Negócios em Pauta 21/12/2023

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quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Estudos sobre viagens e eventos corporativos

A Associação Latino Americana de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV) abre as inscrições para os gestores de viagens e eventos corporativos participarem das pesquisas anuais de viagens e eventos corporativos, que visam reunir informações valiosas para aprimorar as práticas e conhecer as tendências da indústria. “Por meio desses dados, conseguimos entender o comportamento do mercado, criar insights e analisar as tendências do setor. A experiência da gestão nos dois setores é inestimável e queremos conhecer suas práticas, perspectivas, desafios e sucessos. Ao se dedicar para responder às pesquisas, você não apenas contribui com dicas importantes, mas também molda o benchmarking do mercado”, comenta Luana Nogueira, diretora executiva da ALAGEV. A Pesquisa Anual de Viagens Corporativas (PAVC) tem 12 blocos contendo um total de 163 perguntas (https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=kOewRUjo-0CQETza-wF8NWYO3kR-GEdLrOlIH5igvKFUOEc0SzhTM09aQVIzSlFPNVVTQzVBSk1TRSQlQCN0PWcu). Já a Pesquisa Anual de Eventos Corporativos (PAEC) é composta por 9 blocos com 58 perguntas (https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=kOewRUjo-0CQETza-wF8NWYO3kR-GEdLrOlIH5igvKFUNVI0V1dJU1hESDkxQkNENEIxVjBaU1FGTCQlQCN0PWcu).

B – Crianças de 7 a 10 Anos

A agenda no Zoo SP e no Jardim Botânico está imperdível! Quem ficar em São Paulo no mês de janeiro terá a opção de conhecer mais sobre espécies ameaçadas de animais e plantas por meio de visitas aos bastidores do maior zoológico do país e ao quase centenário Jardim Botânico, ambos localizados no Parque Estadual Fontes do Ipiranga. A Colônia de Férias foi preparada pelo time de educação para conservação, e as famílias poderão escolher em quais dias desejam inscrever as crianças. As atividades no Zoo SP abrangem uma caça ao tesouro especial; visita à cozinha dos animais que prepara e fornece cerca de duas toneladas de comida por dia; além de bate-papo com biólogos, veterinários e uma volta no parque para conhecer os moradores do local. Programação e valores: (https://zoologico.com.br/atracoes/).

C – Troca de Emprego

Um estudo realizado pelo Pandapé, software de RH do Infojobs, mostrou que 90% das pessoas estão dispostas a trocar de emprego neste momento. Os motivos que levam os participantes a cogitarem outras empresas ressaltam que a remuneração justa, embora almejável, ainda não é o principal fator a ser trabalhado na retenção de talentos. A falta de oportunidade de crescimento foi o ponto mais citado como o que causa insatisfação (30,03%), seguido de liderança tóxica (24,46%), salário baixo (24,15%) e clima organizacional ruim (21,36%). A pesquisa indica que, para 53,68% dos respondentes, as empresas não estão preocupadas com a satisfação. Saiba mais: (https://www.pandape.com)

D – Higiene Pessoal

No período entre janeiro e novembro de 2023, as exportações do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) alcançaram o valor de US$ 846,1 milhões, crescimento de 18,4% em relação ao mesmo período de 2022 (US$ 714,9 milhões). Em importações, o resultado total foi de US$ 760,1 milhões, aumento de 12% em comparação ao período de janeiro-novembro do ano anterior (US$ 679,2 milhões). Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). O saldo comercial de janeiro-novembro foi superavitário em US$ 86,0 milhões, com aumento de 141% em relação ao saldo superavitário registrado no mesmo período de 2022 (US$ 35,7 milhões).

E – Palavra do Ano

A 8ª edição da pesquisa Palavra do Ano no Brasil, realizada pela Cause, consultoria em causas e ESG, em parceria com o Instituto de Pesquisa Ideia, especializado em opinião pública, revelou que a Palavra do Ano de 2023 eleita pelos brasileiros é Mudanças Climáticas. O termo vencedor foi o mais citado entre os 1.557 respondentes da pesquisa, residentes em todo o Brasil, correspondendo a 37% da preferência; seguido por Resiliência (14%) e Conflito (12%), na segunda e terceira posições do ranking. As outras finalistas foram: inteligência artificial (10%), vulnerabilidade (6%), urgências (5%) e desinformação
(4%).

