Negócios em pauta 19/08/2015 a

em Negócios em Pauta
terça-feira, 18 de agosto de 2015

A – Prioridade Orçamentária

Todo cidadão paulistano pode opinar sobre as prioridades orçamentárias do próximo ano por meio de uma plataforma digital, no site (http://planejasampa.prefeitura.sp.gov.br/consultas-publicas/). A ferramenta oferece um cardápio que inclui calçadas, pavimentação, revitalização de praças, regularização fundiária, unidades habitacionais, coleta seletiva, limpeza urbana e iluminação pública, para que o munícipe escolha um projeto prioritário. A Prefeitura criou a plataforma digital para ampliar a participação na discussão sobre o orçamento, além de garantir maior transparência ao processo, aumentando a articulação entre o governo e a população.

B – Entrevista e Contratação

Em média, o profissional brasileiro leva 1,6 semanas entre a primeira entrevista para uma vaga de emprego e o momento em que a contratação de fato acontece. O dado é parte da nova edição da Pesquisa dos Profissionais Brasileiros, levantamento anual feito pela Catho. O curto espaço de tempo até que o profissional esteja empregado pode ser explicado por aspectos como o baixo nível de complexidade da maior parte das vagas e a necessidade que uma parcela considerável das empresas tem de preencher postos de trabalho rapidamente.

C – Mobiliário e Design

A multinacional norte-americana de mobiliário corporativo e design, Herman Miller, acaba de inaugurar o primeiro showroom da companhia na América do Sul. A escolha da cidade de São Paulo (na Rua João Lourenço, próximo ao Ibirapuera), se dá devido à importância do Brasil nos planos da empresa e segue a estratégia global de se tornar uma companhia B2B2C e estabelecê-la como uma das principais marcas de lifestyle do mundo. A empresa atua em duas frentes no Brasil, sendo ela as áreas do corprativo e residencial. Isso inclui todo seu portfólio de clássicos do design (Herman Miller Collection) e o mobiliário corporativo (cadeiras, móveis e projetos para espaços de trabalho). Saiba mais em (www.hermanmiller.com.br).

D – Direito no Turismo

O Fórum Internacional de Advogados de Viagens e Turismo fará sua 26ª Conferência Internacional na Universidade de Buenos Aires, Argentina, de 4 a 6 de novembro. O evento técnico é anual e reconhecido mundialmente por debater especificidades jurídicas do setor em diferentes países e as respectivas soluções aplicadas. Este ano o foco é Direito do Consumidor. Na grade de palestrantes estarão ainda especialistas em direito do turismo dos EUA, Alemanha, Escócia, Austria, Argentina e Israel. Entre os temas: acordo internacional da OMT relativo aos direitos e interesses dos turistas e dos prestadores de serviços turísticos, contratos de turismo, pacotes turísticos e proteção dos usuários. Mais informações em (www.iftta.org).

E – Almoço-debate

O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, é o próximo palestrante do Almoço-Debate promovido pelo Lide, presidido por João Doria. Com o tema “Cenários, Desafios e Resultados da Privatização dos Aeroportos”, empresários e autoridades debaterão sobre a nova rodada de concessões dos aeroportos de Fortaleza, Salvador, Florianópolis e Porto Alegre, que poderão receber um aporte de R$ 8,5 bilhões da iniciativa privada. Realizados mensalmente, reúnem empresários e autoridades públicas para discutir temas de relevância nacional sobre desenvolvimento econômico, ética e gestão. O evento acontece no próximo dia 31, no Hotel Grand Hyatt São Paulo.

F – Estágio na Avon

Uma das maiores empresas globais de cosméticos e pioneira em venda direta, a Avon, abre inscrições para seu Programa de Estágio 2016, para selecionar estudantes de graduação das áreas de Exatas, Humanas e TI, com previsão de conclusão do curso entre dezembro/16 e dezembro/17. São 64 vagas nas unidades da Avon em São Paulo e Cabreúva, Simões Filhos (BA) e Maracanaú (CE). Os candidatos devem apresentar inglês fluente ou avançado, conhecimento do pacote Office e disponibilidade para trabalho a partir de 20 horas semanais. É desejável que domine espanhol. Inscrições no site (www.programadeestagioavon.com.br).

G – Jornalismo Júnior

Entre os próximos dias 24 e 28, a Jornalismo Júnior, empresa júnior da ECA/USP, promove a segunda Semana da Jornalismo Júnior. Serão realizadas uma série de palestras e debates a respeito da profissão. Este ano, o tema será “Grandes coberturas jornalísticas”. Foram convidados personalidades da comunicação de diferentes segmentos: cultural, esportivo e científico, além da área do cinema e do ramo de reportagens. A cada dia, os bate-papos serão guiados por diferentes mediadores e contarão com sorteios de diversos itens. O horário é sempre às 19h00. A entrada é um quilo de alimento não perecível O local é o auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Cidade Universitária. Mais informações tel. 3091-4085 ou ([email protected]” data-mce-href=”mailto:[email protected]“>[email protected]).

