Negócios em Pauta 23/09/2016

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 22 de setembro de 2016

A – Corrida e Caminhada

O Instituto Se Toque, que atua na prevenção do câncer de mama, realiza, em parceria com a Latin Sports, sua primeira corrida e caminhada: a “Se Toque Run”. Acontece neste domingo (25), no Campo de Marte, dando início às comemorações do ‘Outubro Rosa’, mês dedicado à causa. Os participantes poderão prestar uma homenagem a alguém que já esteve ou está em tratamento por conta da doença. O número de identificação do atleta, localizado na altura do tórax, permitirá a fixação do nome. De acordo com Monica Serra, presidente do Instituto, essa ação ajudará mulheres a dar um primeiro e importante passo na direção de uma vida mais saudável. Inscrições: (www.setoquerun.com.br).

B – Vagas para Aprendizagem

As 2 mil vagas abertas pelo CIEE para o programa Aprendiz Legal, em todo o País, são voltadas a jovens com idade entre 14 e 24 anos que tenham concluído ou estejam cursando o ensino fundamental ou médio. A contratação possibilita o ingresso no mercado de trabalho, com carteira assinada por prazo máximo de dois anos e recebam capacitação teórica na área que vão atuar. Os cursos de capacitação teórica ministrados pelo CIEE são oferecidos em diversas modalidades. Os interessados podem ter mais informações e se candidatar gratuitamente às vagas pelo site (www.ciee.org.br).

C – Setor Portuário

A Ramboll Environ, consultoria multinacional em engenharia e projetos multidisciplinares, participa da IX Pianc-Copedec 2016 (Conferência Internacional de Engenharia Costeira e Portuária em Países em Desenvolvimento), que acontece de 16 a 21 de outubro, no Rio de Janeiro. A empresa promoverá palestra sobre os projetos de prevenção e adaptação dos portos às mudanças climáticas, com a participação de um dos maiores especialistas internacionais em gestão de portos, Doug Daugherty, diretor sênior da Ramboll Environ e representante dos EUA, que dará exemplos reais, como o dos portos de Manila e do Gabão, cujo planejamento foi realizado pela Ramboll Environ. Saiba mais em (www.ramboll-environ.com).

D – Um Dia de Debates

Um dos principais espaços para debate das linhas conjunturais que afetam diretamente o mundo dos negócios, o Exame Fórum, que acontece nesta terça-feira (30), no Hotel Unique, já tem 24% a mais de inscritos na comparação com a edição passada. O evento terá um dia inteiro de discussões sobre o novo cenário político e econômico do país, e sobre como aproveitar as oportunidades da retomada. Autoridades, empresários e especialistas de peso já confirmaram presença. En tre os quais: Henrique Meirelles, Maria Silvia Bastos Marques, Moreira Franco, Pedro Parente, Eduardo Giannetti, Christopher Garman e Paulo Leme. Informações:(http://exame.abril.com.br/eventos/exame-forum/2016/inscricoes/).

E – Energia e Boas Idéias

Curitiba vai receber 300 estudantes para o Hackathon Sendi 2016 – uma maratona de programação voltada ao setor de energia. Realizado pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica e organizado pela Copel, Universidade Positivo e Senai, o evento acontece de 4 a 6 de novembro, no Expotrade. As vagas são limitadas por área de atuação e divididas em quatro desafios. Podem participar estudantes de graduação e pós-graduação de todo o Brasil. As equipes serão formadas por 5 integrantes, sendo obrigatório um desenvolvedor, um designer e um estudante de negócios. Alunos de outras áreas também são bem-vindos e quanto mais heterogênea a equipe, mais chance de saírem boas ideias. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas pelo site (www.sendi.org.br).

F – Modais de Transporte

Entre os dias 4 e 6 de outubro, no Expo Center Norte, acontece o TranspoQuip Latin America, voltado à infraestrutura de transporte para os modais rodoviário, aeroportuário, ferroviário e portuário. Principal evento para o setor, reúne um número crescente de expositores e visitantes e exibe uma oferta de produtos mais completa com objetivo de orientar os profissionais da indústria em suas decisões de compra. O evento é pensado estrategicamente para fomentar novas iniciativas não só no Brasil mas especialmente em países considerados de peso no desenvolvimento de infraestrutura para transportes, como Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Outras informações: (www.transpoquip.com.br).

G – Saúde Mental

O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP realiza a quinta edição do IPq Portas Abertas no próximo dia 30. O evento terá mais de 150 palestras sobre diferentes transtornos neuropsiquiátricos. Objetiva esclarecer sobre as doenças mentais, mostrando o que são, como se apresentam, sintomas, causas, tratamentos, perspectivas e qualidade de vida, combatendo, por meio da informação, o estigma e preconceito associados aos transtornos mentais. Entre os temas: Transtorno de ansiedade generalizada; Pânico e fobias; Amor e ciúme patológicos; Como turbinar a memória; Transtorno bipolar, entre outros. Mais informações: tel. 2661-7288 ou (www.ipqhc.org.br/palestra).

