Negócios em Pauta 18 a 20/12/2021

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

A – Nissan revela protótipo de carro lunar

A Nissan Motor Co., Ltd. desenvolveu em conjunto com a Agência de Exploração Espacial do Japão (Jaxa) um protótipo de rover lunar. A Nissan está trabalhando no controle da dirigibilidade de rovers planetários desde janeiro de 2020. Um rover lunar deve ser capaz de percorrer a superfície irregular, rochosa e arenosa da lua, além de ser energeticamente eficiente. Além disso, as fontes de energia para alimentar o funcionamento de veículos espaciais são limitadas. A pesquisa da Nissan refere-se à tecnologia de controle do motor elétrico que a montadora japonesa desenvolveu por meio da produção em série de veículos elétricos como o Leaf e a tecnologia de controle de tração integral e-4Orce do novíssimo crossover elétrico Ariya. Neste caso, a tecnologia está sendo utilizada para aumentar a performance do rover lunar no terreno acidentado do corpo celeste (Nissannews).

B – Gift Card

A Blackhawk Network, empresa de soluções pré-pagas, realizou um estudo para entender como está o poder de compra dos consumidores. O recorte brasileiro demonstrou que quase 80% dos brasileiros preferem ganhar um cartão-presente no final do ano, por conta da possibilidade de escolher seu próprio presente. A compra online foi a categoria mais popular entre os entrevistados: 80% das pessoas querem presentear alguém digitalmente para evitar o risco de contágio e somente 56% deseja comprar em loja física. O Brasil é o segundo maior país propenso a consumir cartões-presente digitais no Natal, ficando atrás apenas da Índia. Produtos eletrônicos, brinquedos e roupas estão entre as categorias de cartões-presente preferidas para presentear. Para mais informações, acesse: (https://www.blackhawknetwork.com/br-pt).

C – Programa de Líderes

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa Líderes Estudar 2022, o maior programa de bolsas de estudo do Brasil. O projeto pioneiro da Fundação Estudar, que está no seu 31º ano e já formou mais de 760 líderes no país, tem como objetivo apoiar, reunir e desenvolver jovens que buscam conhecimento de ponta, sonham grande e acreditam que podem mudar o Brasil, com transformações positivas no seu setor de atuação, seja ele qual for. Ao final de cada processo seletivo – que inclui testes de perfil e lógica, entrevistas de competência e um painel com ex-bolsistas -, algumas dezenas de jovens selecionados receberão sua bolsa de estudos e passarão a receber todo o suporte. Inscrições e mais informações: (https://mudanca.estudar.org.br/lideres-estudar-2022/).

D – Serviços Bancários

O Banco Bmg acaba de firmar uma parceria com a Le biscuit e começará a utilizar a capilaridade das mais de 150 lojas da rede varejista para oferecer suas soluções financeiras a um número ainda maior de brasileiros de norte a sul do País. Além disso, o Bmg será responsável pela oferta e administração do cartão de crédito exclusivo para clientes da varejista. Essa é a terceira vez, só em 2021, que o Banco consolida um acordo para oferecer este tipo de produto para uma empresa do setor. Para se ter ideia do potencial desse mercado para o Bmg, o setor varejista, sozinho, contribui com cerca de 19,71% do PIB brasileiro e é um segmento em que o Banco está empenhado em ampliar a sua participação. Ao todo, mais de 1 milhão de pessoas que passam pelas lojas da Le biscuit todos os meses se beneficiarão com a parceria.

E – Milhões de Pneus

A Dunlop chega ao final de 2021 com muito o que comemorar. Impulsionada pelos investimentos de mais de R$ 1 bilhão anunciados em julho, a empresa fecha o ano com pouco mais de 36 milhões de pneus de passeio e mais de 600 mil pneus de carga produzidos no Brasil, desde 2013. Só este ano, serão fabricados mais de seis milhões de pneus na planta da empresa localizada na cidade de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, no Paraná. No ano em que comemora 10 anos de operação no país, a Sumitomo Rubber do Brasil, detentora da marca Dunlop, apresentou diversas novidades para o mercado nacional. Com a facilidade do e-comerce, os clientes podem adquirir os produtos da empresa no conforto de casa e ainda podem optar por montar os pneus em lojas conveniadas da marca. Saiba mais: (www.dunloppneus.com.br).

