Negócios em Pauta 14/06/2024

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 13 de junho de 2024

A – Tradição e confiabilidade marcam os 75 anos da DPaschoal

A DPaschoal comemora, neste mês de junho, 75 anos de uma trajetória marcada por tradição e confiabilidade. Desde sua fundação, em 1949, a empresa construiu uma história de destaque na prestação de serviços automotivos especializados, além da revenda e distribuição de pneus e peças multimarcas, consolidando-se como uma referência no mercado brasileiro. Recentemente adquirida pela Stellantis, as empresas passaram a ser, juntas, o maior distribuidor de peças automotivas do Brasil e da América do Sul. E não para por aí: a nova fase traz o objetivo de transformar a DPaschoal na líder do mercado. Hoje, a empresa tem mais de seis milhões de clientes em sua base cadastral e um índice de satisfação de clientes de 88%. A empresa opera mais de 125 lojas próprias espalhadas por oito estados brasileiros, oferecendo uma gama ampla e variada de produtos e serviços para veículos leves, pesados e agrícolas. Além disso, conta com 28 centros de distribuição de peças e pneus, o que garante sua presença em todo o território nacional.

B – Varejo Paulista

O faturamento do varejo no Estado de São Paulo registrou alta de 7,7% no primeiro trimestre, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em números absolutos, esse crescimento representou uma receita de R$ 22,4 bilhões a mais do que a obtida entre janeiro e março de 2023, melhor desempenho desde o início da série histórica, em 2008. Os dados são da pesquisa realizada pela FecomercioSP. O setor também apontou performance semelhante em março, quando as vendas registraram crescimento de 5,7% em comparação ao mesmo período do ano passado. O faturamento real atingiu R$ 111,2 bilhões no mês, R$ 6 bilhões acima do valor apurado em março de 2023. Esse foi o maior resultado do varejo paulista para um mês de março em 16 anos.

C – Música Eletrônica

O Festival LENDAA está de volta para sua terceira edição. Combinando música eletrônica e experiências holísticas em conexão direta com a natureza, o evento acontece entre os dias 21 e 23 de junho, na paradisíaca cidade de Morretes, no litoral do Paraná, e promete atrair milhares de turistas. Com a temática “Day Edition”, devendo reunir grandes nomes da música eletrônica nacional e internacional, entre eles Lost Desert, Awen e Antdot. É um dos eventos de música eletrônica mais autênticos do Brasil, promovendo uma celebração única que une música, natureza e conexões holísticas. A cidade litorânea é conhecida por seu ecoturismo e por sua saborosa gastronomia, com destaque para o Barreado, tradicional preparo paranaense. Saiba mais: (https://cheers.com.br/evento/lendaa-day-edition-14752).

D – Jacarepaguá/Viracopos

Os usuários cariocas dos serviços da Azul têm um grande motivo para comemorar. A companhia deu início aos voos entre os aeroportos de Jacarepaguá, localizado na Zona Oeste da cidade, e de Viracopos, em Campinas. Os voos ligando os dois terminais acontecem duas vezes ao dia. A rota é operada pelo Azul Conecta, empresa de aviação regional da Azul, em aviões Cessna Grand Caravan. Para o gerente geral de Planejamento e Estratégia da Azul, Vitor Silva, a rota tem tudo para ser um grande sucesso, pois atende a uma parcela considerável e economicamente relevante de moradores e frequentadores da Zona Oeste, especialmente da Barra da Tijuca, principal polo de negócios e eventos da região.

E – Contratação de Executivos

A maior expectativa de crescimento no número de contratações de executivos para o segundo semestre está no setor de construção e incorporação, segundo a pesquisa Executive Market Outlook, da Evermonte Executive Search. Elaborado a partir de entrevistas com executivos de diversas áreas, o estudo indica aumento de 62,5% no número de contratações do segmento, que lidera a lista dos cinco setores mais aquecidos seguido por serviços financeiros (45%), agronegócio (38,7%), varejo (35%) e serviços (31,58%). Dentre as habilidades mais importantes para as contratações, destacam-se cinco soft skills: orientação a resultados (11,47%), inteligência emocional (11,19%), comunicação e escuta ativa (10,91%), agilidade (10,62%) e resiliência (10,62%).

