A – Primeiro voo do A380 movido a combustível sustentável
A Airbus realizou o primeiro voo do A380 movido a combustível de aviação 100% sustentável. A aeronave de teste A380 da Airbus MSN 1 decolou do aeroporto de Blagnac, em Toulouse, na França, às 8h43 da sexta-feira, 25 de março. O voo durou cerca de três horas, operando um motor Rolls-Royce Trent 900 em 100% SAF. Vinte e sete toneladas de SAF não misturados foram fornecidas pela Total Energies para este voo. Produzido na Normandia, é feito a partir de Ésteres e Ácidos Graxos Hidroprocessados, livres de aromáticos e enxofre, e constituído principalmente de óleo de cozinha usado, além de outras gorduras residuais. A aeronave A380 é a mesma revelada como Demonstrador ZEROe da Airbus – um teste voador para tecnologias futuras que serão fundamentais para trazer o primeiro avião de emissão zero do mundo ao mercado até 2035.
B – Jogada Olímpica
O Banco do Brasil acaba de fechar patrocínio ao canoísta Isaquias Queiroz, com contrato de exclusividade até 2025. Agora, o BB terá sua marca estampada nos uniformes, barco e remos do atleta, em treinos e campeonatos, com foco nos jogos olímpicos de 2024, cujas classificatórias já começam agora. A parceria objetiva fomentar a modalidade, em busca de resultados nas competições, e agregar valor e visibilidade à marca BB, além de fortalecer a comunicação nas redes sociais, onde o atleta mantém forte presença. Para Isaquias, que hoje quer “incentivar a garotada”, o patrocínio vem como um grande apoio para inspirar os jovens a praticar esportes e, quem sabe um dia, terem a chance de representar o país mundo afora. “Em 2024, quero realizar o sonho de me tornar o maior medalhista do Brasil”.
C – Estágio na Caixa
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de estágio da Caixa Econômica Federal. As oportunidades, localizadas em todo país, são direcionadas para os cursos de Direito, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Elétrica, Agrícola/Agronomia, de Telecomunicações, Mecânica, Ambiental, Ensino Médio, Técnico e EJA. O processo seletivo também conta com vagas para profissionais com deficiência. Os interessados devem ficar atentos às três fases do processo seletivo: inscrição online, prova online – liberada assim que a inscrição for confirmada. Por fim, uma entrevista presencial na unidade determinada pela Caixa. A classificação final será publicada no dia 19/05. Inscrições gratuitas no portal do CIEE (link: https://pp.ciee.org.br/vitrine/4627/detalhe).
D – Startup de Hospedagem
A Casai, startup latino-americana de hospedagem inteligente, acaba de dar início ao Host.ing, um programa de treinamento para jovens estudantes de turismo e hotelaria, com o objetivo de investir na nova geração do setor. Com a iniciativa, a empresa busca preparar profissionais para uma era da hospitalidade baseada em tecnologia e pautada pelos novos hábitos de viagem e lazer que emergiram nos últimos anos. Os estudantes selecionados vão receber um salário compatível com o mercado de trabalho para estagiários e trainees da área, além de um auxílio refeição, vale transporte e seguro de vida. Outras informações: (https://casai.com/pt?currency=BRL).
E – Seguro Garantia
A Susep aprovou a Circular nº 662/2022, que altera dispositivos relacionados ao seguro garantia. A proposta normativa refina as regras e diretrizes do segmento, aumenta a precisão técnica, reforça os mecanismos de transparência, adota redações mais adaptadas à realidade do mercado e reduz significativamente a assimetria de informações entre as partes interessadas no seguro. Em linha com as propostas de alinhamento às melhores práticas internacionais para fomento e desenvolvimento do setor de seguros, a nova norma visa simplificar a regulação, aumentar a liberdade contratual e fomentar novos clausulados. Além disso, ajusta dispositivos para atender melhor a demanda dos clientes e para assegurar e proteger os seus direitos (www.susep.gov.br).
F – Ciclo de Leitura
O Itaú Social está com inscrições abertas para o Edital Ciclo de Leitura, iniciativa com o propósito de contribuir para a qualificação de Organizações da Sociedade Civil, bibliotecas comunitárias e coletivos que desenvolvam ações de leitura com crianças, adolescentes e jovens. Serão selecionadas 30 organizações, que participarão de encontros formativos até o mês de dezembro. As inscrições podem ser realizadas até às 18 horas do próximo dia 29, pelo site (itausocial.org.br/editais). Cada organização também receberá um acervo de livros de acordo com a faixa etária do público atendido. Após a conclusão da formação, serão realizadas ações de monitoramento para avaliação.
