Negócios em Pauta 18/02/2020

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

A – Futuro mais Verde

Hoje (18), o Museu do Amanhã (RJ) se transforma e recebe iluminação especial que o deixará totalmente verde. A ação é uma mensagem da marca Heineken®, que promete revelar neste dia um toque especial que se une aos ingredientes da cerveja premium. As pessoas que circularem pelo entorno do Museu vão descobrir, em primeira mão, essa novidade que fará parte do processo de produção e envase da cerveja no Brasil. Criada em 1873, por Gerard Adriann Heineken, atualmente está presente em 192 países e esse movimento também faz parte do compromisso Global da marca com a inovação e o sabor de qualidade.

B – IPVA mais Barato

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ficará mais barato em São Paulo em 2021. A tabela de valores venais registra queda nominal de 6,77%, em média, nos preços de venda praticados no varejo, segundo levantamento feito pela Fipe. A tabela foi publicada pela Secretaria da Fazenda ontem (17), numa edição suplementar do DOE. A pesquisa, baseada nos valores de mercado de setembro de 2020, comparada ao mesmo período de 2019, identificou maior queda de preços de venda para automóveis, que apresentam recuo de 7,43%. Os proprietários de veículos movidos à gasolina e os bicombustíveis recolherão 4% sobre o valor venal. A frota total no Estado é de 26 milhões de veículos. Desses, 17,8 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA e 7,6 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação.

C – Responsabilidade Social

Manter o compromisso com a sustentabilidade em todas as suas esferas: social, econômica e ambiental. Dentro desse escopo, a Katayama Alimentos adere a uma campanha de marketing relacionada à causa, direcionada ao Hospital do GRAACC. O Projeto “Doar Faz Bem” consiste na doação de parte da renda obtida com a venda de uma das linhas de ovos da indústria avícola. Outra ação será a entrega semanal de ovos para pacientes da instituição que estão hospedados na Casa de Apoio. Para a campanha, a empresa desenvolveu a Linha do Bem, que comercializará ovos brancos em bandejas com 20 unidades, nas principais redes de varejo, como mercados, atacarejos e segmento de hortifrúti. Todos os ovos dessa linha terão na casca a frase impressa “Doar faz bem”.

D – Impostos e Digitalização

Dados divulgados pelo Confaz apontam que o número de contribuintes ativos de ICMS no Brasil chegou à marca acumulada de 60 milhões. Entre os contribuintes líderes no ranking de arrecadações estão as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte optantes do Simples Nacional, que representam 36% dos cadastros ativos, seguidas dos Produtores Rurais, que respondem por 26% do número total. Segundo balanço do IBPT, para se manterem em conformidade com o Fisco, em média, a estimativa de normas que cada empresa deve seguir é de 4.377, ou 49.150 artigos, 114.520 parágrafos, 366.170 incisos e 48.167 alíneas. Balanço divulgado pela Sovos revela que a digitalização de tributos é capaz de gerar uma economia de até 5% na carga de impostos e de compliance das empresas, hoje em torno de 34% no Brasil. Saiba mais em: (https://sovos.com.br).

E – Programa Corporativo

A Danone, que tem em seu portfólio marcas como Milnutri, Fortifit, Activia, Actimel, Danoninho e Bonafont anunciou que irá reverter a quantia que seria inicialmente destinada às confraternizações de fim de ano para a ONG Gerando Falcões – uma plataforma de desenvolvimento social que atua em rede para acelerar o poder de impacto de li´deres de periferias que possuem um sonho comum: colocar a desigualdade social das favelas no museu. O dinheiro, que seria para a produção da festa de confraternização de fim ano da Danone, terá um destino diferente esse ano. A ONG investirá no seu programa de qualificação profissional de jovens das favelas e periferias e no Bazar-escola. Objetiva iniciar uma parceria com potencial de expansão para outros programas corporativos da empresa, além de gerar orgulho dos danoners (como são chamados os funcionários da Danone).

F – Retirada Expressa

Neste final de ano, a C&A Brasil promove a campanha “C&A de última hora: compre com calma, retire com pressa”, na qual clientes que deixaram para comprar seus presentes de última hora poderão realizar suas compras pelo WhatsApp e recebê-las no mesmo dia, escolhendo a forma de retirada entre Clique & Retire Drive-Thru, Clique & Retire e Entrega Expressa através do serviço de motoboy. Um time de associados C&A estará focado em oferecer um atendimento personalizado para ajudar na compra desse presente de última hora. A ação funciona a partir da próxima segunda-feira (21) e termina na véspera do Natal, oferecendo diversas opções de presentes e ofertas imperdíveis em seu e-commerce. A cliente vai ter a oportunidade de sair da C&A com o produto 100% pronto para presentear – com a opção de adicionar uma caixa de presente às suas compras (www.cea.com.br).

