Negócios em Pauta 20/12/2022

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segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

A – Acordo histórico para proteger ecossistemas

Os países participantes da COP15, cúpula voltada à proteção da biodiversidade e realizada em Montréal, no Canadá, chegaram ontem (19) a um histórico acordo para tentar salvar os ecossistemas do planeta da devastação produzida pelo próprio ser humano. O pacto prevê que, até 2030, pelo menos 30% da Terra seja considerada área protegida, além da destinação de US$ 30 bilhões por ano na segunda metade da década para ajudar países em desenvolvimento a proteger a natureza. Atualmente, as zonas protegidas totalizam 17% da parte terrestre do planeta e 8% dos mares. Além disso, o acordo estabelece a meta de recuperar pelo menos 30% dos ecossistemas degradados e de reduzir pela metade os riscos ligados a pesticidas. O compromisso foi anunciado por Huang Runqiu, ministro do Meio Ambiente da China, país que preside a COP15, após quatro anos de negociações (ANSA).

B – Desperdício de Alimentos

A Food To Save, foodtech que já evitou o descarte de mais de 800 toneladas de alimentos na Capital Paulista, no Grande ABC, Campinas, Americana e Rio de Janeiro, acaba de chegar a Brasília com o objetivo de transformar cada vez mais os hábitos dos consumidores. Com uma proposta inovadora de conectar os excedentes de produção e produtos próximos à data de validade dos estabelecimentos, a startup inicia sua operação na capital federal com 15 parceiros. Entre os estabelecimentos, estão: Rei do Mate, Fazenda Malunga e Vezpa Pizzas. A expectativa é que, juntos, esses parceiros evitem o desperdício de mais de 5 toneladas de alimentos até o final do ano na cidade. Saiba mais em: (https://www.foodtosave.com.br/).

C – Consumo de Mídia

O Grupo de Mídia de São Paulo acaba de lançar a nova versão do ‘Anuário Mídia Dados Brasil’, que foi reformulado ganhando formato nativo integralmente digital. O lançamento acaba de ser credenciado pelo Cenp, dentro de sua proposta de guiar as decisões do mercado sobre consumo de mídia pela audiência, o desempenho de cada meio e as tendências que têm orientado o comportamento dos consumidores. “Falamos de novidades que foram implementadas, reforçando que a ferramenta pode ser relevante tanto para quem quer um jeito rápido de encontrar dados, quanto para quem não tem acesso à fontes de informação sobre o assunto com tanta facilidade”, afirma Luciana Shwartz, Consultora Operacional do Grupo de Mídia e responsável pelo Mídia Dados. Saiba mais em: (https://midiadados.gm.org.br/).

D – Produtos Veganos

O grupo Barilla anunciou a finalização de um acordo com a B&G Foods para a compra da marca norte-americana Back to Nature, especializada em produtos saudáveis, veganos e que não usa produtos transgênicos. Com isso, os italianos continuam na aceleração de afirmação como marca internacional e agora entram no mercado de snacks dos EUA. “Na Barilla, nós temos o objetivo de construir, no longo prazo, uma presença significativa no setor de ‘bakery’ norte-americano e essa operação me lembra quando, há 25 anos, nós iniciamos o mesmo percurso nas massas e hoje somos líderes nesse mercado”, disse o presidente do grupo, Guido Barilla, ao afirmar que “a compra da Back to Nature representa um passo para a nossa estratégia de crescimento e desejamos ter os mesmos resultados que tivemos com as massas” (ANSA).

E – Seguros com Diferenciais

Nos primeiros seis meses, o Original, primeiro banco digital completo, registrou um crescimento de 132% no faturamento da venda de seguros em relação ao mesmo período do ano passado. Como diferenciais, os seguros oferecem uma experiência 100% digital, fluída, simples e transparente. Contam com vantagens como realocação profissional e assessoria financeira na opção prestamista; possibilidade de reparo e marido de aluguel na categoria residencial e telemedicina do Einstein no serviço de vida. Já no seguro de vida, o crescimento na primeira metade do ano também apresentou crescimento: 22% em relação a 2021. A faixa etária que apresentou o maior crescimento percentual de aquisição é a de 25 a 35 anos.

