Negócios em Pauta 16/02/2023

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Regulamentação do mercado de carbono estará em debate

Segundo o estudo “Oportunidades para o Brasil em Créditos de Carbono”, da ICC Brasil (Câmara de Comércio Internacional) em parceria com a WayCarbon, o Brasil tem potencial de suprir, já na próxima década, até 48,7% da demanda global do mercado voluntário e até 28% da demanda global do mercado regulado no âmbito da ONU. O andamento do mercado regulado de carbono no Brasil, seus impactos nas atividades econômicas, no desenvolvimento social e na proteção ambiental e, especialmente, seus efeitos no agronegócio brasileiro serão tema do primeiro painel do primeiro painel do 3º Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio (CBDA), Mercado de Carbono – Regulamentação Setorial. Com a presença de especialistas em direito, econômica agro e sustentabilidade, o painel trará avaliação da atual conjuntura desse mercado, além de discutir caminhos para a regulamentação e discorrer sobre o potencial brasileiro para ser um dos líderes globais em descarbonização (https://congressodireitoagro.com.br/).

B – Rede de lanchonetes temática investe R$1,8 mi em nova unidade

A Mundo Animal é uma rede de lanchonetes que oferece uma experiência lúdica ao unir decoração, sonoplastia e cardápio acessível inspirados na selva. Já são 66 unidades espalhadas em diversos estados e capitais do país, incluindo São Paulo, onde a marca tem crescido rapidamente. Inclusive, no próximo dia 16, a capital paulista ganha mais uma unidade. Localizada no Ipiranga, essa é a 6ª loja da região.

C – Inovação Têxtil

Engana-se quem pensa que não é possível inovar na indústria têxtil. Referência na confecção de uniformes corporativos alinhados com o branding da empresa, a Cia Mandarine está surpreendendo o mercado ao desenvolver uniformes com tecidos retardante a chamas em peças confortáveis para aumentar a segurança dos profissionais da área gastronômica. Já existe no mercado a proposta de uniformes contrafogo, mas a Cia Mandarine desenvolveu uma técnica que une segurança, conforto e design.

D – Turismo de Itaipu terá atrações especiais e horário estendido para o carnaval

O Complexo Turístico Itaipu (CTI) preparou uma operação especial para o carnaval em Foz do Iguaçu (PR). O turista que passar pelas atrações da usina entre os dias 18 e 21 de fevereiro será recebido por uma banda tocando músicas carnavalescas e poderá fazer vídeos animados em uma plataforma 360º. O equipamento foi estrategicamente instalado para registrar as lembranças do visitante no Mirante do Vertedouro, que seguirá aberto durante todo o feriado. Os vídeos não terão custo e serão enviados diretamente ao smartphone da pessoa. Os ingresso podem ser adquiridos diretamente pelo site do Turismo Itaipu (https://ingressos.turismoitaipu.com.br/) ou nos guichês no local.

E – Agência especializada em telecom tem crescimento de 300%

A agência de marketing Delipe tem como objetivo os investimentos em tecnologia, equipes e inteligência artificial. No ano de 2022, a Delipe obteve um crescimento de 300%, além de mais de 500 mil leads gerados para telecom. A Delipe também lançou ex-jogadores de futebol no mercado telecom, que estimulou ainda mais o setor. A agência promoveu um evento que reuniu mais de 120 provedores, que trouxe ainda mais proximidade entre os clientes.

F – Assistente virtual e diploma digital pelo WhatsApp

Desde o início de setembro último, o atendimento via assistente virtual Thessie, no WhatsApp, da faculdade UniFatecie passou a oferecer novos serviços aos 70 mil alunos da instituição. As principais funcionalidades oferecidas são: diploma digital, declaração de matrícula digital, boletins e notas, 2ª via de boleto, tutoria e maior segurança e privacidade dos dados (https://unifatecie.edu.br/).

G – Empresa dobra equipe e projeta crescimento de 40%

O mercado de tecnologia é um dos mais versáteis e com potencial de evolução. Muito do que consumimos hoje (e já nos acostumamos a utilizar), como smartphones, por exemplo, não era uma realidade há 15 anos e, nos próximos 15, as constantes inovações podem até torná-los “ultrapassados”. Por isso, saber se adaptar às mudanças e entender as tendências do mercado se tornaram práticas essenciais para o crescimento de uma empresa. É o caso da RD3 Digital, pioneira no Brasil em Realidade Aumentada (RA), que projeta aumento de 40% nas receitas em 2023, se comparado ao ano passado.

H – Jornada de transformação digital

A Capgemini Brasil trabalhou com a Drogaria Araujo, a maior rede de farmácias do estado de Minas Gerais, para tornar a organização mais ágil e eficiente. A plataforma digital, suportada pelas soluções SAP S/4HANA, é um componente chave da jornada de transformação digital da drogaria. O projeto auxiliou a Drogaria Araujo a impulsionar a inovação dentro da organização, melhorar a experiência do cliente, otimizar a cadeia de suprimentos e criar novas oportunidades de receita com redução de custos. Além de implementar as soluções SAP S/4HANA, a Capgemini também foi responsável por fornecer uma abordagem mais colaborativa para a rede de parceiros, além de melhorar a eficiência por compartilhar melhores práticas ao longo do ciclo de vida do projeto (https://www.capgemini.com/br-pt/).

I – Débitos de veículos é serviço mais acessado no Poupatempo em janeiro

O Poupatempo registrou 9,7 milhões de atendimentos em janeiro. Desse total, 8,2 milhões (85%) foram realizados pelos canais eletrônicos, enquanto que os postos físicos registraram 1,4 milhão (15%) de serviços presenciais. A pesquisa de débitos e restrições de veículos foi o serviço mais procurado nos canais digitais do Poupatempo, com 1.765.800 acessos – o equivalente a 21,5% do total dos atendimentos eletrônicos do programa. Em segundo lugar está o licenciamento digital (CRLV), com 1.748.300 solicitações (21,2%) e, em terceiro, a pesquisa de pontuação, com 1.235.525 consultas – aproximadamente 15% do total (www.poupatempo.sp.gov.br).

J – Facilitar a vida de micro e pequenos empreendedores

O SumUp Bank, conta digital da SumUp, foi criado para reunir uma ampla seleção de funcionalidades e ser a base do ecossistema de soluções da fintech. Para facilitar e agilizar os processos dos microempreendedores, a abertura da conta digital da fintech acontece instantaneamente em 90% dos casos. Sem nenhuma taxa de abertura ou manutenção, o SumUp Bank permite que esses empreendedores façam transferências, paguem contas e até recarreguem o celular. O SumUp Bank também oferece um cartão pré-pago livre de taxas, que pode ser usado em lojas físicas e online e acumula pontos pelo Surpreenda, o programa de benefícios da Mastercard (https://www.lojasumup.com.br/).

K – Liga Nacional de Futsal anuncia parceria com Win the Game e EY

A Liga Nacional de Futsal (LNF), junto com a Win the Game, banker do setor de esporte e entretenimento, e a EY, uma das maiores empresas de consultoria e auditoria do mundo, anunciam parceria com objetivo de fortalecer o campeonato nacional da modalidade. A partir de governança e planejamento estratégico, o foco é atrair mais investimentos à Liga, além de aproximar a LNF da torcida e atrair as novas gerações ao esporte. “A parceria da LNF com EY e WTG trará inúmeros benefícios, como a combinação de recursos e expertise, a ampliação do alcance de mercado e a criação de novas oportunidades de negócios”, diz Norberto Mello, diretor executivo da LNF (https://ey.com).