Negócios em Pauta 23/03/2017

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 22 de março de 2017

A – Renda para Crianças

Mais de 9 milhões de paulistas poderão doar parte de seu imposto de renda para ajudar projetos sociais. Os contribuintes tem a opção de destinar 3% do imposto de renda devido de Pessoa Física para o Fundo Estadual da Criança e do Adolescente. Há a possibilidade também de, quem tiver imposto a restituir, realizar as doações. Ao comprovar à Receita que fez uma destinação, o valor é descontado do imposto já retido na fonte e não representa um custo a mais para o contribuinte. É uma maneira de ser solidário, sem colocar um dinheiro extra. Além disso, as empresas podem fazer as destinações, de até 1% do imposto de renda devido, durante o ano todo (www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br).

B – Projetos Sociais

O curso online de Avaliação Econômica de Projetos Social está com inscrições abertas até o próximo dia 26. Os interessados devem realizar a inscrição no site (http://www.redeitausocialdeavaliacao.org.br/curso-modulo/cursos-online/). As aulas, que terão início no dia 4 de abril, são voltadas para gestores de projetos sociais de Organizações da Sociedade Civil (OSC), órgãos governamentais, institutos e fundações empresariais. Os participantes precisam ter noção básica de matemática financeira, estatística e experiência em Excel. O curso é dividido em 34 horas, sendo 14 horas teóricas e 20 dedicadas à elaboração do trabalho de conclusão. O objetivo é que os alunos sejam capazes, ao final da formação, de mensurar o impacto de projetos sociais e calcular o retorno econômico das atividades realizadas. Outras informações (www.fundaçãoitausocial.org.br).

C – Trabalho Temporário

Amanhã (23), o Grupo Umana, uma das mais importante consultoria de RH da Itália, reune empresários e entidades do setor em encontro para promover um debate sobre as condições do trabalho temporário, o cenário conceitual, suas bases legais e importância socioeconômica no País e no mundo. O evento acontece às 18h45, no Renaissance São Paulo Hotel, com palestra dos advogados João Cordeiro e Adriano Mota, autores do livro “Trabalho Temporário – Práticos Fundamentos da Lei 6.019/74”, seguido de jantar. Contará com a presença de Maria Raffaella Caprioglio, presidente do Grupo Umana, e Cristian Giuriato, CEO da Umana Brasil e do Conselho Consultivo Nacional da Asserttem. No Brasil, cerca de um milhão de pessoas atuam em regime de trabalho temporário. Informações: (www.umanabrasil.com).

D – Imóveis nos EUA

Os brasileiros continuam com apetite para investir e morar nos EUA, com preferência pelas cidades de Orlando, Miami e Fort Lauderdale. As ‘vacation homes’ estão entre os imóveis mais procurados, localizados em condomínios fechados, com completo club house, segurança 24 horas e alguns até com campos de golfe, o que garante a valorização, já que é possível alugar a propriedade quando não estiver sendo usada. “Orlando possui esse formato de casas de férias”, conta Daniel Rosenthal, idealizador e organizador do Investir USA Expo, o maior evento latino-americano de investimentos imobiliários nos EUA, que acontece no dias 7 e 8 de abril, no Centro de Convenções Frei Caneca. Inscrições: (www.investirusaexpo.com.br).

E – Startups e Corporações

A Liga Ventures está encerrando o período de inscrições para o 1° ciclo de aceleração da Liga AutoTech. O programa prospecta, seleciona e acelera startups em conjunto com grandes empresas dos setores de mobilidade, transporte, logística e da indústria automobilística. Fazem parte do projeto as empresas Mercedes-Benz, Eaton, Sascar, Ticket Log e Repom. O objetivo é descobrir novos talentos por meio de startups inovadoras e assim conectá-los a grandes empresas do setor para que explorem oportunidades de negócio juntos. Uma ótima oportunidade de passar por uma experiência única, aprendendo a fazer negócios com empresas que são referências no mercado. Inscrições pelo site (http://liga.ventures/autotech/).

F – IR Solidário

Começa neste sábado (25), e vai até o dia 26 de abril, o auxílio gratuito à população no momento de preencher a declaração do Imposto de Renda, realizado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em parceria com a Receita Federal. O projeto IR Solidário é aberto à comunidade e oferecerá o serviço entre segunda-feira e sábado no bairro de Higienópolis. De segunda à sexta-feira das 14h00 às 17h00; e aos sábados das 9h00 às 16h00. Serão atendidas 20 pessoas por dia e, portanto, os interessados deverão agendar o seu horário pelos telefones: 2766-7047 e 2766-7028, exclusivamente às segundas, quartas ou sextas-feiras.

G – Ciência Avançada

As inscrições para a Escola São Paulo de Ciência Avançada em Proteômica Baseada em Espectrometria de Massas estão abertas até 9 de abril. O curso será realizado de 28 de agosto a 6 de setembro no campus do CNPEM, em Campinas. São 90 vagas para mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, sendo 35 brasileiros e 55 estrangeiros. Para manutenção dos estudantes selecionados que venham de outras cidades, estados e países, os benefícios oferecidos são passagens aéreas, despesas de transporte e diárias na cidade que sediará a escola. As inscrições são gratuitas e a seleção será feita com base na análise do currículo e da carta de interesse. Mais informações: (http://pages.cnpem.br/ms/spsas).

H – São Paulo de Literatura

A Secretaria da Cultura do Estado está com inscrições abertas para o Prêmio São Paulo de Literatura 2017. O prazo para escritores e editoras se inscreverem vai até 20 de abril e podem concorrer romances em duas categorias: “Melhor Livro do Ano” e “Melhor Livro do Ano – Autor Estreante” – esta última dividida em duas modalidades “Autores com Mais de 40 Anos de idade” e “Autores com Menos de 40 Anos de idade”. Desde que foi criado, o Prêmio teve participação de mais de 1.700 livros e premiou 22 romances, contribuindo de forma decisiva para dar visibilidade não só às obras vencedoras, mas também aos trabalhos finalistas. Mais informações e inscrições: (www.cultura.sp.gov.br).

I – Física na Espanha

Brasileiros podem se candidatar a uma oportunidade de doutoramento em Física na Espanha. A posição foi aberta pelo Centro de Física da Matéria Condensada da Universidade Autónoma de Madrid. O selecionado trabalhará em pesquisa com transporte quântico experimental e receberá bolsa por quatro anos. O projeto de pesquisa terá início em junho. Os candidatos devem ter mestrado, de preferência em Física ou disciplina relacionada. Experiência em física da matéria condensada experimental é desejada. Os interessados devem enviar carta, curriculum vitae, histórico escolar e duas referências para Eduardo J. H. Lee, professor brasileiro na Universidade Autónoma de Madrid: ([email protected]).

J – Enxoval do Bebê

Com 40% de sua vendas ao mês representadas por brasileiros, a loja MacroBaby, em Orlando, referência entre mamães e papais quando o assunto é o enxoval do bebê, deve verificar um crescimento de aproximadamente 20% nesse percentual com o início de um benefício exclusivo para o consumidor brasileiro: o parcelamento em até 12 meses nos cartões de crédito Visa, Mastercard e Amex. “Nos Estados Unidos a prática de parcelamento não é comum, mas os brasileiros sempre perguntavam se poderiam parcelar. O projeto levou algum tempo para ser desenvolvido”, afirma Richard Harary, CEO da loja. A forma de pagamento está disponível tanto para compras na loja física como no e-commerce. Outras informações: (www.macrobaby.com.br).