Negócios em Pauta 19/05/2021

em Negócios em Pauta
terça-feira, 18 de maio de 2021

A – Transporte aéreo nacional

A Itapemirim Transportes Aéreos (ITA), companhia aérea do Grupo Itapemirim, recém-certificada pela Anac, abrirá a venda de passagens aéreas na próxima sexta-feira (21). O voo inaugural da companhia está agendado para o dia 29 de junho de 2021, com renda revertida para instituições beneficentes, e o início dos voos comerciais para o dia subsequente, 30 de junho. Em sua estreia no mercado aéreo doméstico, a ITA estará presente em oito cidades brasileiras, são elas: Belo Horizonte-Confins, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Porto Seguro, Rio de Janeiro-Galeão, Salvador e São Paulo-Guarulhos. As capitais Recife, Maceió, Fortaleza, Florianópolis, Vitória e Natal serão somadas à malha a partir do dia 1 de agosto. Até junho de 2022, a companhia pretende ampliar a sua cobertura e chegar a 35 destinos no Brasil. Os voos serão realizados com Airbus A320, customizados e reconfigurados para 162 assentos e mais espaço individual para todos os passageiros. As passagens poderão ser adquiridas pelo site (www.voeita.com.br) e agências de viagens.

B – Malha Aérea

A malha aérea doméstica registra, em maio, sinais de leve retomada, com média de 1.046 partidas por dia, ou o equivalente a 43,4% da oferta de voos na primeira semana de março de 2020, antes do fechamento de fronteiras por causa da Covid-19. Esse resultado mostra uma desaceleração da queda registrada em abril, quando foram operadas 854 decolagens diárias, ou 35,6% da oferta regular. O crescimento é de 7,8 pontos percentuais. “Esse resultado mostra o reflexo positivo da vacinação para a leve recuperação da demanda. No entanto, o severo impacto da pandemia na aviação ainda faz com que seja necessária a manutenção de medidas emergenciais para que possamos retomar a operação aérea de forma sustentável ao longo do tempo”, afirma o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Eduardo Sanovicz.

C – Vagas de TI

O Up Skill – projeto de capacitação tecnológica, que tem o objetivo de preparar mão de obra especializada em tecnologia da informação – disponibiliza 408 vagas em mais de 10 empresas conceituadas do setor, de todo o país, como CI&T, Dextra, Grow Consulting, Matera, Grupo Ultra, Icaro Tech, Venturus, entre outras. Dessas vagas, 226 são especificamente para o modelo remoto ou híbrido. Os cargos oferecidos incluem, mas não se limitam, a profissionais de suporte técnico a sistemas, desenvolvimento de software, suporte a sistemas críticos, implantação e manutenção de sistemas, entre outras especialidades voltadas à tecnologia da informação. As inscrições podem ser feitas pelo link: (https://workover.com.br/upskill/).

D – Inovação Industrial

Com o objetivo de fomentar ainda mais a disseminação da cultura da inovação no setor industrial, o Senai no Paraná promove o 3º Seminário Internacional de Inovação Industrial em Eletroquímica, no dia 17 de junho. O evento gratuito será realizado na modalidade online, com programação ao vivo, incluindo palestras de pesquisadores e especialistas renomados nas temáticas do evento. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site (https://www.senaipr.org.br/s3ie/). O seminário é voltado a todos os profissionais que atuam na área da Eletroquímica, como empresários e trabalhadores da área de gestão da inovação, inclusive estudantes de nível superior e pós-graduação, que podem submeter seus trabalhos para apresentação no seminário.

E – Programa de Estágio

A BR Distribuidora inicia as inscrições para seu processo seletivo de estágio voltado aos estudantes do ensino técnico e do ensino superior. O programa é uma oportunidade para que os alunos possam vivenciar uma experiência de aprendizagem profissional dentro de uma grande companhia, desenvolvendo suas habilidades e potencializando a chance do ingresso na empresa após a formatura. Ao todo, estão sendo oferecidas mais de 90 vagas, distribuídas entre Rio de Janeiro, Volta Redonda, Porto do Açu e Duque de Caxias; Betim, Belo Horizonte; São Paulo, Bauru, Cubatão e Presidente Prudente; Fortaleza; Cuiabá; Belém e Marabá; Mataripe; Vitória; Suape; Teresina e Brasília. Inscrição até o próximo dia 28 no link (http://brdistribuidora.gupy.io/).