F – Maior Telescópio

O Polo Astronômico de Amparo está completando oito anos de atividades. Equipado por telescópios e planetário de ponta, o espaço recebe milhares de visitantes a cada temporada. Ele está localizado no município de Amparo, a 138 quilômetros da capital paulista. Nesse complexo está instalado o maior telescópio refletor do Brasil regularmente aberto ao público. O instrumento tem 650 milímetros (mm) de abertura. Outros telescópios desse porte existentes no país são exclusivamente dedicados a pesquisas, sem que os visitantes possam utilizá-los para a observação do céu. Saiba mais: (www.poloastronomicoamparo.com.br/).

G – Bebidas Alcoólicas

Os estabelecimentos comerciais como supermercados não perderam sua fatia no bolo das vendas de bebidas alcóolicas no pós-pandemia. Em 2021 e 2022, o consumo por esses canais, em volume, subiu de 39% para 43% e, neste ano, deve fechar em 44%, com projeção de que alcance 45% em 2026. É o que revela o estudo “Indicadores Setoriais Anuais”, realizado pela Associação Brasileira de Bebidas em parceria com a KPMG. Além disso, a publicação aponta que o consumo percentual de bebidas chegou a 12% em 2022, crescimento de 41% em comparação a 2019.

H – Pousos e Decolagens

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, registrou 22,8 mil pousos e decolagens e a movimentação de cerca de 3,5 milhões de passageiros no mês de novembro. Entre os meses de janeiro a novembro, o total chegou a 37,6 milhões. No mesmo período, em 2019, antes da pandemia, o aeroporto transportou 38,9 milhões de passageiros. As operações nacionais tiveram uma média de 76,5 mil passageiros/dia, com 16,7 mil pousos e decolagens, o equivalente a 557 operações/dia. Nas internacionais, foram cerca de 39,5 mil passageiros/dia, com 6,1 mil pousos e decolagens ou 203 operações/dia, que ligaram a 50 destinos. Os mais procurados foram Santiago, Buenos Aires, Miami e Lisboa.

I – Perspectiva Econômica

O relatório World Economic Outlook (Perspectiva Econômica Mundial, em português), do FMI, apontou a Itália como a oitava maior economia mundial, com um PIB de US$ 2,19 trilhões. O Brasil aparece logo em seguida, na nona posição, com um PIB de US$ 2,13 trilhões. Confirmando as projeções, a colocação marca o retorno do país ao top 10 do ranking. Em 2022, o PIB brasileiro ficou em 11º lugar. A lista é encabeçada pelos Estados Unidos (US$ 26,95 tri) e o pódio é completado por China (US$ 17,7 tri) e Alemanha (US$ 4,43 tri). O Japão aparece na quarta posição (US$ 4,23 tri), seguido da Índia em quinto lugar (US$ 3,73 tri), Reino Unido em sexto (US$ 3,33 tri) e França em sétimo (US$3,05 tri) – (ANSA).

J – Segmento Farmacêutico

Considerado o maior evento do setor farmacêutico do Brasil, o Conexão Farma, promovido e realizado pela Abradilan, chega em sua 18ª edição e acontecerá entre os dias 12 e 14 de março, no Expo Center Norte, na capital paulista. A edição terá como novidade a criação de um “wellness hub”, categoria que vem ganhado cada vez mais espaço nas farmácias. E mais uma vez terá a farmácia do futuro, que funciona como uma autêntica vitrine de inovação. A programação também contará com 44 palestras distribuídas em quatro arenas, com temas voltados preferencialmente para apoiar o desenvolvimento do varejo. Saiba mais: (https://www.abradilan.com.br).

K – Capital da Gentileza

A cidade italiana Grottaferrata, na região do Lazio, foi eleita “Capital da Gentileza 2025”, como parte do projeto nacional “Vamos construir a Gentileza”, é um reconhecimento às boas práticas e projetos ativados na cidade sobre o tema da bondade, que nos últimos meses têm visto o envolvimento de escolas, associações, lares de idosos e cidadãos individuais. Depoimentos de ações gentis na área, o alfabeto da gentileza, conselhos gentis e até propostas de leis sobre gentileza, elaboradas por crianças e jovens, foram coletados e depois divulgados pelas canais de comunicação institucional. A longa série de iniciativas ajudam a difundir a visão da gentileza que é, antes de tudo, um hábito social e orienta os comportamentos que se adotam todos os dias para com os outros (ANSA).