A – Queda de 59% na incidência de incêndios florestais
A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente registrou uma queda de 59% na incidência de incêndios no Estado de São Paulo. De janeiro a outubro foram registradas 97 ocorrências. Já no mesmo período de 2021, ocorreram 238 focos. O incêndio florestal prejudica a vegetação e causa a morte de animais silvestres, além de aumentar a poluição do ar, diminuir a fertilidade do solo, oferecer risco de queimaduras, acidentes com vítimas e causar problemas de saúde na população. Para prevenir e combater incêndios florestais, o governo paulista, conta com a Operação Corta-Fogo, inciativa que vigora o ano inteiro, mas é intensificada durante o período mais seco, que vai de junho a outubro. Incêndios criminosos provenientes da queda de balão, uso irregular do fogo em atividades agropecuárias e o vandalismo estão entre os motivos que mais causam incêndios.
B – Gestão de Trânsito
Com a presença do presidente da Honda South America, Atsushi Fujimoto, em cerimônia realizada na sede da Senatran, em Brasília, a Honda formalizou sua adesão ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pntrans), que está inserido no Código de Trânsito Brasileiro e propõe um novo desafio para a gestão de trânsito no Brasil. A meta é reduzir pela metade o índice nacional de mortos, por grupo de 100 mil habitantes até 2028. As ações são pautadas em seis pilares: Gestão da Segurança no Trânsito; Vias Seguras; Segurança Veicular; Educação para o Trânsito; Atendimento às Vítimas e Normatização e Fiscalização. A segurança no trânsito é uma temática tratada com alta prioridade pela Honda, que estabelece metas globais para a redução de fatalidades no trânsito envolvendo seus veículos.
C – Usinas Solares
O Banco do Brasil acabou de inaugurar mais quatro usinas de energia fotovoltaica, uma no Sul, duas no Sudeste e a primeira do BB no Nordeste. Os novos empreendimentos, construídos pela EDP – uma das maiores empresas do setor elétrico no Brasil e no mundo – localizam-se em Xique-Xique (BA), Rio Paranaíba (MG), Loanda (PR) e Lins (SP). As quatro plantas possuem capacidade instalada total de 23 MWp e vão compensar o consumo de 365 agências, por meio da modalidade de geração distribuída. Com a energia limpa gerada nessas usinas, o Banco deixará de emitir, anualmente, cerca de 3 mil toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. Além dessas quatro, o Banco possui outras três usinas: em Porteirinhas (MG), em São Domingos do Araguaia (PA), e em Naviraí (MS).
D – Orgânicos e Naturais
Lojistas, indústria, produtores e fornecedores de serviços e produtos interessados em visitar a 17ª edição da Bio Brazil Fair/Biofach America Latina e da Naturaltech, que acontecem de 14 a 17 de junho, no Anhembi, já podem garantir o credenciamento antecipado. Com mais de 500 expositores, as feiras representam ambiente de negócios, networking, troca de informações e experiências para lojistas, profissionais da área da saúde, indústria, fornecedores e produtores. Um bom motivo para se programarem com antecedência, pois também é o espaço onde as marcas e os grandes players realizam seus lançamentos anuais, além da oportunidade perfeita para levarem para as gôndolas, lojas e clínicas o que há de mais atualizado em produtos orgânicos e saudáveis. Mais informações: (https://biobrazilfair.com.br/credenciamento).
E – Primeira Loja
A SUBWAY®, maior rede de restaurantes do mundo, anuncia a abertura da primeira loja própria da marca no Brasil. A localidade escolhida para a nova unidade foi o KM 64 da Rodovia dos Bandeirantes, sentido capital, na altura da cidade de Jundiaí. O lançamento acontece após 28 anos de presença da marca no país, e faz parte do plano de expansão em território brasileiro, liderado, desde 2022, pela SouthRock, parceiro licenciado exclusivo da marca no Brasil, que estuda o comportamento de diversos mercados brasileiros com o intuito de embasar o plano de expansão da empresa, já presente em todas as capitais brasileiras.“A abertura da primeira loja própria no Brasil é um marco importante. Queremos levar a tradicional experiência de SUBWAY®, com muita qualidade, para os viajantes de uma das principais rodovias de São Paulo”, diz William Giudici, Diretor Geral.