F – Cães Desaparecidos

A cervejaria Lagunitas tem uma forte conexão com o universo canino desde sua fundação em 1993 e, para continuar apoiando a causa cachorreira, lança a iniciativa “Onde está meu dog?”, que visa promover o reencontro entre cães desaparecidos e seus tutores. As pessoas da cidade de São Paulo que derem falta de seu cachorro podem cadastrar informações e enviar fotos do pet ao Instagram @lagunitasbeerbr. No Facebook: (http://www.facebook.com/LagunitasBrazil) para que a Lagunitas ajude na busca. A divulgação ocorrerá por meio de cartazes online, expostos nos perfis oficiais da cervejaria nas redes sociais, e em de relógios digitais espalhados pela cidade e direcionados estrategicamente para usuários que estiverem em bairros próximos ao que o cachorro desapareceu, facilitando assim a procura pelo animal. A divulgação de cada dog fica no ar por 4 dias. Saiba mais em (www.lagunitas.com).

G – Segmento de Livraria

Dando continuidade ao seu plano de expansão que a transformou na maior rede em unidades físicas do Brasil, com 84 lojas espalhadas por 21 estados, a Livraria Leitura vai inaugurar mais uma unidade em São Paulo. A 17ª loja da rede no estado, e 7ª da capital, está sendo inaugurada hoje (19), no Shopping Interlagos. A nova unidade, além de oferecer o que há de melhor no mercado nos segmentos de livraria, também irá disponibilizar itens de papelaria, presentes, suprimentos de informática e geek. Ainda neste ano, a rede irá inaugurar novas unidades em Caruaru/PE e em Salvador. A rede de livrarias continuará oferecendo o serviço de delivery de livros, uma iniciativa implantada durante o período de isolamento social.
Outras informações: (www.leitura.com.br).

H – Cursos Exclusivos

Com o compromisso de projetar a carreira do aluno, a Universidade São Judas apresenta a 2ª Edição da São Judas Academy. O evento oferece 50 cursos exclusivos, gratuitos e online para estudantes que estão no terceiro ano ou que concluíram o ensino médio e querem dar um up no seu currículo, aumentando seus aprendizados, utilizando a tecnologia como grande aliado no ensino. A 2ª edição acontece vai da próxima segunda-feira (24) à sexta-feira (28), a partir das 19h. Os cursos serão dos mais variados temas e vão abordar áreas como: Ferramentas Digitais, Gestão Pessoal e Financeira, RH, Marketing, Fotografia, Inovação, entre outros. Para se inscrever, basta acessar o site (saojudasacademy.com.br).

I – Gestão de Resíduos

A Nespresso, marca líder em cafés porcionados de alta qualidade sustentável e pioneira na reciclagem de cápsulas, completa 10 anos de seu Programa de Reciclagem. Desde 2011, recebe as cápsulas de café usadas e faz a separação do pó de café do alumínio, sem a utilização de água. Atualmente, a marca possui um Centro de Reciclagem em Osasco, na regia~o metropolitana de Sa~o Paulo. No processo de economia circular, o alumínio é infinitamente reciclável, ou seja, ele volta para o seu ciclo de vida em formas variadas, como bicicletas e canetas, enquanto o pó de café é compostado, se tornando adubo orgânico. O Centro também é o marco na celebração de 15 anos de operação da companhia no País e reforça o compromisso em ser uma empresa carbono neutro até 2022. Saiba mais em: (http://www.nespresso.com/reciclagem).

J – Curso para Zeladores

A Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo estruturou um novo curso voltado para zeladores, que poderá ajudar os profissionais da área a lidar com as drásticas mudanças provocadas no dia a dia dos condomínios por conta dos efeitos da crise pandêmica, como o aumento exponencial das entregas delivery e nova rotina de visitas. O curso “Desenvolvimento e Qualificação para Zeladores – Zelador Plus” foi criado para trazer conhecimentos técnicos e comportamentais, para discussões sobre responsabilidade e liderança. As aulas serão realizadas nos dias 7 a 11 de junho, presencialmente, na sede da instituição, das 9h às 13h, seguindo todos os protocolos sanitários e de distanciamento social propostos pela OMS. Inscrições e informações: ([email protected]) ou pelo tel. (11) 3059-3372.

K – Negócios e Tecnologia

O Grupo Omni, instituição conhecida por possuir um dos melhores serviços de crédito do Brasil, anuncia 110 vagas de emprego, sendo 57 delas na área de administração e negócios e 54 em tecnologia. A empresa procura profissionais criativos, focados em inovação, interessados em aprender e que tenham afinidade com a cultura da companhia. Engloba banco, financeira, startups e o Omni Lab (laboratório de inovação da companhia), dando diversas opções para que os candidatos escolham onde desejam trabalhar. A empresa desenvolve API´s com a linguagem Java e arquitetura de microsserviços com deploy na nuvem e, mira em inovações, tecnologias e facilidades de acesso tanto para seus facilitadores quanto para os clientes. Para se candidatar às vagas, cadastre o currículo em: (https://vemseromni.gupy.io/).