F – Gallagher no Brasil

Com mais de 90 anos de presença global, a Gallagher – corretora de seguros corporativos, gestão de risco e consultoria em benefícios – desembarca no Brasil trazendo toda a experiência do grupo. A companhia tem capital aberto na Bolsa de Nova Iorque e é uma das três maiores corretoras do mundo, com capital avaliado em U$ 35 bilhões. No Brasil, a trajetória consolidada se mistura a um mindset de startup, com inovação e empreendedorismo, reunindo um time de bastante referência no mercado brasileiro. A Gallagher já começa a operar com uma carteira de cerca de 250 clientes globais, que representam R$ 300 milhões em prêmios no Brasil. Vai investir também em consultoria e corretagem de benefícios e a meta é chegar a 50 mil vidas em 12 meses nesse segmento.

G – Tecnologia Gratuita

O prazo para inscrição no projeto de educação inclusiva, promovido pela b8one – laboratório de soluções digitais e uma das empresas de tecnologia que mais crescem no Brasil – termina na próxim quarta-feira (22). A iniciativa objetiva preparar profissionais de todas as classes sociais e diferentes regiões do Brasil para o mercado de tecnologia, suprindo a carência atual existente na área, além de criar oportunidades de trabalho em programa de trainee para os melhores alunos. Os cursos, que começam no primeiro trimestre de 2022, serão gratuitos e online, com conteúdo idealizado pelos especialistas da b8one e professores com experiência nacional e internacional. Mais informações e inscrições: (www.b8one.academy).

H – Cidadania Europeia

A Cidadania4u, especializada em reconhecimento de cidadania italiana e portuguesa, registrou no 3º trimestre um aumento de mais de 450% na procura por reconhecimento da cidadania europeia em comparação ao mesmo período de 2020. Em comparação com o 2º trimestre, os números dobraram, saltando de 7.821 para 15.207 interessadas. A comparação é ainda mais surpreendente quando se analisa os números de 2019, ano pré-pandemia: a procura era de menos de 2 mil pessoas. Estima-se que o Brasil tenha 30 milhões de descendentes de italianos e, uma vez que o governo italiano não impõe limite de gerações, a cidadania italiana é uma das nacionalidades que são mais requisitadas por brasileiros. Saiba mais em: (www.cidadania4u.com.br).

I – Classe C da Mercedes

A Rodobens, que possui um amplo portfólio de serviços financeiros suportados por uma plataforma sinérgica de rede de concessionárias próprias de automóveis e veículos comerciais, iniciou a pré-venda da nova geração do maior sucesso de vendas da Mercedes-Benz no País: o Novo Classe C. O modelo chegará ao Brasil no final de janeiro, em duas versões: o C 200 AMG Line, com valores a partir de R$ 349.900,00, e o C 300 AMG Line, a partir de R$ 399.900,00. Essa nova geração combina o design exterior agressivo com o interior altamente tecnológico, com listas completas de equipamentos para ambas as versões. Mais alto, mais largo, com maior distância entre os eixos, mais espaço interno e porta-malas com mais capacidade que seu antecessor, o novo modelo promete redefinir os conceitos e criar tendências em seu segmento. Mais informações: (https://novos.ofertasrodobens.com.br/mercedes).

J – Mulher na Tecnologia

A Kenzie Academy, escola de programação com metodologia do Vale do Silício, e a startup Dupla, HR Tech especializada no recrutamento e seleção de mulheres para TI, uniram forças para capacitar e encaminhar mulheres para vagas na área de tecnologia com o curso gratuito de programação “Elas Codam”. A iniciativa oferece acesso à plataforma de ensino da Kenzie, com 30 horas de conteúdo, 10 horas de aulas ao vivo e suporte em tempo real. Depois da certificação, a Dupla ajudará na busca por oportunidades no mercado de trabalho. O curso será realizado entre os dias 10 e 13 de janeiro, ao vivo no canal do YouTube da Kenzie. As inscrições estão abertas até 10 de janeiro para todas as pessoas que se identificam com o gênero feminino e podem ser feitas através do link (https://swiy.io/PRDuplaKenzie).

K – Drones para Delivery

Na última quarta-feira (15), entre 11h e 17h, o iFood iniciou a sua primeira rota experimental de entregas por drone no Brasil. A operação contou com entregas intermunicipais com voos entre Aracaju e Barra dos Coqueiros. A empresa recebeu autorização da Anac para o uso da rota, ainda em formato experimental. O drone percorreu uma distância de 2,8 km saindo de um shopping em Aracaju e atravessando o rio Sergipe. A entrega chegava até um ponto de retirada, chamado de “droneport”, onde estava um entregador para retirar o pedido e levar ao cliente. Essa é a segunda etapa do projeto para o uso de drones para delivery no país pela empresa. Os primeiros testes foram realizados em Campinas, em 2020, mas apenas com entregas pontuais (breaking the box).