F – Expansão no Exterior
A CSU Digital, líder no mercado brasileiro de tecnologia em soluções digitais para meios de pagamento, banking as a service, programas de fidelização & incentivo e digital experience, realizou um amplo reposicionamento de marca e portfólio, com o objetivi de dar início à sua jornada de expansão internacional para atender a crescente demanda por serviços financeiros digitais. Passará a ter um escritório em Miami, que funcionará como um ponto de apoio para esse projeto. “Ao longo de 2022, reposicionamos nossa marca e nos tornamos uma plataforma multiprodutos de serviços financeiros após um amplo ciclo de investimento. A partir de agora, a companhia começa a preparar as bases para se tornar uma plataforma multigeográfica”, informa o diretor de RI da empresa, Pedro Alvarenga (https://csu.com.br/).
G – Vestibular para Medicina
No próximo dia 15 de janeiro, a Universidade Paulista (UNIP) realizará seu novo vestibular para o curso de Medicina. Serão ofertadas 400 vagas, distribuídas nos campi Alphaville (100), Campinas (100), São José do Rio Pardo (100) e Sorocaba (100). As inscrições serão aceitas até o dia 26 (próxima segunda-feira) pelo site (www.unip.br), de acordo com duas modalidades: Inscrição Simples: o candidato poderá optar por concorrer ao curso de Medicina em apenas um dos campi. Inscrição Combo: poderá optar por concorrer nos campi Alphaville, Campinas, São José do Rio Pardo e Sorocaba. Deverá optar pelo ingresso por prova presencial ou por meio de suas notas do ENEM, desde que realizado no período de 2015 a 2021.
H – Linha de Crédito
Organizações de proteção animal e de defesa do consumidor assinam manifesto enviado ao Banco do Brasil repudiando a renovação de linha de crédito no valor de R$ 1,5 bilhão para a BRF, uma das maiores empresas processadoras de carne do mundo. Alegam que o empréstimo vai na contra-mão da sustentabilidade e que a instituição deve passar a redirecionar suas concessões de crédito a modos de produção agrícola sustentáveis. “É inadmissível que uma instituição como o BB vá na direção oposta de todas as recomendações para uma economia sustentável que ajude o Brasil a mitigar os efeitos da crise climática”, afirma Taís Toledo, gerente de relações corporativas da Sinergia Animal. Também assinam a carta o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, a World Animal Protection, a Mercy for Animals, Animal Equality e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Saiba mais: (www.sinergiaanimalbrasil.org).
I – Aceleração de Startups
A Siemens, empresa de tecnologia com propósito, participa do Startups Connected, programa de aceleração mão na massa, realizado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo. Neste programa empresas e startups selecionadas trabalham em um projeto de inovação concreto, baseado em um desafio empresarial. A companhia busca algoritmo para interpretar os dados sendo gerados digitalmente na computação de borda com modelos de inteligência artificial, a partir do data mining, para predições de variáveis e monitoramento do processo. A solução deverá ser na forma de algoritmos desenvolvidos em Python na plataforma MindSphere, e as especificações e a validação serão realizadas em conjunto entre a startup e a Siemens. Inscrições e mais informações: (https://startupsconnected.com.br/siemens-inteligenciaartificial2022/).
J – Mudança de Marca
O mês de dezembro marca uma nova fase da Porto Seguro Investimentos. A partir de agora, a companhia passa a se chamar Porto Asset Management, focando na sua principal área de atuação que é a criação e gestão dos fundos de investimentos — atividade que desenvolve há mais de 20 anos gerindo recursos próprios e, desde 2014, também para o público externo. A mudança de nome também é uma forma de posicionar a empresa dentro de um mercado financeiro cada vez mais diversificado, assumindo a gestão de ativos de forma definitiva. Recentemente, a Fitch Ratings elevou o Rating de Qualidade de Gestão de Investimentos da Porto de Forte para ‘Excelente’, com perspectiva estável (www.portoseguro.com.br).
K – Blindagens de Carros
Dados da Carbon Blindados, principal blindadora de veículos, mostram que o Estado de São Paulo segue como o principal mercado de blindagens de carros no Brasil. De todos os consumidores que buscaram esse tipo de proteção para os veículos, entre janeiro e outubro 80% estão em SP. Nos Estados da Região Sudeste é que estão os consumidores que mais demandam por esse tipo de proteção para os carros no Brasil, já que Minas Gerais e Rio de Janeiro figuram logo atrás de São Paulo, com 10% e 6% da procura. Quantos às marcas e modelos mais blindados estão: Volvo (Volvo XC60 SUV e Volvo XC90 SUV), Jeep (Jeep Commander SUV e Jeep Compass SUV), BMW (Série 3 Sedan e X1 SUV), Toyota (Toyota Corolla Cross e Sedan), e Volkswagen (Taos SUV e T-Cross SUV). Saiba mais em: (https://www.carbonblindados.com.br/).