Negócios em Pauta 24/01/2019

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

A – Bolsas de Estudo

Começaram as inscrições para o programa de bolsas da Fundação Estudar. Jovens de 16 a 34 anos, matriculados ou cursando o ensino superior no Brasil ou exterior, podem concorrer a uma das quatro categorias de bolsa: graduação completa no Brasil; intercâmbio acadêmico de graduação ou duplo diploma (intercâmbio), graduação completa no exterior ou pós-graduação no exterior. O processo seletivo, um dos mais concorridos do Brasil, é composto por 7 etapas, entre elas um painel com a participação de membros do Conselho da Fundação Estudar, que hoje inclui os fundadores Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. Os interessados devem fazer a inscrição pelo site: (http://bit.ly/2RrLpkp).

B – Setor de Acessibilidade

O setor de órteses, próteses e materiais especiais (OPME) vem crescendo graças à evolução tecnológica e a maior preocupação das pessoas com a própria saúde. Esse segmento da indústria movimenta cerca de R$ 20 bilhões anualmente. Diante desse cenário a 16ª Reatech – Feira
Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, apresentará as novidades do setor e estimular a busca por soluções para o mercado. O principal evento na América Latina acontece de 13 a 16 de junho, no São Paulo Expo Center. Nos últimos anos, a demanda por OPME gerou o aparecimento de mais concorrência no setor. Existem hoje no Brasil 3.600 empresas operando entre fabricantes, importadores e distribuidores. Saiba mais (www.http://reatechbrasil.com.br/16/).

C – Distribuição de Energia

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica acaba de lançar um serviço para denunciar as distribuidoras de energia que descumprem as regras e dificultam o acesso do consumidor à geração distribuída. A entidade criou uma espécie de ouvidoria online, para que as empresas do setor possam relatar oficialmente os problemas encontrados com as concessionárias durante todo o processo de conexão dos clientes à rede local de distribuição de energia. Entre as queixas mais frequentes, estão atrasos na vistoria e homologação do sistema instalado, cobrança de valores excessivos nas obras para conexão à rede e exigência de documentos não autorizados pela Aneel. O endereço do novo serviço da entidade é (http://www.absolar.org.br/ouvidoria).

D – Redação de Patentes

Nos dias 25 e 26 de fevereiro, a UFSCar sedia o workshop “Redação de Patentes, Além dos Guias + Oficinas Práticas”, que objetiva capacitar os participantes a darem primeiros passos na redação de patentes, incluindo a execução de buscas, identificação e leitura de documentos relacionados, definição do escopo da invenção, decisão sobre formas de proteção, elaboração de quadros reivindicatórios e relatórios descritivos. Serão realizadas oficinas de busca de patentes e mapeamento de segmentos tecnológicos, com base em informações contidas em patentes. O evento é aberto ao público, mas direcionado a pesquisadores, empresários, gestores e inventores, independentemente de conhecimento prévio sobre o tema. Pré-inscrições no site (https://bit.ly/2R1JP3J). As vagas são limitadas.

E – Formação de Preços

Uma das questões mais importantes na determinação do lucro de uma empresa se relaciona ao processo de formação de preço de seus produtos ou serviços. Pensando nisso, a ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas realiza no próximo dia 30, das 9h às 18h, em sua sede, o curso “Como Formar Preços Competitivos e Lucrativos na Indústria’. O conteúdo é indicado para empresários, gerentes financeiros, de marketing, de vendas, controllers, analistas financeiros e demais interessados na formação do preço. Informações:(http://www.abimaq.org.br/site.aspx/Todos-os-Cursos-demg?codCurso=XaDfot3kcys=).

F – Intercâmbio Musical

Em agosto de 2019, seis jovens músicos selecionados entre 18 e 25 anos de idade irão para a Noruega, Malawi e Moçambique como participantes de um intercâmbio internacional promovido pela Amigos do Guri, programa da Secretaria de Cultura do Estado. Nos três países, os jovens selecionados permanecerão por 10 meses e terão a oportunidade de atuar como voluntários em projetos musicais, sociais e culturais – como festivais, competições e capacitações. Desde 2015, esta iniciativa já beneficiou 40 jovens brasileiros e estrangeiros. Os interessados devem realizar a inscrição de 4 de fevereiro a 12 de março, pelo site (www.projetoguri.com.br).

G – Advogados Inovadores

Quando surge a necessidade de se contratar um advogado, burocracia, morosidade e palavras complicadas em contratos longos são uma das primeiras coisas que vem à tona no pensamento de muitos brasileiros. Em seguida, surge o martírio de selecionar o profissional mais confiável e capacitado em meio a um oceano de opções. Foi pensando em resolver situações como essas que a lawtech Roundlaw iniciou sua operação no Brasil, no ano passado. Atuando em São Paulo, Rio e Brasília, a plataforma conecta os cinco advogados mais inovadores e os cinco mais renomados de diversas especialidades aos seus potenciais clientes. Conheça mais: (www.roundlaw.com).

H – Vacinologia na Europa

As inscrições para o Curso Internacional de Vacinologia estão abertas até o próximo dia 31. O curso faz parte do Leading International Vaccinology Education (LIVE), iniciativa do programa da União Europeia Erasmus+, e dedica algumas bolsas para brasileiros. O LIVE é um programa de dois anos para estudantes interessados em estudos multidisciplinares em Vacinologia. Os alunos terão aulas em Barcelona, Antuérpia e Lyon. O último semestre é dedicado a um estágio, que poderá ser realizado em uma das 40 universidades, instituições de pesquisa ou indústrias farmacêuticas na Europa, África, Ásia ou América Latina que participam do programa. As instituições brasileiras participantes são a USP e o Instituto Butantan. Mais informações: (http://live.univ-lyon1.fr/).

I – Campanha Maria da Penha

O governador João Doria promulgou a lei que institui a “Campanha Estadual Maria da Penha”, a ser comemorada anualmente, em março, nas escolas estaduais e particulares do Estado. Os alunos vão desenvolver atividades pedagógicas sobre a Lei Maria da Penha, além de reflexões sobre o combate à violência contra a mulher. As atividades contemplam também a conscientização sobre a importância do respeito aos direitos humanos e à Lei do Feminicídio, com a finalidade de prevenir e evitar as práticas de violência contra a mulher. Os estudantes receberão esclarecimentos sobre a necessidade da efetivação de registros de denúncias dos casos de violência contra a mulher nos órgãos competentes, onde quer que ela ocorra.

J – Tipicamente Suíço

Bem pertinho do Monte Titlis, o vilarejo de Engelberg encanta pela beleza e pelo estilo de vida suíço. O visual calmo, charmoso e em meio à natureza faz com que a paisagem pareça ter sido retirada de dentro dos livros de contos de fadas. Ao conhecer este paraíso, é possível se hospedar no TITLIS Resort, um complexo para aqueles viajantes que preferem ter o seu próprio espaço de forma mais independente. A poucos minutos da base da montanha, o empreendimento oferece apartamentos totalmente equipados para locação, com configurações que vão de studios a opções com dois ou três quartos. Saiba mais em: (https://www.titlis.ch/pt).