. Com o tema “A transformação é contínua”, o evento será online e gratuito em uma única sala de transmissão. Dentre as novidades, está o Prêmio ABRADi Digitalks/Profissional Digital 2021. Também acontece o Prêmio WSA, a maior premiação de Inovação Digital do país, e o Prêmio Empresa +Digital, que reconhece as empresas mais bem posicionadas para enfrentar os desafios e colher as oportunidades do mundo digital. A expectativa é realizar um evento cada vez maior em que milhares de pessoas possam se conectar de qualquer lugar do mundo. Inscrições: (https://digitalks.com.br/expo/).
J – Conexão com Startups
A Irani Papel e Embalagem, uma das principais indústrias de papel e papelão ondulado do Brasil, está com a 2ª edição do Irani Labs – seu programa de conexão com startups – aberta. Alinhada à estratégia de inovação da companhia, o programa visa identificar soluções inovadoras e sustentáveis que contribuam para a aceleração do seu modelo de negócios, além de impulsionar os projetos e produtos das startups selecionadas. As vencedoras terão a oportunidade de se tornar parceiras da empresa, testar e cocriar as soluções propostas nas unidades fabris da companhia, além de contar com um processo de contratualização simplificado. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na página: (www.irani.com.br/iranilabs).
K – Idosos e Fake
A Universidade de São Paulo (USP) vai ofertar um curso online e gratuito para ajudar idosos a identificar fake news. A iniciativa quer mostrar a importância da averiguação de mensagens e informações. A capacitação vai apresentar atitudes e práticas que podem contribuir para diminuir a disseminação de notícias falsas em aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp e outras redes sociais. As aulas vão ocorrer em uma plataforma online entre 2 de agosto e 3 de setembro, sempre às terças e quintas-feiras, das 15h às 17h. Inscrições: (https://uspdigital.usp.br/apolo/).