A – Bruna celebra conquista de passaporte italiano
A atriz brasileira Bruna Marquezine comemorou na segunda-feira (15) a oficialização de sua cidadania italiana. Ela publicou uma foto de seu passaporte vermelho no Instagram. Na legenda, ela ainda brincou: “Siri, toca Per Ampre na voz da Susana Vieira”, em referência à canção do tenor Andrea Bocelli, imortalizada na participação da atriz em um programa da TV Globo, que virou meme com a tentativa de cantar a música italiana sem saber a letra. O processo de obtenção da cidadania de Bruna começou em 2018. A avó da artista era neta de italianos, e o sobrenome artístico “Marquezine” foi escolhido em homenagem a ela. No auge da carreira após atuar em seu primeiro filme de Hollywood, “Besouro Azul”, ela garantiu para si um dos passaportes mais poderosos do mundo, que possibilita a visita a 194 destinos sem visto, incluindo os EUA, além de trânsito livre na União Europeia (ANSA).
B – Artes Circenses
O Programa Fábricas de Cultura está com inscrições abertas para cursos gratuitos de dança e de formação em artes circenses na capital paulista. No Núcleo Luz, localizado no Bom Retiro, o curso oferecido é de experimentação em dança, onde os aprendizes vão vivenciar aulas práticas de introdução, experimentação e aprofundamento em diferentes códigos da dança. Podem se inscrever jovens de 14 a 21 anos de idade que vivem na região metropolitana de São Paulo e que tenham vivência em práticas corporais como dança, esporte, circo, capoeira ou teatro. As inscrições estão abertas até o próximo dia 21 e podem ser feitas no site do programa (https://www.fabricasdecultura.org.br/nucleo-luz/).
C – Jornalismo em Seguros
Jornalistas de todo o Brasil poderão inscrever, até o dia 7 de abril, reportagens e matérias para concorrer ao VII Prêmio de Jornalismo em Seguros. Ao todo, serão distribuídos R$ 120 mil, entre os três primeiros colocados – R$ 15 mil para o primeiro, R$ 6 mil para o segundo e R$ 3 mil para o terceiro – nas cinco categorias da premiação: Mídia Impressa, Audiovisual, Webjornalismo, Imprensa Especializada do Mercado de Seguros e a categoria especial ASG e Seguros, na qual serão consideradas reportagens publicadas em todos os meios citados. Nas seis edições anteriores, foram mais de 3.800 trabalhos inscritos, produzidos por cerca de 800 profissionais da imprensa. Inscrições: (https://premiodejornalismo.ens.edu.br/).
D – Avião Solidário
Duzentas meninas de escolas públicas da Ilha do Marajó (PA) que sofrem com a pobreza menstrual irão receber mais de 200 kits de higiene íntima transportados gratuitamente pela Latam Cargo. As arrecadações de produtos, como absorventes, sabonetes e lenços umedecidos, foram realizadas pela organização sem fins lucrativos G10 Favelas e pelo Instituto Costurando Sonhos Brasil, e transportadas de São Paulo para Belém pelo Avião Solidário da Latam. Nos próximos dias seguirão, em trajeto fluvial até o município de Cachoeira do Arari, localizado na Ilha. Há mais de 10 anos, o Avião Solidário da Latam coloca à disposição toda a sua experiência logística e conectividade para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de saúde, Meio Ambiente e Catástrofes.
E – Cultura do Empreendedorismo
Estão abertas as inscrições para empresas, associações e projetos que promovam a cultura do empreendedorismo solicitarem patrocínio ao Sebrae. O prazo para inscrições segue até 21 de fevereiro. Para participar, é necessário que iniciativa seja realizada entre abril e dezembro deste ano e faça conexão entre os pequenos negócios e ações de sustentabilidade, inovação, inclusão e competitividade. Os projetos devem apresentar proposta de contrapartidas que promovam visibilidade de marca e institucional para o Sebrae (exposição da marca do Sebrae nas redes sociais e site do projeto, oferta de estande, espaço para palestras etc.). O Sebrae levará em conta o número de participantes, público, abrangência territorial, relevância institucional, aderência técnica, contrapartidas e avaliação anterior.
