Negócios em Pauta 21/01/2022

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

A – Palmeiras é eleito o melhor do mundo

O Mundial de Clubes da FIFA só começa no dia 3 de fevereiro, mas o Palmeiras já pode dizer que é o melhor time do planeta. Isto porque a Federação Internacional de Histórias e Estatísticas do Futebol elegeu o Alviverde como o vencedor do seu ranking de 2021. Em 16 edições, esta foi a primeira vez que um clube brasileiro conquistou o prêmio. Em 2020, o Palmeiras tinha ficado na segunda colocação, atrás do Bayern de Munique. O maior vencedor é o Barcelona (cinco vezes), seguido de Real Madrid (quatro) e Liverpool (três). Manchester United, Sevilla, Milan, Inter de Milão e Juventus levaram duas vezes. Roma, Ajax, PSG, Valencia, Atlético de Madrid e Atlético Club Nacional foram eleitos em uma oportunidade. O ranking estabelece qual a equipe mais forte do mundo entre todas as competições, nacionais e internacionais. O resultado é definido pela soma de todos os pontos em cada competição, de janeiro a dezembro (ABr).

B – Moda e Design

O Instituto de Moda e Design Raffles Milano abriu inscrições para oferecer 30 bolsas de estudos que terão as aulas iniciadas em novembro. Os benefícios vão de 30% a 50% do valor do curso escolhido e serão dados conforme “a avaliação do portfólio dos candidatos e da carta motivacional”. As inscrições serão realizadas por meio do e-mail ([email protected]) e o candidato deve enviar um formulário do site da RafflesMilano, seu portfólio, uma carta de motivação, um currículo, um comprovante do seu ensino e uma cópia do passaporte. Podem participar estudantes com diploma de ensino superior, médio ou técnico ou com experiência profissional comprovada nas áreas de design e moda. As aulas serão ministradas em inglês (ANSA).

C – Design Musical

A EAD Unicesumar acaba de lanças o curso de Tecnólogo em Design Musical, uma graduação com duração de dois anos e com foco no mercado fonográfico. Além dessa graduação inovadora, a universidade lançou também licenciatura em música, um curso que forma profissionais da educação para ministrarem aulas de música e produção musical, além de trabalhar com regência, canto e até produção cultural. O curso inédito foi idealizado para atender as necessidades do cenário ascendente do mercado fonográfico. A Unicesumar possui mais de 300 mil alunos em seus mais de 900 polos de educação a distância por todo o Brasil, e em quatro polos internacionais, localizados em Dubai, Genebra, Yokkaichi e Londres. Saiba mais em: (www.unicesumar.edu.br).

D – Disrupções para 2022

A Claro, por meio do beOn, seu hub de inovação, reunirá na próxima quinta-feira (27), às 18h, alguns dos principais representantes deste ambiente para compartilharem suas perspectivas para o ano, dando um panorama do que deve acontecer nos próximos meses no mercado de tecnologia e inovação. O evento será gratuito, transmitido ao vivo online e terá inscrições abertas ao público em geral. O painel vai abordar como os profissionais podem se preparar frente às principais disrupções previstas para 2022 e como direcionar as estratégias de forma mais assertiva. O debate contará com a presença de Juliana Glezer, da Accenture; Felipe Takara, da Distrito; In Hsieh, da Chinnovation; e João Ventura, da SlingHub.
Inscrições: (www.beon.claro.com.br).

E – Matérias-Primas

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que a falta ou o alto custo das matérias-primas continua em primeiro lugar no ranking dos principais problemas das empresas industriais, apontado por 60,6% dos industriais e ocupa o topo do ranking pelo sexto trimestre consecutivo. Foram entrevistadas 1837 empresas, sendo 769 pequeno porte, 634 médio porte e 434 de grande porte entre 3 e 14 de janeiro de 2022. A carga tributária, assinalada por 33,2% dos respondentes, ficou em segundo lugar entre os problemas enfrentados pelo empresário no quarto trimestre de 2021. A baixa demanda interna, com 23,1% das assinalações, é a terceira principal dificuldade. Esse problema aumentou na percepção do empresariado e 3,7 pontos percentuais na comparação entre terceiro e o quarto trimestre do ano passado.

