Milão se prepara para receber uma exposição por semana
O Palazzo Reale e outros espaços de exposição em Milão se preparam para uma série de exposições em 2024, de Pablo Picasso a Dolce & Gabbana; e de Edvard Munch a Mike Bongiorno. Com uma programação de cerca de 50 mostras, praticamente uma por semana, a capital financeira da Itália vai confirmar uma oferta para atrair um público cada vez maior.Em 2023, o número de visitantes nas três sedes expositivas e nos 11 museus cívicos aumentou 39%, chegando a quase 3,2 milhões. Entre as primeiras exposições a abrir no Palazzo Reale, em 24 de fevereiro, estará “Giuseppe De Nittis, artista europeu”, com 90 obras do autor que também conquistou Paris. Nos mesmos dias, o Mudec inaugurará “Picasso: A Metamorfose da Figura”, enquanto em setembro, no Palazzo Reale, será a vez de “Picasso, o Estrangeiro”, realizada em colaboração com o Musée Picasso de Paris. O relacionamento entre Itália e França é tema de muitas exposições em 2024. O Palazzo Reale hospedará uma exposição dedicada ao fotógrafo Brassaï, conhecido como “O Olho de Paris”, e a partir de março, “Cézanne e Renoir, das coleções do musée d’Orsay e do Orangerie”. Em abril, o Palazzo Reale sediará a mostra “Do Coração às Mãos. Dolce & Gabbana” (ANSA).
B – Feira de Negócios
A terceira edição da Feira Internacional de Negócios (FIN) do Brasil será realizada entre os dias 3 e 4 de abril, nas instalações do CentroSul, em Florianópolis. A organização do evento, que tem expetativa de movimentar cerca de 20 milhões de euros em negócios, reunirá palestras, mentorias, rodadas de negócios internacionais, além de diferentes ambientes e ferramentas para negócios globais. Nesta edição, as principais áreas abrangidas serão Agronegócio, Construção Civil, Educação, Energias, Logística, Smart Cities, Saúde, Tecnologia, Têxtil e Turismo. Investidores, empresas e autoridades internacionais, incluindo portugueses, são esperados no certame. Saiba mais: (https://finbrasil.com.br/pt).
C – Devedores do IPVA
Desde 2012, quando a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE) começou a enviar os nomes dos devedores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o chamado IPVA, aos Cartórios, mais de 7,3 milhões de dívidas foram protestadas no Estado, totalizando mais de R$ 8,3 bilhões não pagos aos cofres públicos. 60,94% destas dívidas já foram quitadas perante a Fazenda/SP, mas continuam protestadas em Cartório. Para cancelar o protesto, basta o usuário efetuar o pagamento das taxas cartorárias pelo site da Central do Protesto de SP (https://protestosp.com.br/). Para saber como fazer esse pagamento basta fazer uma pesquisa no site no campo “Consulte Grátis” e seguir as instruções.
D – Doces e Guloseimas
A Docile, referência no segmento de doces e guloseimas, acaba de inaugurar sua primeira operação em São Paulo, no aeroporto de Congonhas. O movimento faz parte da estratégia da empresa de ampliar o conhecimento da marca, estar ainda mais próxima do público e apresentar produtos exclusivos. Nessa nova frente, a Docile estabelece mais um ponto de contato com os consumidores com toda a sua essência, trazendo elementos que definem o posicionamento da marca, como doçura e gentileza. A estreia desse modelo de operação ocorreu em Lajeado, no Rio Grande do Sul, e a empresa tem planos de expandir os quiosques em todo o país. Saiba mais: (https://www.docile.com.br).
E – Repelentes e Inseticidas
Segundo recente levantamento da Kantar, líder em dados, a penetração das categorias de repelentes e inseticida nos lares brasileiros cresceu 2,4 pontos percentuais (p.p.) e 2,5 p.p. respectivamente entre 2020 e 2023, no ano móvel contado a partir de julho desses anos. Entre os últimos 12 meses terminados em julho de 2022 e o mesmo período do ano passado o aumento na categoria de repelentes foi de 1,6 p.p., com 6 milhões de novos lares comprando e consumindo. A maior concentração de consumo é das classes A B, representando 27% da população e 34% das unidades compradas. A região da Grande Rio de Janeiro é responsável por 12% dos repelentes adquiridos nacionalmente.