G – Festa do Pinhão
No próximo dia 21, a Estância Climática de Cunha, no interior de São Paulo, dará início à tradicional Festa do Pinhão. A 20ª edição da celebração, que reúne atrações musicais e gastronômicas, promete animar a região até 8 de maio. A abertura do evento será realizada com uma exposição especial no Parque Estadual da Serra do Mar. Depois, a cidade receberá um show da dupla Joel e Geovan. A partir daí, a programação da Festa do Pinhão de Cunha ocorrerá sempre de sexta-feira a domingo. Luis Dillah, Ana Paula Moreti, Bruna Volpí e Banda de Pau e Corda são algumas das atrações musicais já confirmadas. O evento também contará com uma praça de alimentação, onde será possível experimentar receitas diferentes preparadas com pinhão. Mais informações: (www.pousadacandeias.com.br).
H – Fotos Hilárias de Pets
A edição 2022 do concurso de fotos de pets Animal Friends Comedy Pet Photo Awards está com inscrições abertas para amantes dos animais de estimação. Para participar basta enviar uma foto ou vídeo divertido do seu ‘melhor amigo’. Haverá um prêmio de £ 1.000 (R$ 6.240,00) para o vídeo do pet mais engraçado. E na categoria júnior, os jovens fotógrafos (menores de 16 anos) não pagam a inscrição. Criado pelos fotógrafos britânicos Paul Joynson-Hicks e Tom Sullan para celebrar o papel positivo que os pets têm na vida das pessoas, o concurso faz doações para entidades que cuidam de animais carentes. Outrras informações e inscrições: (https://www.comedypetphoto.com/).
I – Olimpíada Mirim
Maior olimpíada científica do país, a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) pretende identificar talentos ainda mais jovens na matemática. A organização está lançando a Olimpíada Mirim, primeira competição científica da área voltada para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Escolas públicas municipais, estaduais e federais de todo o Brasil podem se inscrever a partir de 2 de maio. O objetivo é incentivar o ensino da matemática e transformar a relação das crianças com a disciplina nas séries iniciais, introduzindo aspectos criativos e lúdicos no processo de aprendizagem. A competição é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pelo MEC. Inscrições e mais informações: (https://www.obmep.org.br/).
J – Escola de Negócios
A State University of New York anunciou a abertura das inscrições para o processo seletivo de bolsas de estudos. A oportunidade é válida para os cursos presenciais de curta duração, turmas de 2023 ou 2024. Os interessados podem enviar o Application Form até o próximo dia 30. A universidade oferece o benefício de 50% de desconto em cursos das áreas de Estratégia, Finanças, Gestão de Projetos, Marketing e Sustentabilidade, destinados a graduandos e jovens profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos em uma área específica do mundo dos negócios. Os cursos possuem duração de 3 semanas, são realizados nos meses de janeiro ou julho, com aulas são ministradas por um experiente corpo docente, composto por mestres, doutores e especialistas de mercado. Mais informações: (https://suny.ibs-americas.com/pt/state-university-of-new-york).
K – Fazendas Solares
A FazSol Energias Renováveis, joint venture formada pela operação brasileira da multinacional japonesa Shizen Energy e a incorporadora brasileira Espaço Y, fechou um contrato com a Órigo Energia para a construção de 17 fazendas solares em diferentes localidades do Brasil. Juntos, os empreendimentos somam 33,4 MWp de capacidade instalada, com produção de 65 GWh anual, equivalentes à eletricidade utilizada em 130.000 casas durante um mês ou a 50.000 toneladas de carbono que deixarão de ser emitidas na atmosfera nesse período. A previsão é que os projetos sejam concluídos ainda este ano. Os parques solares serão construídos no Distrito Federal (4 locais), Minas Gerais (2 em Vazante) e Ceará (4 em Mombaça, 4 em Independência, e 3 em Pedra Branca), onde estarão localizados os clientes da Órigo Energia e para os quais será fornecida a energia produzida. Saiba mais em: (https://fazsol.com.br/).