F – Compra de Automóvel

Sete em cada dez brasileiros pretendem comprar um automóvel nos próximos meses. É o que revela a nova edição da pesquisa Brand Health Tracker (BHT), da OLX, classificado de automóveis do país. Ao comparar com abril de 2023, houve queda de dois pontos percentuais no interesse de aquisição de um modelo. 30% das pessoas que planejavam comprar ou trocar de automóvel nos próximos 12 meses desistiram da aquisição. Dentre esses, a espera por melhores condições de pagamento foi a mais apontada, com 31% das respostas; a percepção de que os preços aumentaram soma 30%; e, logo em seguida, o valor do IPVA, com 29%. Outras opções citadas são o alto valor de entrada para financiamento e o fato de ainda não ter conseguido vender o carro atual, com 20% e 19% dos apontamentos, respectivamente.

G – Cross Industry

As empresas que desejam se manter protagonistas na nova economia estão investindo em inovação cross industry, que consiste na busca por soluções em áreas que não se relacionam diretamente com o segmento original das organizações. E para conectar esses ecossistemas, as plataformas digitais são fundamentais. “Cross Industry – O digital expande e conecta mercados” é o nome da trilha que integrará a programação do Febraban Tech, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro, de 25 a 27 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O tema central do evento neste ano será “A Jornada Responsável na nova Economia de IA”. Saiba mais: (www.febrabantech.com).

H – Mudanças Climáticas

Interessados em aprender mais sobre as causas, efeitos e soluções para as mudanças climáticas podem aproveitar um curso gratuito oferecido pela plataforma de aprendizado online da ONU. O programa, segundo a UN CC:Learn, explica “tudo o que uma pessoa precisa saber” sobre os aspectos básicos da mudança climática, desde a ciência até a governança. É dividido em seis módulos, e oferece aos participantes um certificado de conclusão, fornecido diretamente na plataforma de ensino. Os módulos estão disponíveis para download nos formatos PDF e PowerPoint, permitindo o estudo ou treinamento offline. Inscrição e mais informações: (https://unccelearn.org/course/view.phpid=24&page
=overview&lang=pt
).

I – Oportunidades de Carreira

A Qintess tem 250 vagas abertas no Brasil, na Colômbia e nos EUA. O nível de experiência varia conforme o cargo, de universitários a especialistas de nível sênior, nas áreas de TI, finanças e administração. Dentre as vagas, há para scrum masters, arquitetos de software, coordenadores e gerentes de projetos, administradores e engenheiros de dados, analistas fiscais, financeiros, de negócios, de testes e de produção; e desenvolvedores em nuvem, Java e Cobol. São para São Paulo, Rio, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre e Florianópolis. Já na Filadélfia, a empresa procura por um customer sucess manager e, em Bogotá, por business intelligence. Mais informações: (https://jobs.quickin.io/qintess/pages/carreiras).

J – Marca de US$ 1 Trilhão

A Apple acaba de ser tornar a primeira marca de US$ 1 trilhão do mundo, de acordo com o recém-lançado relatório Kantar BrandZ Most Valuable Global Brands 2024 (Kantar BrandZ das Marcas Globais Mais Valiosas). Mantendo sua posição no primeiro lugar pelo terceiro consecutivo ano, a Apple é acompanhada no topo do ranking por Google, Microsoft e Amazon, refletindo o lugar duradouro da tecnologia na vida cotidiana. “A Apple provou ser resiliente diante das condições desafiadoras de mercado, justificando preços premium e provando que marcas significativas, diferentes e salientes estão em melhor posição para enfrentar a perturbação econômica global”, afirma Martin Guerrieria, diretor da Kantar BrandZ. Saiba mais: (https://www.kantar.com/campaigns/brandz/global).

K – Iniciação Científica

Reunir os melhores estudantes de iniciação científica em matemática do Brasil, proporcionando acesso a um ambiente de pesquisa de excelência para incentivar o prosseguimento dos estudos na pós-graduação. Esse é o principal objetivo da primeira Semana Nacional de Iniciação Científica da Sociedade Brasileira de Matemática, que ocorrerá de 5 a 9 de agosto no ICMC da USP, em São Carlos. Para participar, basta se inscrever gratuitamente pelo site (https://senicsbm.icmc.usp.br) até o próximo dia 23. O estudante deverá informar seus dados pessoais, anexar o histórico escolar atualizado e também uma monografia sobre seu projeto de iniciação científica. Cada projeto será avaliado pelo comitê científico do evento, podendo ou não ser selecionado para ser mostrado durante a Semana.