F – O Jornalismo Vive
A Fundação Gabo abriu inscrições para seu prêmio anual de jornalismo ibero-americano, oferecendo mais de US$ 80 mil aos vencedores e finalistas em cinco categorias. O prazo para submeter trabalhos na 12ª edição do Prêmio Gabo vai até 29 de fevereiro. As inscrições são gratuitas. Além da premiação em dinheiro, os finalistas e vencedores ganharão uma viagem para participar do Festival Gabo, realizado em julho em Bogotá, durante o qual os resultados serão anunciado, O tema do concurso este ano é “O jornalismo vive”. Em 2023 foram recebidos quase 2 mil trabalhos da América Latina, Portugal e Espanha. Saiba mais em: (https://premioggm.org/).
G – Nível Pré-pandemia
O aeroporto de Congonhas, administrado pela Aena, superou em 2023 a marca de 22 milhões de passageiros, retomando o nível pré-pandemia. Comparado a 2019, o aeroporto teve movimentação de passageiros apenas 0,5% inferior. Em 2023, foram realizados 231,8 mil movimentos no aeroporto, entre saídas e chegadas, sendo 185,6 mil somente da aviação comercial. O mês de julho foi o de maior movimento no aeroporto da capital paulista, com um fluxo total de 2,1 milhões de passageiros. Já o dia de maior movimento foi registrado em 11 de setembro, uma segunda-feira no retorno do feriado da Independência do Brasil, com 81 mil passageiros. Em média, o Aeroporto de Congonhas recebeu em 2023 mais de 60 mil passageiros e 510 voos comerciais diariamente.
H – Patrocínio Esportivo
A Atvos, uma das principais empresas de biocombustíveis do País, é a nova patrocinadora oficial do Costa Rica Esporte Clube para a temporada 2024. O time é bicampeão sul-mato-grossense de futebol, título também alcançado no ano passado. O acordo é válido para todos os campeonatos que a equipe disputar neste ano, incluindo o Estadual, Copa Verde, Copa do Brasil e o brasileiro da Série D. O patrocínio esportivo visa reforçar a imagem da Atvos em Mato Grosso do Sul, onde possui três unidades agroindustriais nas cidades de Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Costa Rica.
I – Mercado de Pós-venda
A Stellantis adquiriu 70% do controle acionário da Comercial Automotiva (DPaschoal, DPK, KDP, AutoZ, Maxxi Trainning, Kmaxx, Recmaxx, Autocred e Maxxipel), uma empresa brasileira que presta serviços automotivos especializados desde 1949. Com mais de 120 lojas próprias estabelecidas em quatorze estados, além de 28 centros de distribuição de pneus e peças, a Comercial Automotiva/DPaschoal oferece produtos e serviços para veículos leves, pesados e agrícolas. Com a aquisição do negócio tradicional a Stellantis amplia a participação no mercado de pós-venda e serviços multimarcas no Brasil. A operação está em linha com o objetivo estratégico de expansão regional, além de fortalecer a capacidade para responder às demandas mais complexas dos consumidores.
J – Jogos Olímpiucos
A Visa anuncia a promoção “Torcida Premiada”, que proporciona aos clientes Bradesco, Next, Bradescard e Digio, pessoa física e jurídica, titular de cartão de crédito, débito ou múltiplo Visa, a chance de concorrer a 30 pacotes de viagem, oferecidos para vivenciar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, que acontecem de 24 de julho a 11 de agosto e de 28 de agosto a 8 de setembro, respectivamente. Ao realizar o cadastro no site (vi.sa/torcidapremiadabradesco), o cliente elegível passa a participar da promoção e a cada compra a partir de R$ 30 com os cartões Bradesco Visa, ganha um número da sorte para concorrer aos prêmios. Ao todo, serão 30 pessoas contempladas, sendo 15 para os Jogos Olímpicos e mais 15 para os Jogos Paralímpicos e cada ganhador terá direito a levar um acompanhante.
K – Unindo Vozes
Após ser lançada com grande impacto no Ministério das Relações Exteriores de Israel em um evento com a participação de 100 diplomatas estrangeiros, a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) traz ao Brasil a Exposição “Unindo Vozes Contra a Violência de Gênero” que reúne o trabalho de 14 artistas israelenses e ficará em cartaz de 30 de janeiro a 21 de fevereiro no Conjunto Nacional, em São Paulo. A exposição traz 22 painéis e uma animação idealizados por diversos artistas israelenses explorando a tragédia ocorrida em Israel em 7 de outubro, quando terroristas do Hamas realizaram um ataque no qual 1.200 pessoas foram massacradas, centenas sequestradas e muitas mulheres e meninas foram vítimas de violações, muitas das quais ainda continuam sequestradas pelo Hamas.