H – MBA Virtual ao Vivo

O professor chega à universidade, liga a câmera e leciona para os executivos conectados a aparelhos remotos de qualquer lugar do mundo. Este é o novo modelo de ensino da Febracorp University, onde as aulas são realizadas em tempo real, mas a presença dos alunos é obrigatória e virtual. É diferente dos tradicionais cursos à distância, pois surgiu da junção do que há de melhor no ensino presencial e digital. Durante as aulas, os alunos terão trabalhos em grupos e poderão esclarecer dúvidas diretamente com o professor. O novo formato de MBA possui carga horária de 410 horas, incluindo disciplinas eletivas. Para mais informações, acesse (www.febracorp.org.br).

I – Administração de Condomínios

Nos dias 5 e 6 de outubro, acontece o Enacon, o encontro das empresas especializadas em administração de condomínios, promovido pelo Secovi-SP. Destinado a proprietários, diretores, gerentes e demais profissionais que atuam nas empresas especializadas em administração de condomínios, o evento terá palestrantes renomados, como o filósofo Leandro Karnal, a jornalista Denise Campos de Toledo, o historiador Marco Antonio Villa, a consultora Vania Ferrari e o desembargador Sylvio Capanema de Souza. Dentre os temas: Inovação e Tecnologia; Liderança em Tempos de Transformação; Jeitinho Brasileiro: Vida sem Ética dá mais Trabalho. Programação:(www.enacon2016.com.br). Mais informações tel. 5591-1306.

J – Mercado de Arroz

Para fortalecer o fornecimento de um dos principais alimentos do brasileiro, a JJ Food Solutions apresenta a Riva, a nova marca de alimentos do Brasil. Com uma importação de 1.200.000 fardos/ano de arroz para o país, a Riva vai alimentar uma parcela do mercado que em 2015 consumiu 12 milhões de toneladas. Importado do Paraguai, o produto será vendido nas redes atacadistas e cestas básicas, abastecendo o mercado brasileiro. Com uma produção 14% menor que de 2015, o arroz nacional alcançará a margem das 10 milhões de toneladas para 2016. Os dados são da Conab, que afirma que a queda se deve pela expansão das lavouras de soja, que diminuiu a área das plantações de arroz em 6%. Outras informações no site: (http://jjfoodsolutions.com/produtos/riva/).

K – TI no BTG Pactual

Os interessados em participar do “Technology Internship Program”, de estágio em TI do BTG Pactual, maior banco de investimento da América Latina, têm até domingo (25) para se inscreverem. O programa visa recrutar jovens talentos para atuar na área de TI aplicada ao mercado financeiro. As vagas estão disponíveis nos escritórios de São Paulo e Rio de Janeiro. Os candidatos deverão estar cursando faculdades nas áreas de Tecnologia ou Engenharia (Elétrica, Eletrônica, Mecatrônica, Mecânica ou da Computação), com previsão de conclusão do curso em até dois anos. É desejável fluência no idioma Inglês. Inscrição (www.btgpactual.com).

L – Curso de Pilotagem

Em parceria com o Instituto Ayrton Senna, o Speedland, maior complexo de kart do Brasil, abre inscrições para as próximas aulas de pilotagem para crianças de 7 a 15 anos. O primeiro módulo começa no dia 1º de outubro, na Rua Ulisses Cruz, 275, Tatuapé. O curso tem o personagem Senninha como embaixador e parte do valor das aulas é revertido para o Instituto Ayrton Senna para apoiar a transformação da educação pública em mais de 700 municípios em todo o país. O curso possui quatro módulos (básico, intermediário, avançado e super avançado) com 6 horas de carga horária cada fase, divididos em dois dias de curso, sempre aos sábados e domingos. Informações tel. 94756-0929 ou ([email protected]).

M – Comércio Eletrônico

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição da Rakuten Expo. O evento se consolidou como uma das referências para o e-commerce nacional e que acontece no dia 6 de outubro, no WTC Golden Hall. O tema é o “Otimismo”, tendo em vista as expectativas positivas para o e-commerce, que deve crescer 8% em 2016, mesmo frente às atuais turbulências econômica e política no país. O evento objetiva apresentar soluções de tecnologia e compartilhar os cases de sucesso do varejo online para que os lojistas virtuais e profissionais do comércio eletrônico que desejam adquirir conhecimento sobre as melhores práticas do mercado. Mais informações e inscrições: (http://www.rakuten.com.br/Expo).

N – Negócio das Startups

Acontece na próxima quarta-feira (28), das 14h00 às 17h00, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, campus Higienópolis, o II Workshop de Pitches, evento que irá apresentar o modelo de negócio das startups do MackMobile à empreendedores, investidores e acadêmicos. É um programa extracurricular que ensina os alunos a desenvolverem dispositivos móveis a partir do acompanhamento e monitoramento dos professores da Faculdade de Computação e Informática, porém, qualquer aluno pode participar, desde que se inscreva no processo de seleção e seja classificado. Oportunidade para os alunos mostrarem suas startups para o mercado e contatar potenciais investidores. O evento é gratuito e aberto ao público. Inscrições pelo e-mail: ([email protected]).