F – Eficiência Energética
A Enel Brasil, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro, lançou a Chamada Pública para financiamento de projetos de eficiência energética nas três distribuidoras do Grupo no país. Até o dia 3 de julho, clientes das concessionárias da Enel em São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, que atendam aos requisitos descritos no edital, poderão inscrever seus projetos de eficiência energética. Ao todo, serão disponibilizados R$ 38 milhões, sendo R$ 12 milhões para iniciativas de Iluminação Pública e R$ 26 milhões para projetos de outras tipologias. Os temas: troca de equipamentos por modelos mais eficientes, modernização de sistemas motrizes, instalação de aquecedores solares e sistemas fotovoltaicos, modernização de sistemas de iluminação e refrigeração, entre outros.
G – Rumos da Economia
Nos dias 28 e 29 de fevereiro, a cidade de São Paulo vai receber a 1ª Reunião de Ministros de Finanças e de Presidentes de Bancos Centrais do G20, no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera. O encontro faz parte da programação da presidência brasileira do grupo que reúne as maiores economias do mundo e é o mais importante antes da Cúpula de Chefes de Estado e de Governo marcada para novembro, no Rio de Janeiro. Essa reunião é relevante porque será a primeira da trilha financeira sob a presidência brasileira do G20 e irá imprimir o tom das discussões dos principais líderes mundiais ao longo do ano. As decisões ali tomadas podem determinar os rumos da economia do planeta no próximo ano.
H – Loja Conceito
A cervejaria holandesa Heineken abriu sua primeira loja conceito do Nordeste, no Aeroporto de Maceió. A Living HNK oferece uma experiência completa com o melhor que a marca dispõe, incluindo serviços de bar e restaurante. O novo empreendimento faz parte do projeto de expansão da área comercial do terminal, que foi reinaugurado pela Aena em 2023 com mais do dobro do espaço inicial – passou de 994 m² para 2.062 m² – e agregando novas marcas e serviços para os consumidores. Com investimento de R$ 1,6 milhão, a Living HNK ocupa um espaço de 98,37 m² e tem 20 funcionários. A loja faz parte do Grupo FIT, responsável por mais de 60 operações em aeroportos brasileiros – a de Maceió foi inaugurada no final de 2023 e oferece conveniência e agilidade a consumidores que estão em trânsito.
I – SUV Compacto
O Nissan Kicks foi o primeiro produto inspirado e criado pela fabricante japonesa de automóveis para o Brasil e a América Latina. O carro-conceito foi apresentado em 2014, no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, momento em que a Nissan manifestou sua intenção em criar veículos focados nas necessidades específicas de seus clientes nas regiões ou países onde têm presença. Em agosto de 2016, o modelo foi lançado mundialmente primeiro no Brasil. Logo depois, seguiu para o restante da América Latina. O Brasil é um dos países onde a Nissan produz seu veículo do segmento SUV compacto. Aqui, ele é feito no Complexo Industrial de Resende, no Sul Fluminense. Diariamente ali são produzidas mais de 360 unidades do Nissan Kicks.
J – Segmentos do Saneamento
A primeira edição da IFAT Brasil, Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos, apresentará um portfólio completo de soluções, tecnologias, equipamentos, produtos e serviços para todos os segmentos do saneamento no Brasil, acontece entre os dias 24 e 26 de abril, no São Paulo Expo. A feira terá mais de 10 mil m² de exposição, com 135 marcas expositoras da América Latina, China e Europa. Para acompanhar as novidades, conhecer lançamentos, se conectar com stakeholders e participar das atividades de conteúdo, é só realizar o credenciamento neste link: (https://ifatbrasil.com.br/credenciamento).
K – Margherita é a Favorita
Diversos países celebraram na quarta-feira (17) o Dia Mundial da Pizza, dedicado a enaltecer uma das receitas mais apreciadas no planeta e ícone do Made in Italy. A data coincide com o Dia de Santo Antônio Abade, considerado como protetor dos moleiros, dos pizzaiolos e dos animais. Segundo a Confederação Nacional dos Cultivadores Diretos (Coldiretti), a Itália produz 2,7 bilhões de pizzas por ano, com um consumo de 200 milhões de quilos de farinha, 225 milhões de quilos de muçarela, 30 milhões de quilos de azeite de oliva e 260 milhões de quilos de molho de tomate. O sabor favorito dos italianos é a clássica margherita, e o consumo de pizza no “Belpaese” totaliza 7,8 quilos per capita anualmente (Ansa)