Negócios em Pauta 23/02/2019

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

A – Língua Portuguesa

O Itaú Social e o Ministério da Educação lançaram a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Os professores das redes públicas estaduais e municipais podem se inscrever até o dia 30 de abril. O evento objetiva apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. A partir da metodologia do ‘Escrevendo o Futuro’, os professores realizam oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O tema do concurso é “O lugar onde vivo”, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais. Para que professores e alunos participem, é necessário que a secretaria de educação – municipal ou estadual – faça a inscrição por meio do site: (www.escrevendoofuturo.org.br).

B – Segurança no Trânsito

O Maxilabor Diagnósticos, laboratório de análises toxicológicas, desenvolveu o Kit Presto Saliva Sem Álcool®, já registrado na Anvisa, com índice de 99% de precisão e capaz de atender a legislação, pois engloba o confirmatório e a contraprova obtido no mesmo instante da coleta. Em aproximadamente 3 minutos detecta se houve consumo de drogas ou medicamentos capazes de comprometer a capacidade de direção. O produto detecta dezenas de substâncias, mas principalmente uma classe de substâncias de drogas ilícitas como: maconha, cocaína, anfetamina, metanfetamina e opioides, às quais englobam medicamentos de prescrição. Outras informações no site: (www.maxilabor.com.br).

C – Incorporação Imobiliária

Estão abertas as inscrições para um dos tradicionais cursos da Universidade Secovi, Incorporação Imobiliária. Dirigida a empresários, gerentes de incorporação, engenheiros, arquitetos, gerentes de vendas e investidores, a iniciativa chega à 14ª turma, que acontece de 11/3 a 12/6. Além do alto nível dos alunos que participam, favorecendo um excelente networking, outro grande diferencial do curso é o corpo docente. “O conteúdo é objetivo, denso e baseado na experiência de profissionais atuantes no setor”, comenta o docente Carlos Borges, vice-presidente de Tecnologia e Sustentabilidade do Secovi-SP e diretor-presidente da incorporadora Tarjab. “Como professor, sempre tive uma experiência muito gratificante de troca de informações e interação com os alunos”. Mais informações: (www.universidadesecovi.com.br).

D – Imobiliário e Turístico

Pensar e debater soluções jurídicas para o desenvolvimento dos mercados imobiliário e turístico, envolvendo assuntos como timeshare, multipropriedade, hotelaria, comunidades planejadas, loteamentos e desenvolvimento urbano. É com esse propósito que a Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (ADIT Brasil) promove a 8ª edição do ADIT Juris, nos dias 1 e 2 de abril, no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis. Reunindo os maiores desenvolvedores dos mercados imobiliário e turístico do país, escritórios jurídicos e advogados, o Seminário esclarecerá questões práticas, discutindo estratégias e apresentando soluções para estes segmentos. O evento coloca em debate questões que, na maioria das vezes, ainda não estão previstas na legislação nacional. Mais informações: (www.adit.com.br/aditjuris).

E – Alfabetização Plena

O Instituto Ayrton Senna e a Fundação Banco do Brasil anunciaram uma parceria com foco na alfabetização plena de milhares de crianças brasileiras. Dessa forma, além de garantir que os alunos possam ler, escrever e contar adequadamente, os projetos também buscarão desenvolver competências como colaboração, curiosidade e autoconfiança, conhecidas como socioemocionais, garantindo-lhes o desenvolvimento integral. O acordo deverá beneficiar cidades em mais de dez estados, de quatro regiões brasileiras, por meio da formação de cerca de dois mil educadores que atuam nas redes públicas municipais e que poderão impactar quase 300 mil crianças. Saiba mais em (http://tecnologiasocial.fbb.org.br).

F – Startups de Sucesso

Estudantes brasileiros podem inscrever seus projetos para concorrer na 17ª edição da Imagine Cup – competição global da Microsoft que transforma projetos acadêmicos em startups de sucesso. As etapas serão realizadas online. Somente a grande final será presencial. O Brasil concorrerá na categoria Américas (do Norte, Central, do Sul e Caribe), cujo vencedor, que irá concorrer a grande final mundial, será anunciado em abril. A iniciativa da Microsoft conecta estudantes de todo o mundo e fornece ferramentas, recursos e experiências que transformem ideias inovadoras em realidade. Inscrições e mais informações: (https://www.imaginecup.com/).

G – São Paulo e Porto

A TAP vai aumentar o número de voos semanais entre São Paulo e Porto, em Portugal, a partir de junho, passando a ter três frequencias entre as duas cidades. Os voos entre São Paulo e Porto vão realizar-se às terças, quintas e sábados. Além disso, a TAP também inaugura este ano mais três rotas a partir do Porto para a Europa: Bruxelas, Lyon e Munique, representando um aumento de 34% de frequências diretas do Porto à Europa, em comparação com o ano passado. Este investimento da TAP no reforço e lançamento de novas rotas a partir do Porto faz parte do projeto de modernização e aquisição de novas aeronaves. A TAP receberá 37 novos aviões até ao final deste ano e 71 até 2025. Os bilhetes para estes voos já estão à venda em (www.flytap.com).

H – Inovação e Tecnologia

Grandes nomes do mercado de inovação e tecnologia já confirmaram presença na Oiweek SciBiz, que começa nesta segunda (25) e vai até quinta-feira (28), na USP Campus Cidade Universitária. Terá uma programação que inclui palestras e workshops com executivos de grandes empresas, como Yellow, Nubank, GymPass, TruckPad, Natura, Braskem, iFood, Cemig e Matera. É o maior evento de inovação aberto do país, reunindo a comunidade de inovação para discutir os rumos do setor e estimular as conexões e negócios dentro desse ecossistema, aproximando profissionais de áreas como digitalização, robotização, inteligência artificial, manufatura avançada, big data, IoT, drones, biotecnologia e tendências que estão mudando a estrutura do mercado e da sociedade. Veja em: (http://www.oiweekscibiz.com/agenda.html).

I – Cordas Musicais

Potencializando o DNA ítalo-americano, a Mazzaferro4 – Innovation for you -, principal referência em soluções a partir de fios da América Latina, chega ao mercado com marca própria de cordas musicais de alta performance. Hyper.PRO une a alta qualidade em fios de nylon produzidos pela empresa, e que garantem o som agudo, às cordas revestidas em metal – som grave – de uma mais tradicionais fabricantes mundiais de cordas musicais, a La Bella – com sede nos Estados Unidos. No segundo semestre de 2018, um teste cego, realizado com outras cinco marcas concorrentes, comprovou que a Hyper.PRO dura até 58 vezes mais que as outras cordas analisadas, sem que fosse identificada a perda do timbre e da sonoridade. Outras informaçõesem: (www.hyperprostrings.com.br).

J – Banco Plastic Free

O Santander anunciou hoje a decisão de ser o primeiro banco plastic free do País. O plano prevê, no primeiro momento, atacar o consumo chamado de single use, que vai de copos de água e café a garrafas, e representa 73% do total de plástico utilizado a cada ano pela instituição, ou 207 toneladas. O fim do uso de descartáveis começará, neste ano, pelas áreas administrativas, e, até o fim de 2020, a medida será aplicada a toda a rede de cerca de 3,5 mil agências e pontos de atendimento do Banco. O plano de redução do uso de plástico pela instituição financeira foi desenvolvido por 13 profissionais do programa Young Leaders, que elege jovens executivos para passar por um conjunto de treinamentos e endereçar temas estratégicos da organização.