
A – Queijos artesanais paulistas dão novo impulso ao turismo gastronômico
No Dia Mundial do Queijo, comemorado na segunda-feira (20), a Secretaria de Turismo (Setur-SP) celebra a ascensão de um produto que se tornou destaque nas experiências gastronômicas dos turistas que visitam os destinos paulistas. Com grande variedade de sabores, aromas e texturas, os queijos caíram no gosto daqueles que tem na culinária regional uma importante motivação de viagem. O apelo é tão grande que, assim como as vinícolas e os cafezais, há dezenas de propriedades no interior de São Paulo que oferecem ao visitante a oportunidade de conhecer todo o processo de produção do queijo, da ordenha do leite às caves de maturação, incluindo piqueniques, cafés coloniais e almoços harmonizados com queijos especiais e sabores típicos do interior. Saiba mais: (www.turismo.sp.gov.br/guia-do-queijo).
B – Concurso dos Correios
Os candidatos inscritos para o cargo de Agente de Correios – Carteiro (nível médio) já podem consultar o resultado preliminar das provas objetivas do concurso público dos Correios. Ao todo, eles concorrem a 3.099 vagas. Os dados estão disponíveis no site (https://ibfc.selecao.net.br/index/1/). Para acessar as informações, o candidato precisa se autenticar, procedimento realizado apenas no ambiente da organizadora do certame.
C – Cancelamentos de Voos
O volume de passageiros afetados por cancelamento de voos no Brasil mais que triplicou em dois anos, segundo levantamento da AirHelp, empresa de tecnologia de viagens que auxilia passageiros em interrupções de voos. Em números absolutos, 1,3 milhão de passageiros foram afetados por cancelamentos em 2022 ante 4,3 milhões em 2024, representando alta de 231%. Em 2023, 3,1 milhões foram afetados, alta de 39%. Em 2023, 3,1 milhões foram afetados, alta de 39%.
D – Franquia nos Shoppings
O setor de franquias no Brasil mantém um ritmo acelerado de crescimento e já consolidou sua força no mercado de shoppings. De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), 27% das operações em shoppings brasileiros são compostas por franquias, o que comprova que os malls são um ambiente propício para novos negócios, principalmente, por oferecer estrutura, segurança e alto fluxo de consumidores — fatores essenciais para o sucesso das operações.
E – Redes Sociais
Fernanda Torres, ao Globo de Ouro com o filme “Ainda Estou Aqui”, foi o assunto nas redes sociais que reagiram sobre o acontecimento. É o que revela o levantamento da consultoria de dados e insights da Timelens. De acordo com a empresa, os assuntos mais comentados foram “Orgulho Nacional” (26%); “Marco Histórico” (25%), “Ditadura Militar” (23%) e “Clima de Copa do Mundo” (12%). A estatueta se tornou trend topic nas redes sociais, e as buscas pelo nome da atriz neste mês, em relação aos últimos 20 anos no Google, foram 30% maiores.
F – Exportações para os EUA
As exportações do Brasil para os Estados Unidos atingiram US$ 40,3 bilhões em 2024, um recorde histórico, segundo o Monitor do Comércio Brasil-EUA, publicação trimestral da Amcham Brasil. O volume exportado também alcançou níveis inéditos, com 40,7 milhões de toneladas, representando um aumento de 9,9% sobre 2023. Enquanto as vendas globais do Brasil caíram 0,8%, as exportações para os EUA cresceram 9,2%, superando parceiros importantes como UE (+4,2%), China (-9,5%) e Mercosul (-14,1%).
G – Patrocínio Esportivo
A Shopee, marketplace que conecta vendedores e consumidores, anuncia patrocínio ao Clube de Regatas do Flamengo para a temporada de 2025. O acordo prevê a inserção da marca Shopee na manga da camisa dos times de futebol masculino e feminino, além dos shorts do time de basquete masculino. O novo modelo será apresentado neste domingo (19), em partida da pré-temporada do time de futebol masculino, em Orlando, EUA. Além dos produtos, estão previstas promoções ao longo do ano, incluindo descontos e cupons exclusivos, conteúdos nas redes sociais com os jogadores, entre outras ações.
H – Acima da Média
A Mitsubishi Motors terminou 2024 com um considerável crescimento em vendas. A marca, que comercializa a linha de picapes Triton e os SUVs Pajero Sport e Eclipse Cross, registrou no ano um aumento de 19% em emplacamentos no mercado brasileiro em relação a 2023. No total foram 22.225 unidades da marca emplacadas durante o ano frente 18.735 emplacamentos em 2023. Tais números fizeram a empresa obter um crescimento acima da média do mercado nacional de veículos, que registrou aumento de 14,1% em 2024 frente ao ano anterior, com 2,6 milhões de veículos emplacados.
I – Blindados mais Procurados
Pela primeira vez, a Webmotors, portal de negócios e soluções para o segmento, apresenta o ranking dos carros blindados mais procurados pelos usuários da plataforma de todo o Brasil de novembro de 2022 a novembro de 2024. O Toyota Corolla ocupa a liderança entre os veículos da categoria mais pesquisados no período. Na sequência, aparecem Volkswagen Jetta (2°), BMW 320i (3°), Volkswagen Passat (4°) e Porsche Cayenne (5°), de acordo com o levantamento inédito realizado pelo Webmotors Autoinsights.
J – Voa Brasil
O Ministério de Portos e Aeroportos alerta a população sobre a circulação de sites maliciosos e perfis falsos nas redes sociais que utilizam o nome do ‘Programa Voa Brasil’ para capturar dados pessoais. O link apresentado por esses sites é falso e induz o usuário a fornecer CPF e senha do Gov.br, além de solicitar ações que não são exigidas para quem quer participar do programa, como cobrança de taxa de adesão e cadastro. O único link oficial para acesso a passagens aéreas com valores de até R$ 200 por trecho é: (gov.br/voabrasil).
K – Fonte Solar
A energia solar somou, em 2024, mais de R$ 54,9 bilhões em novos investimentos, somando as grandes usinas e os sistemas de geração própria em telhados, fachadas e pequenos terrenos. Um crescimento de 30% em relação a 2023. Os dados divulgados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. Em potência instalada, a fonte solar adicionou na matriz elétrica brasileira 14,3 gigawatts (GW). No acumulado, o Brasil possui 52,2 GW de potência operacional o que representa 21,3% da potência instalada na matriz elétrica nacional.