F – Estudar no Canadá

Entre os dias 1 e 3 de fevereiro, das 18h às 20h30, acontece a 1ª Feira Online de Ensino Superior YouCANada. Grandes universidades irão apresentar suas opções de cursos. Entre elas, a University Canada West, de Vancouver, com os cursos de MBAs e bacharelados em diversas áreas. Outra opção é a Trebas Institute, de Montreal, com programas de E-Commerce, Audio e Vídeo, Big Data e Business Intelligence. A Canadian College of Tecnology and Business, de Vancouver, oferece Cyber Security, UI/UX, Data Base Analyst e Software Developer. Já a Toronto School of Management, com cursos técnicos de marketing digital, turismo e hospitalidade, e a Niagara College, tem opções de pós-graduação em RH e Business. Mais informações e inscrições: (https://bit.ly/-youcanada at).

G – Postos de Trabalho

A Gerdau anuncia que investirá R$ 200 milhões em sua unidade Riograndense, em Sapucaia do Sul (RS) para modernização e reforma de sua Aciaria. Um dos maiores investimentos da história da planta ocorre no ano em que a usina celebra 65 anos de história e reforça o compromisso da Empresa com o estado onde nasceu. Os investimentos têm como objetivo a modernização das instalações da aciaria, implementação de melhorias na jornada de transformação digital e indústria 4.0 e o aprimoramento de melhorias nas condições ambientais e de segurança no processo de produção do aço, como a modernização do sistema de despoeiramento. Cerca de 400 novos postos de trabalho diretos e indiretos serão gerados durante a execução dos investimentos.

H – “Sem Parar” para Caminhoneiros

O Tmov, maior marketplace de cargas do agro do Brasil, trabalha forte para abrir um caminho digital para um futuro melhor para os caminhoneiros. A logtech foi a campo e ouviu mais de 500 motoristas parceiros em uma recente pesquisa que revelou um gap em uma área fundamental na jornada digital dos caminhoneiros: o tempo gasto nos pedágios. a empresa acaba de anunciar o lançamento do Tmov Pedágio Fácil. Um serviço de pagamento automático que pode ser colado no para-brisa do caminhão e com isso libera automaticamente a passagem de caminhoneiros e frotistas nos pedágios de todo o Brasil, otimizando tempo e dinheiro gastos nas viagens. Saiba mais: (https://www.tmov.com.br/).

I – Bolsas para ‘Storytelling’

O programa ‘Revolutionary Storyteller Grant’, organizado pela PWB (Photographers Without Borders, ou Fotógrafos sem Fronteiras) está oferecendo cinco bolsas de fotojornalismo a interessados em desenvolver projetos de storytelling sobre iniciativas de proteção ambiental em suas comunidades. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 31, e são abertas a qualquer interessado, sem exigência de comprovação de atuação profissional em fotojornalismo. O valor da dotação é de US$ 5 mil para cada um dos cinco projetos selecionados. Três das bolsas serão concedidas a membros da PWB e as outras duas são oferecidas a candidatos que não façam parte da entidade. Saiba mais em: (https://www.photographerswithoutborders.org/podcast).

J – Direito Animal

A Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza o curso de extensão Direito Animal, entre os dias 12 de março e 07 de maio. A formação continuada de curta duração será realizada sempre aos sábados, de forma on-line, das 9h às 10h30. Estudar o Direito Animal se difere do estudo do Direito Ambiental, pois trata-se de uma área totalmente autônoma, que analisa questões jurídicas envolvendo tanto os pets quanto animais silvestres. O curso lançará um olhar sobre leis e textos de importantes juristas da área, e também por meio de discussões sobre casos práticos. Inscrição e mais informações, nolink: (https://www.mackenzie.br/cursos-curta-duracao/sao-paulo-higienopolis/direito/direito-animal).

K – Pequenos Negócios

As novas turmas para o UP Digital Marketing, iniciativa do Sebrae para potencializar os resultados dos pequenos negócios no mundo digital, já têm data marcado para começar, a partir do próximo 31. 10 turmas com 300 empreendedores de todo país iniciarão a jornada. O UP Digital continua com inscrições abertas, gratuitamente, para qualquer pessoa que tenha CNPJ e deseja melhorar a performance dos negócios no ambiente virtual. Com uma programação focada em encontros ao vivo entre os participantes, mentorias com especialistas de marketing e atividades práticas, a jornada do UP Digital é um verdadeiro mergulho nas infinitas possibilidades para se estruturar na web. Saiba mais em: (https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/updigital).