H – Importância da Marca

A Sage, líder mundial no setor de softwares para pequenas e médias empresas, promove o seminário online “Branding para Empreendedores: crie uma grande marca para o seu negócio”. O evento será realizado no próximo dia 26, a partir das 15h00. A palestra, com duração de uma hora, será ministrada por Marcos Bedendo, professor de Gestão de Marcas e Marketing Estratégico da ESPM, sócio consultor da Brandwagon Consultoria de Branding e Inovação e autor do livro “Branding para Empreendedores”. A apresentação objetiva auxiliar os empreendedores na construção e gestão de marcas, contribuindo para o sucesso dos negócios. Inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site (http://info.sageone.com.br/evento-online-marcas).

I – Limpeza Automotiva

Desde a crise hídrica no ano passado, a necessidade de economizar água tornou primordial a cultura do não desperdício. A Freewet, franquia brasileira de limpeza automotiva, se ajusta a essa nova realidade com um modelo que dispensa completamente o uso do recurso natural e, além disso, oferece uma oportunidade de negócio acessível. A empresa trabalha como franquia nano, que não tem taxa de publicidade e franchising e cujo franqueado exerce atividades essencialmente a domicílio. A operação da franquia é simples e não requer experiência prévia – a franqueadora oferece treinamento. Outras informações em (www.freewettv.com.br).

J – Evento de e-Sports

Entre os dias 4 e 7 de setembro, no São Paulo Exhibition & Convention Center, acontece a próxima edição da Brasil Mega Arena. Paraíso dos apaixonados por games, o evento terá disputas entres as melhores equipes de gamers do Brasil, batalhas ao vivo nos palcos com os maiores jogos do mundo, além de muita interação com os top Youtubers e Streamers. Importantes empresas do setor mostram novidades, os youtubers famosos atendem aos seus fãs e o público joga à vontade em diversos computadores espalhados pelo evento. Os presentes ainda podem conhecer os jogadores profissionais de e-Sports, comprar produtos oficiais dos times e outros itens do universo gamer. Saiba mais em (www.brasilmegaarena.com.br).

K – Gestão Pública no Brasil

A FGV/EAESP realiza nos próximos dias 27 e 28, o seminário Reforma Gerencial 20+20, que objetiva fazer o balanço da difusão das ideias do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado e debater propostas para a gestão pública brasileira nos próximos 20 anos. Dentre os palestrantes, o ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira; o ministro Roberto Mangabeira Unger; o senador Antonio Augusto Anastasia; o governador de Pernambuco, Paulo Câmara; os prefeitos de Osasco, Jorge Lapas, Curitiba, Gustavo Fruet, Canoas, Jairo Jorge, e de Santos, Paulo Alexandre Barbosa; e dirigentes de organizações sociais. O evento é gratuito. Para participar é preciso fazer inscrição pelo link: (http://bit.ly/reformagerencial).

L – Torneio de Golfe

Já estão abertas as inscrições para o 31º Torneio Aberto do Guarujá Golf Club, que acontece nos dias 5 e 6 de setembro. É válido para os rankings paulista masculino e feminino e terá uma intensa programação social, que incluirá um campeonato de pôquer e prêmios como carros e lanchas de luxo. O evento tem o patrocínio do Sofitel Guarujá Jequitimar e da Embrase Segurança e Serviços. Localizado na Praia de Pernambuco, o clube tem um campo de 9 buracos e 11 greens distribuídos numa área de mais de 250 mil metros quadrados cercada por Mata Atlântica nativa e preservada. Outras informações em (www.fpgolfe.com.br).

M – Tradutores e Intérpretes

O Centro de Idiomas Brasillis promove no próximo dia 25 (terça-feira), das 19h30 às 20h30, uma palestra online gratuita com Sheyla Barretto, a intérprete dos presidentes, sobre o mercado de trabalho para tradutores e intérpretes. Ela também irá falar sobre o perfil que esses profissionais precisam ter para de destacarem no mercado de trabalho. Sheyla mora há cinco anos nos Estados Unidos, e atua na OEA como Tradutora, Revisora e Intérprete. Já participou de grandes eventos e foi responsável pela equipe que fez a tradução simultânea de personalidades como Barack Obama e Lula. Inscrições: ([email protected]” data-mce-href=”mailto:[email protected]“>[email protected]) ou tel. (21) 2529-8104 (será enviado um link para os inscritos poderem acessar a plataforma virtual).

N – Primeiro Carro de Passeio

Assim como o futebol, o carro também é paixão nacional. Mas será que os fãs sabem como o veículo surgiu no Brasil? Para contar um pouco dessa história, o Shopping Metrópole (São Bernardo do Campo), abriga a Exposição Romi-Isetta. Pensado pela Fundação Romi, o evento conta com alguns modelos de Romi-Isetta de colecionadores e mostra a trajetória do primeiro carro de passeio fabricado em série no País, lançado em 5 de setembro de 1956. A mostra começa na terça-feira (25) e vai até 13 de setembro. Além das relíquias, textos e painéis com fotos completam essa viagem aos incríveis anos 50. Outras informações em (www.shoppingmetropole.com.br).