G – Intenção de Compra

Pesquisa realizada pela American Express, em 2019, informou que 60% dos consumidores no mundo relatam já terem tido a intenção de comprar, mas desistiram devido a um mau atendimento e 74% afirmam estarem dispostos a gastar mais com a empresa, desde que ofereçam um excelente atendimento. Esses dados reforçam ainda mais as mudanças que estão acontecendo, na qual a era do consumidor 4.0 exige uma conexão muito maior com seus clientes, flexibilização, contato por meio de formas digitais e muito mais. E foi assim que há cinco anos surgiu a Huggy, plataforma especializada em atendimento digital, que oferece um serviço omnichannel, que integra diversos canais de comunicação, melhorando a experiência de compra ou contratação. Saib a mais em: (https://www.huggy.app/)

H – Vagas para TI

A Datainfo está com mais de 100 vagas disponíveis para profissionais de Tecnologia da Informação (TI). Incluem diferentes perfis como analistas de sistemas, desenvolvedores, arquitetos e engenheiros de software em níveis júnior, pleno e sênior. Desenvolvedores com conhecimento de linguagens Java, PHP ou Python são os mais requisitados, mas os perfis de contratação exigidos pela empresa são abrangentes, e qualquer profissional graduado e com conhecimento técnico dentro da área de TI pode participar da seleção. 20% das vagas são para trabalho em home office. Já as presenciais são para profissionais que residam ou desejam residir em Brasília, Recife, Santa Catarina, Mato Grosso e Curitiba. Enviar email para ([email protected]). Mais detalhes: (www.datainfo.inf.br).

I – Cobertores de Uniformes

Ao passar por uma rodovia, você já reparou que só é possível identificar os funcionários por causa do uniforme? E já se perguntou qual a quantidade de uniformes usados por ano e o destino final deles? Justamente para garantir um descarte nobre a essas peças que a concessionárias SPMAR, responsável pelos trechos Sul e Leste do Rodoanel Mario Covas, firmou uma parceria com a empresa Retalhar e passou a transformar os uniformes usados em cobertores. Iniciado em 2019, esse projeto já reciclou mais de 1,529 toneladas de uniformes usados pela concessionária que viraram 700 cobertores e foram repassados para as organizações sociais nas cidades do entorno da rodovia – Arujá, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Itaquaquecetuba, Mauá, Poá, Ribeirão Pires, São Paulo, Santos André, São Bernardo do Campo e Suzano. Saiba mais em: (www.spmar.com.br).

J – Distribuição das Vacinas

Lançada em junho de 2020, a Shield Company é uma health tech que dispõe da plataforma Shield 360 Vision, que conecta laboratórios, operadores logísticos, centros de pesquisa e pacientes. Oferece soluções para o monitoramento em tempo real no armazenamento e transporte de medicamentos e vacinas com Data Loggers de última geração. O monitoramento viabiliza intervenções em caso de: excursão de temperatura, variação de umidade, abertura da embalagem ou danos físicos em decorrência de choques, cruciais para que a qualidade do produto não seja comprometida. A companhia dispõe também de uma família de freezers que podem chegar a -80ºC, além da Shield Box, uma embalagem termolábil de alta performance reutilizável que preserva a temperatura da medicação ou vacina por até 200 horas e não gera resíduo na natureza. Saiba mais: (http://shieldcompany.com.br/).

K – Vendas de Livros

O 12º Painel do Varejo de Livros no Brasil, realizado pela Nielsen Book, registrou a venda de 4,11 milhões de livros, com faturamento de R$154,67 milhões, entre os dias 2 e 29 de novembro. Em percentuais, isso representa um crescimento de 20,5% em volume e de 20,8% em valor, quando comparado com mesmo período em 2019. O resultado contribuiu para a recuperação do desempenho no acumulado do ano. Nos 11 meses de 2020, foram comercializados 36,93 milhões de livros, praticamente o mesmo número de 2019. Já em valores, o setor movimentou R$1,54 bilhões contra R$1,56 bilhões em 2019, oscilação negativa de 1,14%. Para o presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Marcos da Veiga Pereira, os números confirmam uma tendência mundial de crescimento da leitura. Saiba mais em: (www.snel.org.br).