F – Alinhadores Transparentes

Uma pesquisa inédita feita pela Smilink, principal healthtech do setor odontológico do país, revelou que 66% dos entrevistados preferem utilizar alinhadores transparentes produzidos no Brasil. De acordo com Pablo Inones, COO da Smilink, o resultado reforça a credibilidade que as empresas nacionais alcançaram perante os consumidores. “O levantamento mostra claramente que os alinhadores desenvolvidos no país possuem um nível de confiança extremamente alto, enquanto somente 18% dos participantes revelaram que fazem questão de uma marca estrangeira. Isso, sem dúvida, é um enorme trunfo para as empresas brasileiras do setor”. 84,3% dos entrevistados ainda preferem contratar um tratamento via alinhadores transparentes diretamente com dentistas. Outras informações: (https://www.smilink.com.br/).

G – O Anti Restaurante

Longe das ruas com grande aglomeração, o Centro de Curitiba guarda uma saborosa surpresa nos fundos de uma charmosa galeria escondida. Sem placa de sinalização ou qualquer indicativo de que há um restaurante no local, o Madá Pizza & Vinho, pizzaria napolitana criada pelo badalado chef Beto Madalosso e seu sócio Renan Vargas. Apesar da localização curiosa e até então pouco viável para um empreendimento de sucesso, o Madá conquistou os curitibanos com seu conceito “anti-restaurante”, também chamado de restaurante secreto. O espaço oferece um ambiente intimista e aconchegante, totalmente remodelado nos moldes “faça você mesmo”, com luz baixa e paredes de tijolo à vista. A casa atende, mensalmente, mais de 3 mil clientes, mesmo com espaço reduzido de mesas e cadeiras. Outras informações, acesse o perfil oficial da pizzaria no Instagram (@madapizzavinho).

H – Residências Artísticas

A Funarte e a Aliança Francesa apresentam a segunda edição do Programa de Residências Artísticas Brasil-França. Serão selecionados quatro projetos de artes cênicas, associando artistas franceses e brasileiros durante um mês na França e um mês no Brasil. As inscrições ficam abertas até o dia 25 de janeiro, via formulário on-line: (https://villa-tijuca.com/cruzamentos-2/). Artistas/coletivos brasileiros selecionados receberão uma bolsa de R$ 27.500 por projeto, destinados aos gastos da residência. Para os artistas/coletivos franceses será disponibilizada uma quantia fixa de mil euros, limitada a um artista por projeto; e também o financiamento de uma passagem de avião para um artista.

I – Desenvolvimento de Startups

Estão abertas até 31 de janeiro as inscrições para o Programa DNA, da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo – USP e Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares. Serão selecionadas 30 startups de todo o Brasil para receberem mentorias e capacitação para o desenvolvimento de negócios de alto impacto positivo, intensivos em conhecimento e tecnologia. Metade das vagas de incubação serão destinadas a mulheres, pessoas negras, pardas, com deficiência, representantes de povos originários, comunidades tradicionais e LGBTQIA+. O programa é voltado para startups das áreas: Saúde, Ciências da Vida, Tecnologias Verdes, Tecnologia da Informação, Indústria 4.0 e Educação. Para se candidatar, preencha o formulário em: (https://www.inscricoes.cietec.org.br/incubadora-usp-ipen).

J – Novo Ducato

A Fiat confirmou para o primeiro semestre de 2023 o lançamento do Novo Ducato, que reforçará o portfólio da marca no segmento de veículos comerciais leves, no qual ela é líder há mais de 10 anos. De acordo com a montadora, o modelo deve chegar ao mercado com mudanças no design e novas versões, juntando-se também à picape média prometida para a segunda metade do ano que vem. “O mercado de comerciais leves sempre foi muito importante para a Fiat, tanto é que estamos investindo cada vez mais nesse segmento. Neste ano, lançamos o Scudo, um furgão médio que atende às mais variadas necessidades. Também inauguramos nossa linha de utilitários elétricos com o e-Scudo, que possui a maior autonomia da categoria”, disse Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul (ANSA).

K – Bebida Prebiótica

Lançada em 2020, a linha de bebidas prebióticas é pioneira no mercado nacional e internacional. Em seu primeiro ano, a empresa faturou mais de R$ 1 milhão, expandindo suas operações aos Estados Unidos, onde está disponível em diversas redes, como Walmart, Sprouts, Costco, em mais de 1.500 pontos de venda, além da Amazon, para compras online. Quando chegaram por lá em 2021, vendiam em cinco estados, hoje estão presentes em mais de 30. No Brasil, as bebidas são conhecidas como Pura Fibra, enquanto nos Estados Unidos recebem o nome de Vibi+, um sucesso entre os fãs de produtos saudáveis e pessoas que buscam aumentar o consumo de fibras. Saiba mais em: (www.bebafibra.com.br) e (www.vibiplus.com).