Negócios em Pauta 20 a 22/01/2024

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

A – Hospital na Itália implementa ‘pet terapia’ em UTI

O Hospital de Rivoli, no Piemonte, na Itália, anunciou a implementação de um projeto para levar cães como auxílio terapêutico para pacientes da UTI. O país já permite a “pet terapia” nos departamentos gerais de unidades de saúde, mas a iniciativa de levá-los à UTI é pioneira. “São áreas muito protegidas, pela fragilidade das pessoas cuidadas. Mas os cães são adestrados e ‘esterilizados’ para ter contato com os pacientes”, disse Alberto Cirio, governador do Piemonte, presenciando as primeiras visitas dos golden retrievers Noah e Cecilia a pacientes. “É um momento comovente, é realmente uma possibilidade de reforçar o espírito da pessoa num momento de fragilidade. O amor e o afeto dos animais se mostra um instrumento enorme. Faz bem aos doentes, aos próprios animais e ao ambiente”, acrescentou. A iniciativa foi feita em parceria com a Aslan, associação especializada na terapia com animais. “Os pacientes reagiram muito bem. O primeiro chorou, se emocionou, agradeceu, é uma presença extraordinária”, disse a diretora Antonia Tarantino, dona de Noah, acrescentando que seu cão foi escolhido pela “sabedoria” (ANSA).

B – Produtos que Encolheram

De acordo com informações da Kantar, líder em dados, insights e consultoria, o tamanho comprado dos sorvetes diminuiu 17% em comparação ao último ano. Leite em pó, refrigerantes, biscoitos doces e salgadinhos são algumas das categorias em que os consumidores estão levando para casa embalagens de tamanho menor. A lógica por trás da diminuição de volume dos produtos está relacionada à reduflação (shrinkflation, em inglês). De acordo com a Kantar, 60% de todas as categorias que crescem em volume têm o tamanho unitário menor em comparação com o ano anterior. O que mostra que a estratégia pode funcionar, sobretudo para categorias como alimentos e bebidas (http://www.kantar.com/brazil).

C – Lavanderias de Autoatendimento

A Lavup – rede de lavanderias de autoatendimento – que nasceu no início do ano de 2021, projeta chegar a 150 unidades em 2024. Em 2023, a rede inaugurou 24 novas unidades, sendo 15 delas entre os meses de setembro e dezembro. Com este crescimento, o total de unidades atinge 76, consolidando a presença da marca no mercado. A expansão é especialmente notável na região Sudeste, onde metade das unidades estão localizadas, evidenciando o sucesso e aceitação do público na área. O faturamento em 2023 atingiu a marca de R$ 1,9 milhão. Olhando para o futuro, a rede visa alcançar 150 estabelecimentos até o final de 2024 e estima faturamento em torno de R$ 7milhões (https://lavup.com.br/).

D – Preparatório Gratuito

A plataforma de ensino online Kultivi, que conta com mais de 4 milhões de alunos, acaba de lançar um curso preparatório gratuito para o Concurso Nacional Unificado, que oferece vagas para cargos de nível médio em todo o país. O curso abrange todos os tópicos do Bloco Temático 8 do edital, garantindo uma revisão abrangente e estruturada dos conteúdos essenciais. Com a oferta de aulas gravadas e em texto, os estudantes têm a flexibilidade de acessar o conteúdo no seu próprio ritmo e de acordo com sua rotina, garantindo a máxima absorção dos conhecimentos. O curso é ministrado por professores especializados, que possuem ampla experiência na preparação para concursos públicos. Saiba mais: (https://kultivi.com/).

E – Marca mais Forte

O Banco do Brasil foi considerado a empresa de marca mais forte do Brasil, também ranqueada como uma das três marcas brasileiras mais valiosas do mundo. Esse é o resultado de um levantamento desenvolvido pela empresa Brand Finance, líder mundial de avaliação de marcas, que destacou as 500 mais fortes e mais valiosas do planeta. O ranking foi anunciado na quarta-feira (17) no Fórum Econômico de Davos. De acordo com o relatório da Brand Finance, a marca Banco do Brasil cresceu 11% entre 2023 e 2024, alcançando o valor de US$ 5,5 bilhões. O crescimento decorre da força da marca, com pontuação de 79.1 e rating AA+. Para avaliar o valor de marca, considera-se o benefício econômico que se obteria com o licenciamento da empresa em mercado aberto (AI/BB).

F – Ações Petrolíferas

O governo italiano está planejando vender até 4% da petroleira ENI para arrecadar cerca de 2 bilhões de euros (R$ 10,7 bi) e reduzir a dívida, segundo fontes próximas ao assunto citadas pela Bloomberg. A administração da ENI anunciou a intenção de antecipar o encerramento da recompra de ações, com abril de 2024 como prazo. No Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, o ministro da Economia, Giancarlo Giorgetti, explicou ter discutido a venda de algumas participações com fundos estrangeiros. O Ministério da Economia e Finanças possui uma participação de 4,7% na Eni, enquanto o banco de desenvolvimento CDP detém 27,7% (Ansa).

G – Anos de Sucesso

A Cooperativa Vinícola Garibaldi ergue um brinde em comemoração à sua trajetória que completa 93 anos nesta segunda-feira (22). Ao longo destas mais de nove décadas, a marca tem se posicionado no mercado a partir de suas crenças nos valores cooperativos. Desta forma, construiu uma história que passou por diferentes épocas, cenários econômicos e estilos de produtos. Mas sempre mantendo a convicção de que, a partir do trabalho coletivo com um mesmo propósito, é possível avançar através do tempo de modo sustentável. Foi assim que se transformou numa das marcas mais queridas, como atestam as condecorações de Top of Mind, Carrinho Agas e Marcas de Quem Decide, mas também da crítica, como comprovam suas mais de 80 medalhas recebidas em concursos internacionais no ano passado.

H – Inspirados na Natureza

A cadeia produtiva de artesanato apoiada pela Fundação Amazônia Sustentável garantiu um faturamento de R$ 273 mil para artesãos ribeirinhos e indígenas no período de janeiro a novembro de 2023. Foram mais de 8,6 mil peças vendidas, com um ticket médio de R$ 31,64 por peça. O sucesso foi parar na sede da Americanas, no Rio de Janeiro, onde foram lançadas peças inspiradas na natureza e biodiversidade amazônica. A empresa, disponibiliza uma loja virtual em seu marketplace para contribuir com o desenvolvimento da região amazônica. São 10 grupos de artesãos situados em Unidades de Conservação do Amazonas. Confira em: (https://www.americanas.com.br/lojista/jirau-da-amazonia-10189868000135).

I – Transporte Marítimo

No tumultuado mar do transporte marítimo global, as operadoras ainda enfrentam instabilidade econômica e uma incerteza severa. De acordo com uma análise da empresa de logística MTM Logix, à medida que os resultados desanimadores do final de 2023 aparecem, é previsto que no primeiro trimestre deste ano aconteça uma tempestade de demandas dos investidores por racionalização da capacidade das embarcações, e isso pode impulsionar as taxas de frete para cima, variando entre 5% até 10% ao longo do ano. “O desafio será no que se diz respeito à disponibilidade de contêineres. Estima-se um aumento na demanda de cerca de 9,3% contra uma capacidade de transporte de 2,2%”, afirma Mario Veraldo, CEO da MTM Logix.

J – Venda de Seguros

Os Correios e a CNP Seguradora, empresa do grupo francês CNP Assurances e uma das maiores seguradoras da Europa, com presença no mercado brasileiro há mais de 20 anos, já estão realizando a venda de seguros nas agências da estatal em todo o país. “O seguro tem sido um serviço acessível apenas para elites e um dos limitadores é o preço. A parceria vem para mudar esse cenário”, afirma o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos. O CEO da CNP Seguradora, François Tritz, destaca que são produtos simples, com preços acessíveis e com processos de vendas rápidos e eficientes. Os microsseguros e seguros simplificados têm valores mensais a partir de R$ 9,99. Para mais informações, acesse: (www.correios.com.br).

K – Odontologia Brasileira

Entre os próximos dias 24 e 27, no Expo Center Norte, acontece a 41ª edição do Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP). O evento demonstra a qualidade da Odontologia Brasileira, uma das mais avançadas do mundo, e coloca em prática fundamentos essenciais para a formação dos profissionais da área, com grandes nomes e marcas do mercado odontológico nacional e internacional. É voltado para atualização científica dos profissionais da área, com palestras, discussões, hands-on e troca de experiências. Inscrições e mais informações: (https://www.ciosp.com.br/pt/inscricao-ciosp).